sábado, 29 de abril de 2023

24° Dia - Contagem do Omer

"TIFERET SHEBE NETZACH"
Compaixão na Tolerância

Esta sefirat muda nossas reações e nos dá a condição para unidade. 
Muitas vezes somos intransigentes no que achamos correto e defendemos religiosamente os valores. Tiferet, a compaixão divina, harmoniza nosso ímpeto de julgamento e elimina intransigência e intolerância religiosa.
A graça nos torna pacientes e compreensivos com os mais fracos e os mais turrões:
"Aceitem o que é fraco na fé sem discutir assuntos controvertidos. Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou. Quem é você para julgar o servo alheio?" Romanos 14:1‭-‬4a
Essa tolerância, persistência, e até superação devem ser encharcadas de compaixão e equilíbrio como frutos do Espírito (Gálatas 5:23) para suportarmos uns aos outros além do que nossa mente humana permite (Col. 3:13).
O perdão é fundamental, não é um ato isolado, é uma consciência contínua, quase um antídoto que impede que as amarguras se instalem:
"Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete". Mateus 18:21‭-‬22.

Perguntas para meditar:
- Meu "pavio" anda meio curto?
- Minha intransigência tem sido empecilho para estar com meus irmãos?
- Meus olhos têm sido críticos?
- Sou puro em meus relacionamentos? (Tito 1:15).
- Consigo ministrar amor e perdão a quem não suporto? 
- Tenho clara a necessidade de superar as barreiras pela compaixão?

ORAÇÃO
Pai longânimo e compassivo, rendo graças por ser restaurado nesse Omer. Peço perdão por muitas vezes ser intransigente, teimoso e até grosseiro com as pessoas. Preciso da Sua Graça em minha vida para vencer essa arrogância e limitações da minha natureza e abençoar a todos que o Senhor colocar diante de mim. Em Nome de Jesus, amén!