"YESOD SHEBE TIFERET"
"Compromisso na Compaixão"
Essa sefirat é uma verdadeira mão dupla, é o exercício e prática de uma palavra bíblica que não existe no dicionário da língua portuguesa mas existe no grego: metadidomi; inglês: impartation; no espanhol: impartición.
Então, transliteramos para o português como: "impartição"
"Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los" Romanos 1:11.
Nesse versículo há várias traduções da palavra, "compartilhar", "transferir" e até "comunicar", pela complexidade e inexistência do uso na língua portuguesa.
O sentido real é que ação da impartição é uma via de mão dupla e para que seja eficaz é necessário esse Yesod divino, um vínculo, compromisso, interdependência na ação da tiferet humana: a compaixão.
Na prática, isso acontece principalmente quando impomos as mãos para ministrar dons como orar, fortalecer, curar, impartir dons e consequentemente ministérios.
É o compromisso pleno do aperfeiçoamento.
Yesod shebe Tiferet não é somente um ato de compaixão isolado é todo um processo de acompanhamento, desde os primeiros passos:
"Levanta do pó o necessitado e do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentar-se com príncipes e lhes dá lugar de honra" 1 Samuel 2:8.
Um verdadeiro discipulado em que se ganha, consolida, treina e envia em um relacionamento de compaixão e interdependência, cada um fazendo a sua parte para o estabelecimento do Reino em plenitude.
"Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas" 1 Pedro 4:10.
Perguntas para meditar.
-Tenho sido responsável por quem começo a ajudar?
- Sinto o fluir da compaixão?
- Crio vínculo (não laços) com quem imponho as mãos?
- Tenho percepção de que estou sendo recebido?
- Quem eu Abençoo tem progredido e dado frutos?
- Estou criando dependentes crônicos ou filhos maduros?
- Meus atos de compaixão tem formado pessoas melhores que eu?
ORAÇÃO
Pai fiel e infalível, rendo graças pela vida em abundância. Perdoe-me por muitas vezes parar no meio de uma jornada, pelos trabalhos inacabados, pelas obras não terminadas e vidas não aperfeiçoadas, por não conseguir levar todos os teus filhos que me foram confiados à Sua presença.
Que O Santo Espírito me ensine a impartir os dons com retidão e zelo. Revigore minhas forças espirituais, emocionais, mentais e físicas, em Nome de Jesus, amén!