quinta-feira, 20 de abril de 2023

15° Dia - Contagem do Omer

CHESED SHEBE TIFERET

"Bondade na Compaixão"

Começamos hoje a terceira semana da Contagem do Omer e como todas as ações e obras para O Reino, tudo começa com amor e bondade que induzem e potencializam a compaixão, isso harmoniza e torna o que fazemos um transbordo de beleza.

Estamos vivendo dias de tantas injustiças que a vida está banalizada e uma característica é a insensibilidade às necessidades e à dor das pessoas. Precisamos aprender ou reaprender com O Senhor.

"Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor." Mateus 9:36

Há uma necessidade urgente nesse dia da Contagem do Omer em resgatar a Bondade e a beleza da Compaixão

"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo." Efésios 4:32

Essa é uma característica do povo de Deus

"Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência." Colossenses 3:12

A mecânica da religiosidade impede a compaixão - tiferet.

A passagem do bom Samaritano (Lucas 10:25-37) é um exemplo claro do nosso relacionamento com o próximo, o legalismo da religião é usado como muletas de desculpas e argumentos para não manifestar a bondade da compaixão. Nosso próximo, como a definição da palavra diz, são os que estão perto, independente de raça, cor, sexo, credo dinheiro, etc.

Há muita beleza na bondade, a raiz das duas palavras é a mesma. Bondade vem do latim "bonus" - "bonītas", também no grego tem esse sentido. 

Precisamos dessa beleza interior para atos de compaixão sem obrigação.

A unidade é fortalecida porque: 

"Alegremos com os que se alegram; choramos com os que choram." Romanos 12:15.

Perguntas para meditar:

- Quando vejo a necessidade de alguém eu ajudo por obrigação?

- Quando alguém pede ajuda eu busco dar desculpas para não ajudar?

- Tenho sido indiferente ao sofrimento das pessoas?

- Tenho e sinto amor e bondade nos atos de compaixão?

- Já venci o comodismo para socorrer os necessitados?

- Sou como um pastor que ama as ovelhas do Senhor ou só me alimento delas?


ORAÇÃO

Pai bondoso e compassivo, eu dou graças por poder pedir perdão pelo meu comodismo e covardia quando fujo da obra da caridade, pela indiferença do meu coração cauterizado pelo excesso de tragédias do mundo. Peço ao Seu Santo Espírito que me ajude a desenterrar os talentos e a bondade que escondi por falta de uso e restaure meu amor e compaixão nesse dia. Em Nome de Jesus, Amén!