"HOD SHEBE TIFETET"
Humildade na Compaixão
A sefirat (contagem) do Omer de hoje é a que mais expõe o pequeno fariseu que habita no coração dos religiosos.
Parece que há uma necessidade de divulgar o dom e se autopromover: mostra compaixão mas com um espírito totalmente errado, como se um ato de amor ou milagre fosse um produto de mercado, haja vista o insistente apelo para que testemunhem quem foi que orou pelo milagre ou cura. Jesus ao contrário até disse ao leproso: "Vá e não conte a ninguém" (Marcos 1:44).
Hod (humildade) divino aperfeiçoa nossa tiferet (compaixão) humana e nos prepara para O Espírito da Palavra:
"Tenham o cuidado de não praticar *suas obras de justiça* diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial." Mateus 6:1
Toda obra de compaixão com orgulho não tem efeito algum. Mas quando fizer alguma coisa para abençoar um necessitado, não fale para ninguém, "preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará". Mateus 6:4.
É muito fácil identificar um falso humilde (ou orgulhoso): basta elogiar o quanto é humilde e veja a reação. É uma contradição, mas muitos ainda tem orgulho de serem humildes.
Vale lembrar que "Deus resiste (gr. Antitasso = declara guerra) ao orgulhoso, mas dá graça ao humilde" Tiago 4:6.
Perguntas para meditar:
- Qual minha real intenção quando ajudo alguém?
- Tenho algum interesse pessoal nos meus sentimentos de compaixão?
- Quando sirvo ao Reino com dons eu entrego toda glória ao Senhor?
- Sinto necessidade de falar para as pessoas quando ajudo alguém, seja materialmente ou espiritualmente?
- Tenho sentimento de satisfação e até soberba quando sou elogiado pelo que fiz de bom?
- Tenho consciência de que muitas coisas que faço de bom para as pessoas não passa de um dever?
ORAÇÃO
Pai de amor e compaixão, rendo graças ao Senhor pela vida. Perdão por todas as vezes que me enalteci sem mérito algum, por ainda ter no coração o orgulho na Compaixão. Peço que Seu Espírito Santo traga incômodo todas as vezes que me sentir maior que o necessitado. Livre-me dos elogios frívolos e de motivações erradas com os dons que recebi. Restaure a alegria pura de Lhe servir. Em nome de Jesus, amén!