quinta-feira, 27 de abril de 2023

22º Dia - Contagem do Omer

Sefirá Ha' Omer

"A Contagem do Omer"

Começa hoje a quarta etapa da contagem do Omer, a Semana da Netzach. Um atributo humano que é a determinação, tolerância, persistência, superação. Uma gana para alcançar objetivos em palavras que parecem ter significados espirituais parecidos mas são extremos opostos: tolerância com complacência; determinação com obstinação.

Boa jornada em Netzach.


CHESED SHEBE NETZACH

Bondade da tolerância

Chesed (bondade, o amor) divino é o diferencial que impede a Netzach (tolerância, determinação, persistência) de ser obstinação, que é como pecado de idolatria (I Samuel 15:23).

A tolerância sem amor e bondade é complacência e corre o risco de ultrapassar a estreita linha da conivência e cumplicidade a erros e pecados. Podemos até tentar justificar os meios pelos fins como Paulo, que determinado se fazia de fraco para ganhar os fracos (I Cor. 9:22), mas não nos tornamos fracos. 

Sem Chesed (o amor em nossos focos, objetivos e conquistas) seremos obstinados a meras conquistas pessoais, passageiras e cheias de frustrações. Agora, quando amamos, priorizamos as coisas maiores, e somos recompensados:

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas" Mateus 6:33

O amor no que queremos torna a persistência resistente, tolerante, alcançamos a superação e a vitória:

“Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” João 16:33.

Jesus venceu o mundo, o pecado e até a morte por amor ao Pai e a toda a humanidade, superou todos os obstáculos e tentações e conquistou toda autoridade no céu e na terra (Mat. 28:18).


Perguntas para meditar:

- Quando quero conquistar sou obstinado?

- Não me importo com os meios para chegar ao fim?

- Já prejudiquei alguém para conquistar um objetivo?

- Minhas motivações são sustentadas por amor ou por ganância?

- Até que ponto eu suporto para resgatar uma vida?

- Por quem eu suportaria dar a minha vida?


ORAÇÃO

Pai de amor longânimo, rendo graças ao Senhor por nunca desistir de mim e me amar além de minha compreensão. Perdoe-me por não esperar o Seu tempo e atropelar todas as coisas por obstinação. Por pessoas que feri e magoei só por querer o que almejava por vaidade.

Transforme meu coração e mente para que eu suporte todos os processos. Aperfeiçoe meu espírito no entendimento do Espírito da Sua Palavra para fluir livre nos dons que recebi por misericórdia. Em nome de Jesus, amén!