"TIFERET SHEBE TIFERET"
Compaixão na compaixão
Mais uma vez nos deparamos confrontados pela Graça em nossos valores legalistas. A infinita compaixão divina transformando a limitada compaixão humana.
Muitas vezes até nos esforçamos para manifestar compaixão porque é uma atitude correta, mas a verdade que nos torna compassivos vem pelo dom e a graça do Espírito Santo em nós. O próprio Jesus não fazia por sua capacidade ou força. João 5:19.
Por mais que nos esforcemos em fazer o certo com nossa compaixão sempre seremos limitados na lei, como o jovem que fazia tudo certo mas quando foi confrontado pela graça a ir além, ele travou:
Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?" Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me". Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
Mateus 19:20-22
Somente a Tiferet divina transformando a tiferet humana pode nos destravar pelo Espírito e somos desafiados a ir além, irromper em níveis maiores de compaixão e nos harmonizar com O Eterno.
Perguntas para meditar:
- Qual é o meu limite para caminhar com Deus quando Ele coloca desafios?
- Qual é o limite da minha compaixão?
- Meus apegos às coisas desse mundo me impedem de ser compassivo?
- Coloco condições quando minha compaixão é colocada à prova?
- Sinto sair virtudes da minha vida quando manifesto compaixão?
- Sinto harmonia com O Criador quando sou compassivo ou só tenho a sensação de tarefa cumprida?
- Creio que o fluir da compaixão gera milagres?
ORAÇÃO
Pai justo e compassivo, a Ti rendo Graças por receber tão imerecido amor. Peço perdão por todas as vezes que bloqueio o fluir da Sua compaixão através de mim, por todas as vezes que coloquei limites em Suas direções dizendo: só vou até aqui.
Que Seu Santo Espírito manifeste a Graça e opere os milagres da compaixão através de minha vida para todos os que precisarem. Em Nome de Jesus, amén!