NETZACH SHEBE TIFERET
Superação na Compaixão
Netzach é um conjunto de ideias e processos que levam à vitória, é a persistência, a tolerância, a resistência, firmeza com que, contextualizando para o português, chegamos à superação.
Todas as vezes que superamos obstáculos, limites, dificuldades e deficiências, resistimos, toleramos, persistimos até a vitória. Por isso, chamamos esse dia de Superação na Compaixão.
A compaixão humana só é funcional e efetiva quando potencializada pela superação divina.
Jesus quando no Getsêmani cheio de compaixão pede ao Pai que se possível afastasse dele aquele cálice mas que não fosse como ele queria, mas sim como O Pai queria. (Mateus 26:39). Foi a maior prova de superação da sua própria vontade para cumprir o maior ato de compaixão de toda a história da humanidade.
Muitas vezes nos abatemos em nosso caminhar com O Senhor principalmente quando somos compassivo e recebemos ingratidão como reconhecimento, a natureza reage e quer desistir, mas a "Netzach" de Deus em nós nos leva a vencer limites para abençoar.
Essa força e determinação não é nossa e sim de Deus.
"Tudo posso naquele que me fortalece" Filipenses 4:13.
As direções estão cada vez mais atuais e claras, há urgência e persistência na compaixão para as palavras de salvação:
Pregue a palavra, inste (insistir persistentemente) a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo (já chegou) em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos" 2 Timóteo 4:2-3.
Sempre esteja pronto para superar e ir além daquilo que te pedirem:
"Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas." Mateus 5:41
Perguntas para meditar:
- Tenho superado meus limites por compaixão?
- Já fui além do que me pediram?
- Tenho colocado condições na minha compaixão?
- Não faço por me achar incapacitado?
- Deixo minhas horas de lazer para ajudar alguém?
- Já desisti da ajuda no meio do caminho?
ORAÇÃO
Pai de amor infinito, rendo graças ao Senhor por Sua compaixão em minha vida. Perdoe minhas limitações e fraquezas e todas as vezes que disfarcei para não oferecer ajuda, por todas as vezes que não mudei uma vírgula da minha rotina para levar uma palavra de salvação ao necessitado.
Que Seu Espírito forme em mim um coração voluntarioso e capacite com persistência e determinação. Em Nome de Jesus, amén!