"NETZACH SHEBE NETZACH"
Tolerância na Tolerância
Muitas vezes nos deparamos com as reações da nossa natureza humana e "chutamos o balde". Sim, cristãos carnais como crianças inconsequentes (I Cor.3:1).
Uma pergunta fica ecoando em nossa consciência:
"Vocês não sabem de que espírito vocês são?" Lucas 9:55a.
Nesse Ômer vemos nossa Netzach - tolerância carnal sendo transformada e moldada pela Netzach - a tolerância divina persistente do Espírito de Deus que habita em nós. Vemos a obstinação transformada em persistência, a teimosia em superação e a complacência em longanimidade.
Muitas vezes a persistência no orgulho da letra e do conhecimento religioso nos torna intolerantes e soberbos, isso vira uma rotina blindada que embota o caminhar com Deus.
A tolerância carnal é turrona e legalista e muitas vezes é responsável pela soberba do sectarismo, o que na história da igreja fez muitos religiosos até matarem em nome de Deus:
Os discípulos Tiago e João perguntaram: “Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?” Lucas 9:54.
A Netzach de Deus em nós é essencial na unidade do Corpo do Mashiach:
"O Deus que concede perseverança e ânimo dê a vocês um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus" Romanos 15:5
Há uma sinergia na fusão do ânimo da Netzach humana com a graça da Netzach do Espírito de Deus que preserva a unidade criada pelo Senhor em nós
Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Efésios 4:2-3.
Perguntas para meditar:
- O conhecimento que tenho é uma barreira que impede a unidade?
- Sou paciente com os novos na fé?
- O Espírito Santo põe freios na minha consciência quando "perco as estribeiras"?
- Consigo discernir o tempo para falar certas palavras para os novos (I Cor.3:2)
- Tenho tolerância para ver as etapas de crescimento das pessoas ou as puxo como uma planta para ajudá-la a crescer até arrancar as raízes da terra?
- Lembro o quanto foram tolerantes comigo?
ORAÇÃO
Pai longânimo, rendo Graças por Seu perdão e misericórdia. Me arrependo por minha pressa e impaciência, por não manifestar Seu amor a quem precisa e achar que Sua bênção demora em minha vida. Preciso muito do Espírito Santo em mim para não perder a paciência e me tornar um intolerante religioso. Que Sua Graça mude meu coração. Em nome de Jesus amén!