domingo, 30 de abril de 2023

25º Dia - Contagem do Omer

"NETZACH SHEBE NETZACH"

Tolerância na Tolerância

Muitas vezes nos deparamos com as reações da nossa natureza humana e  "chutamos o balde". Sim, cristãos carnais como crianças inconsequentes (I Cor.3:1).

Uma pergunta fica ecoando em nossa consciência:

"Vocês não sabem de que espírito vocês são?" Lucas 9:55a.

Nesse Ômer vemos nossa Netzach - tolerância carnal sendo transformada e moldada pela Netzach - a tolerância divina  persistente do Espírito de Deus que habita em nós. Vemos a obstinação transformada em persistência, a teimosia em superação e a complacência em longanimidade.

Muitas vezes a persistência no orgulho da letra e do conhecimento religioso nos torna intolerantes e soberbos, isso vira uma rotina blindada que embota o caminhar com Deus.

A tolerância carnal é turrona e legalista e muitas vezes é responsável pela soberba do sectarismo, o que na história da igreja fez muitos religiosos até matarem em nome de Deus:

Os discípulos Tiago e João perguntaram: “Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?” Lucas 9:54.

A Netzach de Deus em nós é essencial na unidade do Corpo do Mashiach:

"O Deus que concede perseverança e ânimo dê a vocês um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus" Romanos 15:5

Há uma sinergia na fusão do ânimo da Netzach humana com a graça da Netzach do Espírito de Deus que preserva a unidade criada pelo Senhor em nós 

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Efésios 4:2‭-‬3.

Perguntas para meditar:

- O conhecimento que tenho é uma barreira que impede a unidade?

- Sou paciente com os novos na fé?

- O Espírito Santo põe freios na minha consciência quando "perco as estribeiras"?

- Consigo discernir o tempo para falar certas palavras para os novos (I Cor.3:2)

- Tenho tolerância para ver as etapas de crescimento das pessoas ou as puxo como uma planta para ajudá-la a crescer até arrancar as raízes da terra?

- Lembro o quanto foram tolerantes comigo?

ORAÇÃO

Pai longânimo, rendo Graças por Seu perdão e misericórdia. Me arrependo por minha pressa e impaciência, por não manifestar Seu amor a quem precisa e achar que Sua bênção demora em minha vida. Preciso muito do Espírito Santo em mim para não perder a paciência e me tornar um intolerante religioso. Que Sua Graça mude meu coração. Em nome de Jesus amén!

DISPOSTO À OBEDIÊNCIA

Shalom, bom diaa!

"Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra." (Isaías 1:19)

Essa passagem nos lembra da importância da obediência em nossa vida espiritual. Deus deseja que obedeçamos à Sua vontade, e quando o fazemos, colhemos os frutos da Sua bênção e favor.

No entanto, a obediência nem sempre é fácil. Às vezes, pode parecer difícil seguir a vontade de Deus em meio às nossas próprias tentações e desejos egoístas. Mas se estivermos dispostos a nos submeter à vontade de Deus, Ele nos capacitará a fazer o que é certo.

Ao obedecermos a Deus, não apenas experimentamos as bênçãos que Ele nos dá, mas também demonstramos a nossa fé e amor por Ele. A obediência é uma escolha consciente de colocar a vontade de Deus acima das nossas próprias vontades.

Que possamos nos esforçar para ser obedientes a Deus em todas as áreas da nossa vida, confiando que Ele nos levará a uma vida plena e abundante. E que possamos lembrar que, quando obedecemos a Deus, estamos comendo os melhores frutos desta terra.

Pr. Jotha

sábado, 29 de abril de 2023

24° Dia - Contagem do Omer

"TIFERET SHEBE NETZACH"
Compaixão na Tolerância

Esta sefirat muda nossas reações e nos dá a condição para unidade. 
Muitas vezes somos intransigentes no que achamos correto e defendemos religiosamente os valores. Tiferet, a compaixão divina, harmoniza nosso ímpeto de julgamento e elimina intransigência e intolerância religiosa.
A graça nos torna pacientes e compreensivos com os mais fracos e os mais turrões:
"Aceitem o que é fraco na fé sem discutir assuntos controvertidos. Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou. Quem é você para julgar o servo alheio?" Romanos 14:1‭-‬4a
Essa tolerância, persistência, e até superação devem ser encharcadas de compaixão e equilíbrio como frutos do Espírito (Gálatas 5:23) para suportarmos uns aos outros além do que nossa mente humana permite (Col. 3:13).
O perdão é fundamental, não é um ato isolado, é uma consciência contínua, quase um antídoto que impede que as amarguras se instalem:
"Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete". Mateus 18:21‭-‬22.

Perguntas para meditar:
- Meu "pavio" anda meio curto?
- Minha intransigência tem sido empecilho para estar com meus irmãos?
- Meus olhos têm sido críticos?
- Sou puro em meus relacionamentos? (Tito 1:15).
- Consigo ministrar amor e perdão a quem não suporto? 
- Tenho clara a necessidade de superar as barreiras pela compaixão?

ORAÇÃO
Pai longânimo e compassivo, rendo graças por ser restaurado nesse Omer. Peço perdão por muitas vezes ser intransigente, teimoso e até grosseiro com as pessoas. Preciso da Sua Graça em minha vida para vencer essa arrogância e limitações da minha natureza e abençoar a todos que o Senhor colocar diante de mim. Em Nome de Jesus, amén!

APRENDI A ADAPTAR-ME

Shalom, bom diaa!

"Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância." (Filipenses 4:11)

Você poderia aprender a se adaptar e se alegrar com um carro, um iphone ou uma casa nova? 

Se deixarmos, nossos desejos começam a nos controlar, eles nos dão uma sede de ter sempre mais que nunca acaba. 

É uma luta diária, sempre confiar que Deus proverá todas as nossas necessidades como Ele prometeu. 

Nós podemos aprender a estarmos felizes e adaptar-nos quando confiamos nas promessas de Deus diariamente. 

Quando você notar que está querendo algo a mais hoje, tente se alegrar e se adaptar com aquilo que você tem.

Pr. Jotha

quinta-feira, 27 de abril de 2023

22º Dia - Contagem do Omer

Sefirá Ha' Omer

"A Contagem do Omer"

Começa hoje a quarta etapa da contagem do Omer, a Semana da Netzach. Um atributo humano que é a determinação, tolerância, persistência, superação. Uma gana para alcançar objetivos em palavras que parecem ter significados espirituais parecidos mas são extremos opostos: tolerância com complacência; determinação com obstinação.

Boa jornada em Netzach.


CHESED SHEBE NETZACH

Bondade da tolerância

Chesed (bondade, o amor) divino é o diferencial que impede a Netzach (tolerância, determinação, persistência) de ser obstinação, que é como pecado de idolatria (I Samuel 15:23).

A tolerância sem amor e bondade é complacência e corre o risco de ultrapassar a estreita linha da conivência e cumplicidade a erros e pecados. Podemos até tentar justificar os meios pelos fins como Paulo, que determinado se fazia de fraco para ganhar os fracos (I Cor. 9:22), mas não nos tornamos fracos. 

Sem Chesed (o amor em nossos focos, objetivos e conquistas) seremos obstinados a meras conquistas pessoais, passageiras e cheias de frustrações. Agora, quando amamos, priorizamos as coisas maiores, e somos recompensados:

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas" Mateus 6:33

O amor no que queremos torna a persistência resistente, tolerante, alcançamos a superação e a vitória:

“Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” João 16:33.

Jesus venceu o mundo, o pecado e até a morte por amor ao Pai e a toda a humanidade, superou todos os obstáculos e tentações e conquistou toda autoridade no céu e na terra (Mat. 28:18).


Perguntas para meditar:

- Quando quero conquistar sou obstinado?

- Não me importo com os meios para chegar ao fim?

- Já prejudiquei alguém para conquistar um objetivo?

- Minhas motivações são sustentadas por amor ou por ganância?

- Até que ponto eu suporto para resgatar uma vida?

- Por quem eu suportaria dar a minha vida?


ORAÇÃO

Pai de amor longânimo, rendo graças ao Senhor por nunca desistir de mim e me amar além de minha compreensão. Perdoe-me por não esperar o Seu tempo e atropelar todas as coisas por obstinação. Por pessoas que feri e magoei só por querer o que almejava por vaidade.

Transforme meu coração e mente para que eu suporte todos os processos. Aperfeiçoe meu espírito no entendimento do Espírito da Sua Palavra para fluir livre nos dons que recebi por misericórdia. Em nome de Jesus, amén!

FORAM JUSTIFICADOS

Shalom, bom diaa!

*"Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus." (1 Coríntios 6:11)*

Você pensa que Deus está orgulhoso, feliz e alegre com você ou você pensa que Ele está envergonhado, desapontado e desanimado com você? 

O que é lindo neste versículo é que Ele não olha para nada negativo e consegue te ver pelo que você tem de melhor. 

Você tem vivido nesta liberdade? 

Pense sobre isso e responda com sinceridade: no que Deus pensa quando Ele pensa em você?

Pr. Jotha

quarta-feira, 26 de abril de 2023

21º Dia - Contagem do Omer

"MALCHUT SHEBE TIFERET"

"Nobreza na compaixão"


Nesse dia há um resgate de nossa verdadeira consciência: quem verdadeiramente nós somos:

"Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" Efésios 2:10.

Não podemos aceitar nada menos do que Deus diz que nos somos: Reis e sacerdotes.

"Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai" Apocalipse 1:5‭b-‬6a

Há em nós essa nobreza divina que potencializa a compaixão para resgatarmos as vidas como um sacerdócio assim como fomos resgatados pelo Senhor. E transformar essas vidas transferindo essa Nobreza gerando outros reis e sacerdotes.

"Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo." Salmos 113:7‭-‬8

Reinaremos com Cristo pela compaixão.

“Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. Apocalipse 3:21


Perguntas para meditar :

- Tenho consciência da nobreza quando sou compassivo?

- As pessoas que resgato e ajudo sentem-se dignas?

- Meus atos de compaixão elevam a autoestima das pessoas?

- Consigo ver a nobreza das pessoas em meio às suas dificuldades?

- Consigo ver a nobreza do Reino de Deus na terra hoje?


ORAÇÃO

Pai de amor, Senhor e Rei, muito obrigado pela vida e por Suas misericórdias. Eu me arrependo  por não ter assumido quem realmente sou, um filho Seu, um Governante do Seu Reino um sacerdote.

Que o Espírito Santo capacite com intrepidez e amor para usar os dons com eficácia. Em nome de Jesus, amén!

MESMO MODOBDE PENSAR

Shalom, bom diaa!

"completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude." (Filipenses 2:2)

Como cristãos, nós somos o corpo de Cristo. 

Desentendimentos acontecerão entre nós, mas nós fomos chamados para amar ao próximo mais do que a nós mesmos. 

Isso se torna ainda mais difícil quando somos passados para trás e/ou prejudicados. 

Quando os conflitos vierem devemos nos esforçar para juntos alcançar os propósitos de Deus. 

Se não conseguimos amar aqueles que tem as mesmas crenças que nós, como poderemos amar aqueles que crêem em coisas diferentes? 

Você tem tido conflitos com irmãos da fé?

Pr. Jotha

terça-feira, 25 de abril de 2023

7 ATRIBUTOS DA CONTAGEM DO ÔMER

7 ATRIBUTOS DA CONTAGEM DO ÔMER


1 - Chesed - bondade, caridade, benevolência.

2 - Guevurá - força justiça, disciplina, moderação, reverência.

3 - Tiferet - beleza, equilíbrio, harmonia.

4 - Netzach - resistência, persistência, firmeza; superação, vitória.

5 - Hod - humildade, submissão, glória, esplendor.

6 - Yesod - vínculo, interdependência, princípio.

7 - Malchut - nobreza, soberania, liderança, reino material.

20º Dia - Contagem do Omer

"YESOD SHEBE TIFERET"

"Compromisso na Compaixão"

Essa sefirat é uma verdadeira mão dupla, é o exercício e prática de uma palavra bíblica que não existe no dicionário da língua portuguesa mas existe no grego: metadidomi; inglês: impartation; no espanhol: impartición.

Então, transliteramos para o português como: "impartição"

"Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los" Romanos 1:11. 

Nesse versículo há várias traduções da palavra, "compartilhar", "transferir" e até "comunicar", pela complexidade e inexistência do uso na língua portuguesa.

O sentido real é que  ação da impartição é uma via de mão dupla e para que seja eficaz é necessário esse Yesod divino, um vínculo, compromisso, interdependência na ação da tiferet humana: a compaixão. 

Na prática, isso acontece principalmente quando impomos as mãos para ministrar dons como orar, fortalecer, curar, impartir dons e consequentemente ministérios. 

É o compromisso pleno do aperfeiçoamento.

Yesod shebe Tiferet não é somente um ato de compaixão isolado é todo um processo de acompanhamento, desde os primeiros passos:

"Levanta do pó o necessitado e do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentar-se com príncipes e lhes dá lugar de honra" 1 Samuel 2:8.

Um verdadeiro discipulado em que se ganha, consolida, treina e envia em um relacionamento de compaixão e interdependência, cada um fazendo a sua parte para o estabelecimento do Reino em plenitude.

"Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas" 1 Pedro 4:10.


Perguntas para meditar.

-Tenho sido responsável por quem começo a ajudar?

- Sinto o fluir da compaixão?

- Crio vínculo (não laços) com quem imponho as mãos?

- Tenho percepção de que estou sendo recebido?

- Quem eu Abençoo  tem progredido e dado frutos?

- Estou criando dependentes crônicos  ou filhos maduros?

- Meus atos de compaixão tem formado pessoas melhores que eu?


ORAÇÃO

Pai fiel e infalível, rendo graças pela vida em abundância. Perdoe-me por muitas vezes parar no meio de uma jornada, pelos trabalhos inacabados, pelas obras não terminadas e vidas não aperfeiçoadas, por não conseguir levar todos os teus filhos que me foram confiados à Sua presença.

Que O Santo Espírito me ensine a impartir os dons com retidão e zelo. Revigore minhas forças espirituais, emocionais, mentais e físicas, em Nome de Jesus, amén!

segunda-feira, 24 de abril de 2023

19 Dia - Contagem do Omer

"HOD SHEBE TIFETET"
Humildade na Compaixão

A sefirat (contagem) do Omer de hoje é a que mais expõe o pequeno fariseu que habita no coração dos religiosos.

Parece que há uma necessidade de divulgar o dom e se autopromover: mostra compaixão mas com um espírito totalmente errado, como se um ato de amor ou milagre fosse um produto de mercado, haja vista o insistente apelo para que testemunhem quem foi que orou pelo milagre ou cura. Jesus ao contrário até disse ao leproso: "Vá e não conte a ninguém" (Marcos 1:44).
Hod (humildade) divino aperfeiçoa nossa tiferet (compaixão) humana e nos prepara para O Espírito da Palavra:
"Tenham o cuidado de não praticar *suas obras de justiça* diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial." Mateus 6:1

Toda obra de compaixão com orgulho não tem efeito algum. Mas quando fizer alguma coisa para abençoar um necessitado, não fale para ninguém, "preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará". Mateus 6:4.

É muito fácil identificar um falso humilde (ou orgulhoso): basta elogiar o quanto é humilde e veja a reação. É uma contradição, mas muitos ainda tem orgulho de serem humildes.

Vale lembrar que "Deus resiste (gr. Antitasso = declara guerra) ao orgulhoso, mas dá graça ao humilde" Tiago 4:6.

Perguntas para meditar:
- Qual minha real intenção quando ajudo alguém?
- Tenho algum interesse pessoal nos meus sentimentos de compaixão?
- Quando sirvo ao Reino com dons eu entrego toda glória ao Senhor?
- Sinto necessidade de falar para as pessoas quando ajudo alguém, seja materialmente ou espiritualmente?
- Tenho sentimento de satisfação e até soberba quando sou elogiado pelo que fiz de bom?
- Tenho consciência de que muitas coisas que faço de bom para as pessoas não passa de um dever?

ORAÇÃO
Pai de amor e compaixão, rendo graças ao Senhor pela vida. Perdão por todas as vezes que me enalteci sem mérito algum, por ainda ter no coração o orgulho na Compaixão. Peço que Seu Espírito Santo traga incômodo todas as vezes que me sentir maior que o necessitado. Livre-me dos elogios frívolos e de motivações erradas com os dons que recebi. Restaure a alegria pura de Lhe servir. Em nome de Jesus, amén!

domingo, 23 de abril de 2023

18 Dia - Contagem do Omer

NETZACH SHEBE TIFERET
Superação na Compaixão

Netzach é um conjunto de ideias e processos que levam à vitória, é a persistência, a tolerância, a resistência, firmeza com que, contextualizando para o português, chegamos à superação. 
Todas as vezes que superamos obstáculos, limites, dificuldades e deficiências, resistimos, toleramos, persistimos até a vitória. Por isso, chamamos esse dia de Superação na Compaixão.
A compaixão humana só é funcional e efetiva quando potencializada pela superação divina.
Jesus quando no Getsêmani cheio de compaixão pede ao Pai que se possível afastasse dele aquele cálice mas que não fosse como ele queria, mas sim como O Pai queria. (Mateus 26:39). Foi a maior prova de superação da sua própria vontade para cumprir o maior ato de compaixão de toda a história da humanidade.
Muitas vezes nos abatemos em nosso caminhar com O Senhor principalmente quando somos compassivo e recebemos ingratidão como reconhecimento, a natureza reage e quer desistir, mas a "Netzach" de Deus em nós nos leva a vencer limites para abençoar. 
Essa força e determinação não é nossa e sim de Deus.
"Tudo posso naquele que me fortalece" Filipenses 4:13.
As direções estão cada vez mais atuais e claras, há urgência e persistência na compaixão para as palavras de salvação:
Pregue a palavra, inste (insistir persistentemente) a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo (já chegou) em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos" 2 Timóteo 4:2‭-‬3.

Sempre esteja pronto para superar e ir além daquilo que te pedirem:
"Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas." Mateus 5:41

Perguntas para meditar:
- Tenho superado meus limites por compaixão?
- Já fui além do que me pediram?
- Tenho colocado condições na minha compaixão?
- Não faço por me achar incapacitado?
- Deixo minhas horas de lazer para ajudar alguém?
- Já desisti da ajuda no meio do caminho?

ORAÇÃO
Pai de amor infinito, rendo graças ao Senhor por Sua compaixão em minha vida. Perdoe minhas limitações e fraquezas e todas as vezes que disfarcei para não oferecer ajuda, por todas as vezes que não mudei uma vírgula da minha rotina para levar uma palavra de salvação ao necessitado.   
Que Seu Espírito forme em mim um coração voluntarioso e capacite com persistência e determinação. Em Nome de Jesus, amén!

sábado, 22 de abril de 2023

17 Dia - Contagem do Omer

"TIFERET SHEBE TIFERET"
Compaixão na compaixão

Mais uma vez nos deparamos confrontados pela Graça em nossos valores legalistas. A infinita compaixão divina transformando a limitada compaixão humana. 
Muitas vezes até nos esforçamos para manifestar compaixão porque é uma atitude correta, mas a verdade que nos torna compassivos vem pelo dom e a graça do Espírito Santo em nós. O próprio Jesus não fazia por sua capacidade ou força. João 5:19.
Por mais que nos esforcemos em fazer o certo com nossa compaixão sempre seremos limitados na lei, como o jovem que fazia tudo certo mas quando foi confrontado pela graça a ir além, ele travou:
Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?" Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me". Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
Mateus 19:20‭-‬22
Somente a Tiferet divina transformando a tiferet humana pode nos destravar pelo Espírito e somos desafiados a ir além, irromper em níveis maiores de compaixão e nos harmonizar com O Eterno.

Perguntas para meditar:
- Qual é o meu limite para caminhar com Deus quando Ele coloca desafios?
- Qual é o limite da minha compaixão?
- Meus apegos às coisas desse mundo me impedem de ser compassivo?
- Coloco condições quando minha compaixão é colocada à prova?
- Sinto sair virtudes da minha vida quando manifesto compaixão?
- Sinto harmonia com O Criador quando sou compassivo ou só tenho a sensação de tarefa cumprida?
- Creio que o fluir da compaixão gera milagres?

ORAÇÃO
Pai justo e compassivo, a Ti rendo Graças por receber tão imerecido amor. Peço perdão por todas as vezes que bloqueio o fluir da Sua compaixão através de mim, por todas as vezes que coloquei limites em Suas direções dizendo: só vou até aqui. 
Que Seu Santo Espírito manifeste a Graça e opere os milagres da compaixão através de minha vida para todos os que precisarem. Em Nome de Jesus, amén!

sexta-feira, 21 de abril de 2023

16° Dia - Contagem do Omer

"GUEVURÁ SHEBE TIFERET"
Disciplina na Compaixão

Talvez a sefirá mais contundente em nossos impasses e dúvida nos atos de compaixão.
Disciplinar a compaixão é quase abstrato porque é um controle de coração e mente.
Jesus quando foi seguido pela mulher cananita desesperada que gritava pela libertação de sua filha, prostrada ela o adora e clama por misericórdia e Jesus parece expressar acepção dizendo que foi enviado somente para os de Israel, comparando-a com um cachorro. Mateus 15:22‭-‬28
Muitos religiosos, pseudocaridosos se vissem uma situação dessas diriam: "O que é isso Jesus? Isso não é uma atitude de cristão".
 Mas, com uma disciplina santa sobre a compaixão humana, Ele conseguiu expor a grandiosidade na humildade da Fé daquela mulher, como que desafiando seus limites. Sua filha foi curada e ela foi reconhecida como tendo uma grande fé.
Muitas vezes podemos parecer duros quando disciplinamos alguém mas quando a disciplina acaba percebemos vitória como fruto da compaixão. I Pedro 5:10.

Perguntas para meditar:
- Tenho compaixão mas me omito na disciplina?
- Tenho compaixão quando alguém erra, mas tenho gasto tempo em ensiná-la?
- Tenho compaixão mas tenho "pena" em disciplinar?
- Encorajo as pessoas por compaixão?
- Tenho compaixão na justiça?
- Sou disciplinado em agir com compaixão?

ORAÇÃO
Pai justo e compassivo, rendo graças ao Senhor porque tem sido mestre bondoso. Peço perdão por todas as vezes que fui levado a agir com o perigoso lado bom da minha alma humana que muitas vezes avaliou e julgou errado certas situações e pessoas. Só O Senhor sonda e conhece os corações. 
Que Seu Espírito Santo me direcione com dons de discernimento de espírito e sabedoria em Nome de Jesus. Amén!

quinta-feira, 20 de abril de 2023

15° Dia - Contagem do Omer

CHESED SHEBE TIFERET

"Bondade na Compaixão"

Começamos hoje a terceira semana da Contagem do Omer e como todas as ações e obras para O Reino, tudo começa com amor e bondade que induzem e potencializam a compaixão, isso harmoniza e torna o que fazemos um transbordo de beleza.

Estamos vivendo dias de tantas injustiças que a vida está banalizada e uma característica é a insensibilidade às necessidades e à dor das pessoas. Precisamos aprender ou reaprender com O Senhor.

"Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor." Mateus 9:36

Há uma necessidade urgente nesse dia da Contagem do Omer em resgatar a Bondade e a beleza da Compaixão

"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo." Efésios 4:32

Essa é uma característica do povo de Deus

"Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência." Colossenses 3:12

A mecânica da religiosidade impede a compaixão - tiferet.

A passagem do bom Samaritano (Lucas 10:25-37) é um exemplo claro do nosso relacionamento com o próximo, o legalismo da religião é usado como muletas de desculpas e argumentos para não manifestar a bondade da compaixão. Nosso próximo, como a definição da palavra diz, são os que estão perto, independente de raça, cor, sexo, credo dinheiro, etc.

Há muita beleza na bondade, a raiz das duas palavras é a mesma. Bondade vem do latim "bonus" - "bonītas", também no grego tem esse sentido. 

Precisamos dessa beleza interior para atos de compaixão sem obrigação.

A unidade é fortalecida porque: 

"Alegremos com os que se alegram; choramos com os que choram." Romanos 12:15.

Perguntas para meditar:

- Quando vejo a necessidade de alguém eu ajudo por obrigação?

- Quando alguém pede ajuda eu busco dar desculpas para não ajudar?

- Tenho sido indiferente ao sofrimento das pessoas?

- Tenho e sinto amor e bondade nos atos de compaixão?

- Já venci o comodismo para socorrer os necessitados?

- Sou como um pastor que ama as ovelhas do Senhor ou só me alimento delas?


ORAÇÃO

Pai bondoso e compassivo, eu dou graças por poder pedir perdão pelo meu comodismo e covardia quando fujo da obra da caridade, pela indiferença do meu coração cauterizado pelo excesso de tragédias do mundo. Peço ao Seu Santo Espírito que me ajude a desenterrar os talentos e a bondade que escondi por falta de uso e restaure meu amor e compaixão nesse dia. Em Nome de Jesus, Amén!


CORRIGIR COM MANSIDÃO

Shalom, bom diaa!

"Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo 2:25)

Ninguém gosta de ouvir que está errado, mas nós somos encorajados a compartilhar a verdade. 

É importante nos focarmos em compartilhar a verdade com as pessoas que são contrárias a nós, com cuidado e mansidão. 

Corrigir com mansidão não precisa ser necessariamente com palavras. 

Pode ser através de um ato bondoso, de hospitalidade, ações, sacrifício, que as vezes podem falar mais alto do que as palavras, pois é Deus quem trabalha nos corações.

Pr. Jotha

quarta-feira, 19 de abril de 2023

14° Dia - Contagem do Omer

"MALCHUT SHEBE GUEVURÁ"
Nobreza na Disciplina

Não há maior nobreza (Malchut) em resgatar o perdido independente de suas condições

"Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados."
Tiago 5:19‭-‬20

O pensamento de Malchut gera uma nobreza crescente, alcança a liderança e a soberania:
"Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará." Isaías 32:8.

É ter atitudes que exortam a ponto de vencer o espírito de derrota e vitimismo, eleva a autoestima e assumir quem Deus diz que nós somos: Nobres, Reis e Sacerdotes.
"Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."
1 Pedro 2:9.

Precisamos nesse dia sermos aperfeiçoados para atos de nobreza, a santificação nos leva a praticarmos esses preceitos:
"Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.
Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade". 2 Timóteo 2:21‭, ‬24‭-‬25 

Perguntas para meditar:
- Quando vejo um erro nos meus filhos ou irmãos eu os corrijo com Graça?
- Eu coloco uma lente, supervalorizo os pecados daqueles a quem eu corrijo?
- Tenho condenado mais que absolvido?
- Tenho revelação e ciência do amor que o Senhor tem pela vida de quem eu corrijo?
- Resgato as almas à salvação ou as mando para o inferno?
- Sinto-me realizado e tenho satisfação quando se cumpre as desgraças que preveni anteriormente aos "rebeldes" e dizendo a clássica frase: "eu avisei"?

ORAÇÃO
Pai de amor e graça, Rei e Senhor de minha vida, perdão por faltar nobreza em minhas ações para com meus filhos e irmãos, por haver um pequeno fariseu em mim que reage de maneira legalista às fraquezas dos que caíram. Haja em mim amor e retidão para que eu alcance os corações e os resgate para O Senhor e tenham uma vida digna e abundante. Em Nome de Jesus, amén!

O AMOR DE DEUS NUNCA FALHA

Shalom, boa tarde!

"Porque eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais, nem o presente, nem o futuro, nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8:38-39)

Meditação: O amor de Deus é constante, inabalável e eterno. Mesmo quando enfrentamos dificuldades e desafios, podemos ter a certeza de que Deus nos ama incondicionalmente e que Ele está sempre conosco. Nada pode nos separar do amor de Deus, nem mesmo as dificuldades mais difíceis da vida. O amor de Deus é tão poderoso que Ele sacrificou Seu próprio Filho, Jesus Cristo, para que pudéssemos ser salvos e ter um relacionamento com Ele. Como cristãos, podemos descansar no amor de Deus, sabendo que Ele sempre nos amará e nos guiará através de todas as situações da vida.

Oração: Pai celestial, obrigado pelo Seu amor incondicional e eterno. Ajuda-me a confiar em Ti em todas as situações da vida e a nunca duvidar do Seu amor por mim. Ajuda-me a mostrar o Seu amor aos outros e a viver minha vida em adoração e gratidão por tudo que o Senhor tem feito por mim. Em nome de Jesus, Amém.

terça-feira, 18 de abril de 2023

13° Dia - Contagem do Omer

YESOD SHEBE GUEVURÁ
Compromisso na disciplina

Um dos maiores princípios da prática de unidade é a interdependência na justiça, o compromisso e responsabilidade na disciplina, o vínculo de força para a unidade. 
A palavra justiça em hebraico é tzedek e aponta para um sentido de relacionamentos honestos e transparentes. 
O próprio sentido da palavra leva a uma interdependência e compromisso.
Justiça é o princípio de todo discipulado e de todo relacionamento com Deus e com os irmãos. 
"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho". Eclesiastes 4:9.
Assumir responsabilidade na ordenança de Jesus
(Mat. 28:19) cria vínculos de continuidade e de crescimento na disciplina:
"E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensiná-las a outros." 2 Timóteo 2:2.
Cria também vínculos de relacionamento e de interdependência entre pais e filhos.
Ensine-as com persistência a seus filhos. 
Deuteronômio 6:7a.

Perguntas para meditar:
- Tenho consciência das responsabilidades que assumo com os meus irmãos?
- Minha palavra tem sido cumprida com integridade?
- Meu sim é sim e meu não é não?
- Tenho gerado interdependência nos discipulados?
- Sou responsável nas disciplinas?
- Sou responsável com meus filhos e discípulos? 

ORAÇÃO
Pai Justo e fiel, dependo da Sua Graça e perdão por tudo que tenho assumido e não cumprido, pelas falhas que tive em compromissos assumidos com meus irmãos, filhos e pessoas a quem amo. 
Que seu Ruach Hakodesh, Seu Santo Espírito me convença dos caminhos que devo andar e das obras que tenho que realizar. Que o amor seja a motivação real de cada relacionamento. 
Em Nome de Jesus, amén!

segunda-feira, 17 de abril de 2023

12° Dia - Contagem do Omer

HOD SHEBE GUEVURÁ

São quase dois opostos que se atraem: a humildade, submissão, glória e esplendor divinos moldando a justiça, disciplina, força e reverência humanas.

A verdadeira humildade de Deus nos leva à justiça de Deus: "Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho." Salmos 25:9

A submissão nos dá a força da autoridade (Lucas 7:8). O resultado da disciplina é esplêndido e glorioso:
"Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados." Romanos 12:11.

Nesse dia de Hod em Guevurá, nós aprendemos com Jesus o aperfeiçoamento de nossa natureza humana:
"Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas." Mateus 11:29.

É um perigo viver a disciplina e força humana sem a consciência da humildade divina porque, deste modo, ela se torna uma força mecânica e é isso que acontece com os "religiosos". Na mecânica da rotina religiosa até as palavras se tornam mortas (Isaias 29:13).

Perguntas para meditar:
- Em meus conceitos e atos de justiça eu percebo a humildade do Senhor?
- Quando estou em processo de disciplina, o meu coração é submisso?
- Quando vejo a glória de Deus se manifestando em sinais e maravilhas eu tenho reverência e temor?
- Quando uso a força (humana) do meu braço sou humilde para glorificar a Deus?
- Sinto orgulho de ser humilde ou justo?

ORAÇÃO
Pai justo e glorioso, eu me arrependo de ser uma pessoa disciplinada, justa, forte *sem* humildade e submissão.
Peço que Seu Santo Espírito traga luz, esplendor e glória em meus atos de reverência e força, para que eu seja um canal limpo da manifestação da Sua Glória às pessoas com quem eu me relacionar. Em Nome de Jesus,
Amén!

domingo, 16 de abril de 2023

11° Dia - Contagem do Omer

NETZACH SHEB GUEVURÁ

Netzach é persistência, firmeza, superação, resistência, vitória, esses atributos divinos sobre Guevurá humana, a disciplina, justiça é a combinação, a sinergia que cria os códigos das conquistas na terra.

Muitas passagens bíblicas falam dessa combinação, da nossa disciplina e senso de justiça sendo transformados pela perseverança de Deus:

"Feliz é o homem que persevera (Netzach) na provação (Guevurá), porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam." Tiago 1:12.

Também nas palavras de Jesus:
"Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo (tharséō - ter muita coragem). Eu venci o mundo" João 16:33.

Muitas vezes somos tentados a desistir no meio das provas, as vezes às vésperas de colhermos os frutos de justiça (Filipenses 1:11). Precisamos persistir, pedir, buscar e bater (Mat. 7:7-8).

"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos." Gálatas 6:9

Perguntas para meditar :
- Tenho desistido com facilidade no meio das provas?
- Fico feliz quando meu irmão persiste e alcança vitórias?
- Quando tenho dificuldades reajo com vitimismo?
- Tenho consciência que as provas são para meu aperfeiçoamento?
- Tenho buscado persistentemente O Reino de Deus e a Sua Justiça em primeiro lugar?
- Quantas pessoas com dificuldades eu ajudei em suas conquistas?

ORAÇÃO
Pai justo e longânimo, eu me arrependo por todas as vezes que falhei e desisti no meio do caminho dos Seus propósitos. Corrija as intenções do meu coração e mente para que eu não queira vencer por meus méritos e capacidade humana e, sim, pela direção do Seu Espírito Santo que me torna forte e corajoso, também para ajudar as pessoas a alcançarem suas vitórias, em Nome de Jesus. Amén!

sábado, 15 de abril de 2023

10° Dia - Contagem do Omer

TIFERET SHEBE GUEVURÁ

Tiferet em Guevurá - nesse dia a compaixão de Deus está sobreposta à justiça e à disciplina humana. É a beleza da Graça quando ela transborda onde há muito pecado. (Rom. 5:20).
Trata-se de ser compassivo nos julgamentos e disciplinas, primeiro nos julgamentos pessoais e depois para com o próximo. Trata-se de ter o profundo entendimento de que a misericórdia triunfa sobre o juízo (Tiago 2:13). 
Tiferet é um antídoto que derrota a auto-condenação e nos leva a contemplar a beleza do Eterno:
"Adorem o Senhor na beleza da sua santidade"
Salmos 96:9a.

Nós estamos sendo aperfeiçoados conforme a beleza da Sua semelhança:
"Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele." 1 João 4:17

Nesse processo de aperfeiçoamento pela contemplação nos aproximamos da compaixão, do amor incondicional em nós.

"Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade." Salmos 86:15

_ "Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes." 1 Pedro 3:8

Perguntas para meditar:
- Eu amo de forma incondicional?
- Eu me sensibilizo com as necessidades das pessoas?
- Tenho ponderado a condição do próximo para ajudá-lo?
- Julgo com facilidade ou enxergo suas necessidades e limitações?
- Tenho mais absolvido ou condenado?

ORAÇÃO
Pai formoso e justo, nós O adoramos na beleza da Sua santidade. Que Seu Espírito nos direcione e capacite às obras maiores, aos milagres da compaixão que transformam nossa vida e o mundo, no Nome de Jesus, amén.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

9º Dia - Contagem do Omer

GUEVURÁ SHEBE GUEVURÁ

Essa é uma grande batalha que se trava na esfera da mente: divino X humano.

A justiça de Deus X justiça humana;

A disciplina divina X disciplina da carne;

Força do Criador X força do homem.

Precisamos permitir que esse atributo divino mude o atributo humano.

Guevurá divina em nós é um antídoto para não sermos religiosamente disciplinados e disciplinadores e o espírito fariseu perde a força de julgamento.

A disciplina, a justiça, a força e equilíbrio de Deus em nós é o que precisamos para viver A Graça do Senhor e usufruir de seus benefícios.

Quando buscamos O Reino e a Sua Justiça em primeiro lugar, tudo é acrescentado (Mt 6:33).

Tudo isso nos é dado pela Graça e precisamos compreender sempre os propósitos de Deus.

Muitas vezes agimos como Jonas: Deus dá uma Palavra e direção e nossa natureza nos leva para o lado oposto. (Jonas 1:3).

"Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio." 2Tm 1:7 

A Guevurá não é uma teoria e sim uma prática diária de disciplina, justiça, força e equilíbrio divinos. 

"Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo" 1Jo 3:7.

Perguntas para meditar: 

- Tenho reagido segundo avaliação com meu senso de justiça?

- Tenho julgado as pessoas do meu convívio?

- Tenho sentenciado minhas disciplinas?

- Sou excessivo em minhas disciplinas?

- Tenho me autocondenado?

- Deixo que a Graça do Senhor seja maior que meus julgamentos?


ORAÇÃO

Pai justo, que eu tenha uma revelação da Graça do Senhor e consiga viver e aplicar Seus princípios, disciplinas, justiça em minha vida e na vida das pessoas. Que Seu Espírito direcione cada passo, direção e soluções nos meus relacionamentos, em Nome de Jesus. Amén!.

CULTIVAR

Shalom, bom diaa!

"O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo." (Gênesis 2:15)

Você não gosta quando chega segunda de manhã?

O trabalho foi a primeira tarefa que Deus deu aos homens no jardim do Éden.

Deus não nos deu o trabalho simplesmente para ocupar nossos dias sem sentido.

Ele nos deu trabalho para que nós pudéssemos nos alegrar com nossas conquistas, para que nós pudéssemos buscá-lo e dar glórias ao Seu nome.

Se você não vê o teu trabalho por uma perspectiva boa , tente mudar de atitude ou tente mudar as circunstâncias.

Pr. Jotha

quinta-feira, 13 de abril de 2023

8º Dia - Contagem do Omer

CHESED SHEBE GUEVURÁ

Chesed é a bondade, amor, caridade, bondade de Deus que matriciam, moldam, transformam a Guevurá, a justiça humana.

"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam". Isaías 64:6.

Nosso senso de justiça, disciplina e temor são falhos e passíveis de erros por avaliações, emoções, conceitos e valores. É necessário que o amor de Deus controle nossas respostas e reações e afira a balança do nosso equilíbrio. 

Muitas vezes, podemos achar injusto certas ações de Deus em nossa vida ou na vida das pessoas; esse é o perigo do lado bom da alma.

"Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!" Romanos 11:33.

É difícil para a compreensão humana compreender o Amor (chesed) de Deus, o Ágape e muitas vezes nos opomos:

"Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele dirige a vocês como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”. Hebreus 12:5‭-‬6

Muitas vezes erramos a avaliação e as reações quando nos precipitamos em ajudar a quem Deus está corrigindo, colocamo-nos entre a pessoa e a vara de Deus: a vara pega em nossas costas e a pessoa deixa de ser corrigida. O contrário também é válido, muitos que precisam ser corrigidos e admoestados por nós não melhoram porque a complacência, comodismo e falta do amor correto impedem seu crescimento.

"O pai corrige ao filho a quem ama" Provérbios 3:12.

Perguntas para meditar:

- Tenho reagido às circunstâncias  por impulso humano?

- Quando estou acomodado e satisfeito tenho força e disciplina para mudar?

- Quando vejo a necessidade de alguém eu busco o amor do Senhor, eu me precipito em ajudar ou omito qualquer iniciativa?

- Eu sempre me justifico aos erros ou corrijo e mudo?

- O amor de Deus é a força e o prumo dos meus atos de justiça?


ORAÇÃO

Pai de amor e justiça, revele a profundidade de Seu amor em meu espírito e que meu coração transborde Sua bondade e graça. Adestre e fortaleça minhas mãos para a Sua boa obra e que meus valores pessoais não atrapalhem o Seu agir. Dê compreensão dos Seus propósitos para que eu tenha firmeza e disciplina em prosseguir, que eu veja com olhos de amor além das circunstâncias, na minha vida e na vida dos que me são próximos. Em nome de Jesus. Amén!

DE TODO MEU CORAÇÃO

Shalom, bom diaa!

"De todo o meu coração te louvarei, Senhor, meu Deus; glorificarei o teu nome para sempre." (Salmos 86:12)

Você louva a Deus em tudo que você faz?

Há muitas vezes em nossos dias que nossas reações poderiam ser angustiadas, desesperadas, nervosas ou expressar vários tipos de emoções negativas.

Conseguir passar o dia dando louvor a Deus independente do que venha ao nosso caminho, glorifica a Deus.

Se você se encontrar hoje em uma situação que não inspire o melhor de você, pare e louve o Senhor.

Pr. Jotha

quarta-feira, 12 de abril de 2023

​7° Dia - Contagem do Omer

MALCHUT SHEBE CHESED
A nobreza no amor

Esse é o último atributo divino que aperfeiçoará a sua chesed, a bondade e o amor humanos. Encerra o primeiro ciclo nessa escalada da Mentoria de Deus.

Malchut é Nobreza, soberania, liderança no reino terreno. 
Malchut em Chesed é a maturidade no amor, a nobreza na bondade.

Essa nobreza e maturidade no amor elimina todos os condicionamentos humanos de preconceito, seletividade e excludência. Não é movido pela razão mas pelo coração. A passagem do bom samaritano ilustra bem o que é a nobreza no amor (Lucas 10:25-37).

Malchut é o atributo para alcançarmos esse nível de maturidade e nobreza em nosso amor e bondade, é o aperfeiçoamento:
"Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele". 1 João 4:17.
O amor Nobre e maduro requer desprendimento e humildade para alcançar posição de governo nessa terra (Mt 5:5). Malchut em Chesed não visa interesse próprio ou favores (I Cor. 13:5), não faz acepção (Tg 2:1). Dá preferência e honra ao próximo: "Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês." Rm. 12:10.
A maturidade e nobreza no amor julgam o personalismo e o espírito religioso do fariseu (Mt 23), que sempre busca posição de destaque e honra supervalorizando o pouco que faz. Quando fizer alguma ação movida pela bondade e amor, ninguém precisa saber:
_"Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita"_
Mateus 6:3.

Perguntas para meditar:
- Quando ajudo alguém eu sou motivado pela mente, coração ou consciência?
- Nas minhas ações de caridade eu faço com amor ou porque é conceitualmente correto?
- Quando faço algo importante ou ministro algum dom como cura, palavra, música, eu desejo elogios?
- Quando sirvo à comunidade, amigos, família, igreja, eu me sinto realizado por fazer ou me realizo com o resultado das "curtidas"?
- Quando sirvo ao Reino e ao Senhor eu entrego a glória a Ele todas as vezes.
- O que quero receber em troca quando sirvo ou manifesto meu amor?

ORAÇÃO
Pai de amor, que Seu Espírito Santo aperfeiçoe o Seu amor e a Sua Justiça em mim e ajude a tornar meus atos de amor mais nobres e maduros.
Crie em mim um coração que serve sem interesse ou favores. Aperfeiçoe-me para o governo do Seu Reino nesta terra e geração.
Limpe meus olhos para eu ver as necessidades e um espírito voluntarioso para agir, em Nome de Jesus. Amén!

AFLITO

Shalom, bom diaa!

"Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito. As angústias do meu coração se multiplicaram; liberta-me da minha aflição." (Salmos 25:16-17)

Nada é pior do que estar só e aflito. 

Esta não é uma das razões pela qual as pessoas que não crêem em Deus se voltam para Ele, quando não têm mais saída? 

Nós não precisamos andar sozinhos, Deus literalmente morreu por você, para que você se voltasse a Ele, e para que Ele pudesse te ajudar a resolver teus problemas. 

Não é difícil, simplesmente ore a Deus e peça a Ele que te direcione e guie na direção certa.

Pr. Jotha 

terça-feira, 11 de abril de 2023

6° Dia - Contagem do Omer

YESOD SOBRE CHESED
(Yesod Sheb Chesed)

Yesod é compromisso, interdependência, vínculo, princípios.
É o atributo que somado ao amor (chesed) mais atua na unidade.
"Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz." 
Efésios 4:2-3
A unidade em amor cria uma sinergia de ação muito prática, funde os corações, funde os vínculos:
"acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição."
Colossenses 3:14.

A interdependência é a chave para as conquistas.
Sabemos que no Reino não há autossuficiência e carreira solo. Ninguém caminha sozinho.
Um corpo precisa de todos os membros e interligados, aliançados com compromissos.
"Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo."
1Coríntios 12:12


Yesod com Chesed é como a massa e o tijolo: um liga, gruda, o outro dá sustentação, o resultado é a construção edificada, pronta, fortificada.
"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função".
Efésios 4:15‭-‬16

Perguntas para meditar:
- Qual é o meu lugar, função, deveres e direitos onde convivo: casa, trabalho, igreja, etc?
- Com pessoas que convivo, tenho sido um peso ou bênção?
- Tudo que faço é para um bem comum ou só para eu usufruir?
- Tenho consciência das minhas virtudes e limitações?
- Reconheço as virtudes das pessoas que convivo e compreendo suas limitações?
- Tenho percepção das necessidades das pessoas?

ORAÇÃO:
Pai de amor, que a oração de Jesus em João 17:21 seja real em minha vida: que eu seja UM com meus irmãos para que o mundo creia. Que a Yesod liberte a plenitude do amor em mim e em todos com quem convivo e tire minha vida do comodismo carnal, do individualismo e restaure Sua semelhança em mim. Amén!!

Dízimos - Ofertas - Primícias

Quando somos dizimistas não falamos mal do dízimo. Quando somos ofertantes não falamos mal das ofertas. Quando somos primiciantes não falamos mal das primícias. Os atributos espirituais cumprem um proposição específico. “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” (Romanos 13:7)

O Dízimo desata a fé e fidelidade. Quem não crê, não dízima. O dízimo é um mandamento divino desde os dias de Abraão. “PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz.” (Hebreus 7:1,2)

A Oferta desata prosperidade e riqueza, pois é regada num propósito específico. ”Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” (II Coríntios 9:7)

A Primícia é a semente de Santidade e Honra. _”E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.“ (Romanos 11:16)_. Só primicia os que possuem a visão de Jerusalém e sabem que por trás de cada semente plantada tem um colheita liberada. “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de todos os teus ganhos; e se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” (Provérbios 3:9-12)

Obrigado pela sua lealdade e por saber que no cumprimento do princípio toda nossa casa está em segurança. Na verdade, o FAVOR da primícia não é só para os que recebem a semente, é para os que plantam, pois o milagre é garantido pelo Dono da PALAVRA. _“E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oblação de tudo, de todas as vossas oblações, serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a tua casa.” (Ezequiel 44:30)_

O Senhor te prospere abundantemente, assim como tem feito e assim como prometeu.

Bp. Jotha Júnior | REUNI

SEM ACEPÇÃO

Shalom, bom diaa!

"Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé." Gálatas 6:10

Quem gosta de ser passado para trás?
 
Ninguém!!

Nós somos chamados para fazer o bem a todos, sem acepção, e não para sermos seletivos sobre quem ajudamos. 

Você deixa que o medo de ser explorado te impeça de dividir o que tem? 

Jesus não teve este medo quando escolheu morrer na cruz pelos pecados que Ele sabia que você e eu continuaríamos cometendo.

Pr. Jotha 

segunda-feira, 10 de abril de 2023

BUSQUE A PAZ

Shalom, bom diaa!

"Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança." (1 Pedro 3:11)

Assim como dá trabalho cuidar de um carro, também dá trabalho buscar e manter a paz. 

Pode ser ainda mais difícil quando a paz não vem naturalmente. 

No entanto, nós não devemos comprometer nossa crença em Cristo em busca de paz, mas é muito importante, buscar a paz com perseverança nos nossos relacionamentos e quando interagimos com as pessoas.

Pr. Jotha

5° Dia - Contagem do Omer

HOD DOBRE CHESED

(Hod shebe Chesed)

"Esse Omer é a chave para curar relacionamentos"

Hod é Humildade, Glória, Esplendor, Submissão.

É um atributo muito importante para grandes conquistas, a humildade que conquista as glórias.

Os humildes serão exaltados: (Lc 14:11; 18:14; Mt 23:12; Tg 4:6). 

Uma passagem que ensina a ação de hod shebe chesed está em Mateus 15:21-28: 

Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E, naquele mesmo instante, a sua filha foi curada.

Mateus 15:26‭-‬28.

O amor nos leva a romper com nossos limites e reputação para conquistas maiores. Quando amamos com amor divino, o amor que doa a vida, vencemos o mundo.

O amor, a caridade humildes não busca interesse ou favor (ICor. 13:5), não ama para satisfazer suas vontades ou prazeres. Amor não se negocia, isso é prostituição.

E, quando fazemos a caridade não divulgamos como muitos o fazem (Mat.6:3-4).

Perguntas para meditar:

- Abro mão de meus interesses e vaidades por aqueles que amo?

- Sou consciente que não sou merecedor de receber a Graça?

- Sou submisso a quem me ama?

- Eu amo mais que sou amado?

- Sou humilde em meus relacionamentos?

- Amo para o meu prazer?


ORAÇÃO

"Pai de amor, sonde meu coração e o torne humilde para que eu possa receber o esplendor e a Glória que O Senhor tem reservado como herança para seus filhos sem risco de mudar meus valores e relacionamentos. Que não haja nenhuma soberba nem o engano de me achar mais que outras pessoas. Que Seu Espírito revele o humilde segredo da grande fé. Amén."

domingo, 9 de abril de 2023

4° Dia - Contagem do Omer

NETZACH SOBRE CHESED

(Netzach shebe Chesed)

Netzach é Vitória, resistência, tolerância persistência, resiliência, firmeza, superação.

É o atributo que essa geração mais precisa pois tem dois opostos: Vitimismo e fragilidade de um lado e violência do outro. Netzach é a Vitória pela persistência e resistência, a superação. Nosso amor e bondade (chesed) precisa ser resistente, suportar além das limitações. O amor tudo suporta (I Cor.13:7).

O povo de Deus quanto é mais oprimido e perseguido, fica mais forte e vitorioso.

A Netzach fortalece o amor para vencer o medo (1 João 4:18).

Netzach e Chesed criam uma sinergia e nos levam à superação de todo tipo de oposição, deficiências e adversidades da vida.

Perguntas para meditar:

- Eu me sinto vítima com circunstâncias, pessoas, família, trabalho, etc?

- Tenho medo de ter iniciativas?

- Desisto fácil dos desafios?

- Não consigo dizer não?

- Tenho dificuldade de aproximar de pessoas para ajudá-las?

- Não tenho mais sonhos e projetos na vida?

-  Estou acomodado com rotina e condição de vida?

- Tenho medo de amar?

Pratique o desafio desse dia: Persista em amar, vença o tempo e as barreiras e manifeste o amor em todas as situações e relacionamentos.


ORAÇÃO

"Pai de amor, que a força do Seu amor ajude a me mover no que O Senhor direcionar. Que lance fora todos os meus medos e condicionamentos. Abra minha visão, me dê coragem para enxergar com os olhos de amor além das circunstâncias, barreiras, problemas e veja a vitória do Seu Reino em minha vida."

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33


sábado, 8 de abril de 2023

HOSPITALEIRO

Shalom, bom diaa!

"Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação." (1 Pedro 4:9)

Como é bom ficar na casa de alguém que é generoso. 

O dom de hospitalidade é muito poderoso. 

As pessoas se unem, dividem tanto a comida que preparam, como boas risadas e também seus bens. 

Ser hospitaleiro é trabalhoso, mas deixa boas lembranças. 

Você faz o mesmo com os teus convidados quando eles estão na tua casa?

Pr. Jotha 

3° Dia - Contagem do Omer

TIFERET SOBRE  CHESED

(Tiferet shebe Chesed)

Tiferet é Harmonia, beleza, equilíbrio, compaixão. É o que sonda as intenções do coração. Revela se amamos certo com espírito errado ou amamos errado com o espírito certo. É o equilíbrio da empatia, o amor compassivo que gera os milagres da compaixão.

Perguntas para meditar:

- Qual a real motivação do seu amor?

- Tenho negociado a dedicação do meu amor?

- Eu "amo" alguém porque me faz bem ou porque preciso dela?

- Meus relacionamentos de afeto são possessivos e manipulados?

- Tenho drenado a quem digo que amo?

- Amo com amor incondicional?

- Sou seletivo e faço acepção de pessoas para amar?

- Amo meus inimigos a ponto de apagar as mágoas e ajudá-los nas necessidades? (Mat. 5:43-44).


ORAÇÃO

"Pai de amor, que Seu grande amor me ensine o nível certo do amor. Sonde-me e veja se há em mim alguma motivação errada. Cure minhas deficiências, limitações e traumas que me impedem de amar levemente. Faça-me um canal da manifestação dos milagres da compaixão. Amén"

sexta-feira, 7 de abril de 2023

2° Dia - Contagem do Omer

GUEVURÁ SOBRE CHESED

A força, justiça e coragem divina ajusta a bondade e caridade humana. Não mais nos movemos por impulsos, afeições e emoções meramente humanas. Isso impede de interferir nos tratamentos de Deus usando nossa própria força, coragem ou justiça. 

A passagem de Jesus quando na primeira reação, nega ajudar a mulher dizendo que não era justo dar o pão dos filhos aos cães. Jesus parecia insensível ao dizer isso, mas com essa atitude ele faz com que ela demonstre uma fé humilde e corajosa, a guevurá.

Perguntas para meditar:

- Como tenho amado a minha dedicação ao Reino de Deus?

- Eu amo a justiça de Deus ou a minha justiça?

- Eu dedico à obra com amor ou para me projetar?

- Eu ministro dons por amor aos meus irmãos ou por interesses pessoais?

- Sou disciplinado por obediência e amor ou por obrigação?


Oração:

"Pai de amor, que eu seja constrangido por Sua Guevurá, Sua força e justiça. Que eu aprenda a dedicar, ministrar, doar, ser moderado e reverente por Sua justiça e não pela minha. Transforme a minha bondade pela força da Sua justiça.

quinta-feira, 6 de abril de 2023

YESHUAH, NOSSO PÊSSACH

Esta é uma festa de grande importância para o povo do Eterno, devendo ser celebrada não só pelos judeus, mas também por não judeus e, principalmente por aquele que é um verdadeiro discípulo de Yeshua. (I Co 5:8)

Pêssach não só lembra aos filhos de Israel que foram escravos no Egito, sendo libertos pelo próprio D'us, mas também alicerça toda a obra de redenção e salvação do Messias Yeshua, nosso Cordeiro Pascal. Esta festa também marca o início do calendário bíblico de Israel e delimita a data de todas as outras festas na Bíblia.

Portanto, não deixe de celebrá-la com sua família, tendo cravado em sua mente e coração o real significado desta importante data.

Yeshua é o nosso Pêssach!

Fonte: Ensinando de Sião

ENGANADOS

Shalom, bom diaa!

"Jesus respondeu: 'Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!" (Marcos 12:24)

Você sabe do que Deus é capaz? 

Você já experimentou isso na tua vida ou leu isso na Bíblia? 

Não há nada como ler histórias bíblicas e poder aplicá-las na nossa vida. 

Construir a tua fé sobre os exemplos de homens corajosos de fé que viveram muitos anos antes de nós, honra a Deus e o Seu poder. 

Não cometa o mesmo engano que os líderes religiosos cometeram na época de Jesus.

Pr. Jotha

1° Dia - Contagem do Omer

CHESED SOBRE CHESED

Chesed é amor, bondade, caridade.

Algumas perguntas para meditar:

- Como tenho amado?

- Quanto tenho dedicado a esse amor?

- Amo com amor humano (filéo) ou divino (ágape).

- Quanto tenho amado a Deus?

- Quanto tenho amado a mim mesmo?

- Quanto eu tenho amado meu próximo?

- Quais são os frutos desse amor, bondade, benignidade?


Oração:

"Pai de Amor, que amou o mundo de tal maneira que deu Seu único filho para morrer por meus pecados, revele a Sua Chesed sobre a minha chesed e transforme minha mente, emoções e me aperfeiçoe. Amén".

terça-feira, 4 de abril de 2023

A ESTE PONTO

Shalom, bom diaa!

"Então o rei Davi entrou no tabernáculo, assentou-se diante do Senhor, e orou: 'Quem sou eu, ó Senhor Deus, e o que é a minha família, para que me trouxesses a este ponto?" (1 Crônicas 17:16)

Você já olhou para trás em tua vida, e viu quão longe Deus já te trouxe? 

Você viu como Deus tem protegido você? 

Deus tem sido bom com você, mesmo sabendo que você passou por lutas e problemas, Deus te trouxe até aqui. 

Vá em frente, dê uma olhada no passado e no presente. 

Humilhe-se diante de Deus.

Pr. Jotha

domingo, 2 de abril de 2023

MUTUAMENTE

Shalom, bom diaa!

"isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé." (Romanos 1:12)

Cada um de nós está em um nível diferente com Deus na sua caminha de fé. 

Ao mesmo tempo que é muito difícil expor nossas feridas, também é importante compartilhar histórias de fé com nossos amigos. 

Isso nos lembra das bênçãos que Deus nos tem concedido e ao mesmo tempo encoraja outras pessoas em suas caminhas com Deus. 

Você tem irmãos em cristo com quem você possa compartilhar a tua jornada?

Pr. Jotha 

"A CONTAGEM DO OMER - Sefirá Ha'Ômer"

"A MENTORIA DE DEUS"

A partir do dia seguinte ao início da Páscoa é iniciada a "Contagem do Omer".

Mesmo após a destruição do Templo, no ano 70, o povo de Deus continuou praticando a contagem do Omer e a meditação nos princípios que ela ensina. A ordenança dessa prática está no texto de Levítico 23:15: "Contareis para vós desde o dia seguinte ao primeiro dia festivo, desde o dia em que tiverdes trazido o "ômer" da movimentação; sete semanas completas serão." (Tradução judaica original).

O Omer é uma medida de grãos de aproximadamente 2,2 litros. Todos os dias era preciso levar essa medida ao templo, observando o dia em que era ofertada. Desde o ano 70 não há mais Templo em Jerusalem, mas os princípios e as práticas da observância dos dias permaneceram.

No dia seguinte ao jantar de Páscoa (Seder), que nesse ano de 2023 começou no pôr do sol do dia 5 de abril, quarta-feira, foi iniciada a contagem do Omer por sete semanas (sete dias X sete semanas = 49). No término das sete semanas, no 50⁰ dia, é celebrada a Festa de Shavuot (Festa das Semanas, ou Festa de Pentecostes). Nesse dia também é celebrada a entrega das Leis que Deus deu a Moisés no Monte Sinai, cinquenta dias após a saída da terra do Egito (em hebraico, o nome "Egito" é "Mitzrayim" e significa 'os limites da fronteira').

Em Hebreus 10:1 é dito que "a lei é a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas". Há um paralelo da Torá (no antigo testamento) com o Novo testamento. Após a Páscoa, na ressurreição de Jesus, Ele ficou por 40 dias (um ciclo) aperfeiçoando os seus discípulos. Ao final desse período, Jesus volta para O Pai para poder enviar o Consolador, O Espírito Santo (João 6:17) que veio dez dias depois, somando, portanto, 40 + 10 = 50 (pentaconta em grego). O quinquagésimo dia é Shavuot, o dia da entrega das Leis, e também o dia de Pentecostes, o dia da Entrega do Espírito.

O povo judeu foi aperfeiçoado por 49 dias após a saída do Egito. Como isso não aconteceu, foi necessária a Lei e 40 anos de "aperfeiçoamento" no deserto. 

Hoje, observar a contagem do Omer requer dedicação e disciplina. Somos desafiados a nos aperfeiçoarmos todos os dias, de uma forma progressiva - um gradualismo, uma jornada diária.

Para cada dia da semana, nós temos sete atributos humanos a serem aperfeiçoados por meio de sete atributos divinos,  de modo que nos tornemos à Sua semelhança e nos preparemos para uma revelação mais profunda da Palavra de Deus e dos dons que O Espírito Santo nos capacita.

São esses os sete atributos emocionais:

1 - Chesed - bondade, caridade, benevolência.

2 - Guevurá - força, justiça, disciplina, moderação, reverência.

3 - Tiferet - beleza, equilíbrio, harmonia.

4 - Netzach - resistência, persistência, firmeza; superação, vitória.

5 - Hod - humildade, submissão, glória, esplendor.

6 - Yesod - vínculo, interdependência, princípio.

7 - Malchut - nobreza, soberania, liderança, reino material.

Cada atributo divino sobreposto ao atributo humano nos aperfeiçoa e transforma. Sendo assim, cada dia seremos aperfeiçoados em uma área específica.

A primeira semana será "Chesed" e no primeiro dia será chesed divina sobre a chesed humana, ou seja, a bondade divina moldando, matriciando a bondade humana.

No segundo dia nós teremos  Guevurá sobre Chesed, ou seja, a força divina sobre a bondade humana, e assim sucessivamente.

Todas as noites, de preferência ao pôr do sol, na virada do dia, quando você ler a mensagem referente a contagem do Omer, procure estar em um local reservado e tranquilo onde você possa meditar em cada atributo do dia: no primeiro dia medite se a bondade que você pratica é uma bondade humana ou divina. Verifique se a sua bondade não é apenas esforço humano ou uma busca por reconhecimento e mérito. Esteja compenetrado. Depois, ore a Deus para que a bondade d'Ele seja a sua bondade.

Vamos lá, temos uma jornada, uma escalada de aperfeiçoamento por 49 dias, até o grande e glorioso dia de Celebrarmos O Espírito Santo. Um momento a ser celebrado muito mais do que a formatura de uma faculdade, pois se trata do desfecho de uma verdadeira MENTORIA DE DEUS.

Com amor,


Renato Saito

sábado, 1 de abril de 2023

ORAÇÃO

Shalom, bom diaa!

"não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações." (Efésios 1:16)


Que tipo de coisa você menciona em tuas orações? 

Você pede a Jesus para te dar saúde, sucesso financeiro e um carro novo? 

Muitas vezes, quando nos aproximamos de Deus, pedimos coisas que só beneficiam a nós mesmos. 

No entanto, existem pessoas amadas que estão passando por dificuldades e que abrem seus corações conosco. 

Você pode ajudá-las. 

Use a tua voz e interceda a Deus à favor delas. 

Quando você orar hoje, lembre-se de servir aos outros através da tua oração.

EU ESTOU ORANDO PPR VOCÊ AGORA!!

Pr. Jotha