terça-feira, 16 de maio de 2023

41º Dia da Contagem do Omer

YESOD SHEBE YESOD

Compromisso no Compromisso

Parece redundância mas o compromisso é algo tão importante que é necessário que O Yesod divino, o compromisso, a aliança se sobreponha sobre o falho compromisso humano. Existem certas repetições que potencializam a intenção como quando a palavra diz:

"Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi: que o poder pertence a Deus. Contigo também, Senhor, está a fidelidade. É certo que retribuirás a cada um conforme o seu procedimento." Salmos 62:11‭-‬12 

A fé vem quando reforça o sentido da obediência  ao que se ouve:

"E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo" Romanos 10:17. 

Assim como precisamos ouvir e dar ouvidos, também precisamos reafirmar o vínculo dos compromissos. É como dar um nó sobre outro nó para garantir.

Yesod de Deus cura nossa capacidade humana de compromissos. Jesus fez um compromisso com os discípulos e o tornou divino quando disse: 

"Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mateus 28:20.

O significado etimológico de compromisso é fazer uma promessa mútua. Nosso Deus é um Deus de promessas e cumpre todas elas:

"Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu" Hebreus 10:23.

Assim devemos ser também com nossos irmãos, precisamos ter o compromisso (Yesod) de mantê-los no compromisso, incentivando e fortalecendo cada um: 

"E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras" Hebreus 10:24.

Muitos não querem o compromisso e é uma reação comum, o isolamento. Todos os solitários precisam de uma libertação e cura,  muitos não querem mais nenhum vínculo por alguma decepção ou frustrações. 

O compromisso fica comprometido e se afastam:

"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia." Hebreus 10:25.

O Compromisso de termos um compromisso é o ministério da reconciliação: fomos reconciliados pela graça e é nosso compromisso reconciliar outros filhos com O Pai:

"Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação" 2 Coríntios 5:18

Perguntas para meditar:

- Eu me esquivo da responsabilidade de novos compromissos e alianças?

- Tenho desconfiança e insegurança em me ligar às pessoas?

- Prefiro andar sozinho?

- Certas lembranças do passado me bloqueiam?

- Tenho dificuldade em crer em promessas?

- Já deixei de cumprir uma promessa que fiz à Deus?

- Eu me sinto livre e aberto a novas alianças?

ORAÇÃO

Pai de aliança e promessas, O Louvo por nunca deixar de cumprir cada Palavra. Eu me arrependo pela minha falta de fé e muitas vezes apressar e abortar Seus planos. Por todas as vezes que me isolei e quebrei compromissos. Que nesse período do Omer eu seja restaurado pelo Espírito Santo na minha confiança e fé nos relacionamentos, em Nome de Jesus, Amém.