YESOD SHEBE HOD
União na humildade
Não há utilidade em uma humildade isolada. A palavra ensina que é melhor serem dois:
"Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!" Eclesiastes 4:10.
Aqui não diz quem é que cai, pode ser tanto um como o outro. Os dois precisam ser humilde e se submeterem um ao outro, uma confiança mútua, uma interdependência.
Esse é o maior nível de igualdade que existe. "Aos pés da cruz o chão é plano e todos são da mesma altura".
A Yesod divina, o vínculo que nos torna UM transforma a humildade humana em uma força sobrenatural, faz com que a submissão tenha a força da autoridade. Nisso se baseia todo o governo do Reino de Deus:
"Mas a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu Reino." Hebreus 1:8.
"Pois em Deus não há parcialidade" Romanos 2:11
Não existe julgamento na humildade, o verdadeiro humilde reconhece os seus erros projetados nos erros do outro e desperta outros importantes atributos como o amor e a compaixão e é estabelecido o Yesod, o vínculo, a união, a interdependência:
"E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição" Colossenses 3:14.
O Contrário, a falta de identificação do vínculo, enfraquece a humildade, ela nos faz julgar e nos deixa reféns da lei:
"Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente. Mas, se tratarem os outros com parcialidade, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores" Tiago 2:8-9.
Perguntas para meditar:
- Tenho o hábito de comparar minha humildade com a de outras pessoas?
- Prefiro andar só para não depender de ninguém?
- Aprendi na vida que auto suficiência é virtude?
- Tenho discernimento que preciso mudar meus conceitos e valores?
- Tenho resistência de que me lavem os pés?
- Quando caio reconheço que preciso de pessoas humildes para me levantar?
- Faço acepção de pessoas?
ORAÇÃO
Pai de amor e equidade, obrigado por colocar pessoas que caminham ao meu lado, e que não estão nem à frente nem atrás. Eu me arrependo por todas as vezes que andei sozinho e tentei esconder minhas quedas. Busco hoje Seu Espírito Santo que me unge através de meus irmãos que lavam meus pés. Em Nome de Jesus, amém.