domingo, 14 de maio de 2023

39º Dia de Contagem do Omer

NETZACH SHEBE YESOD

Tolerância no Compromisso

Novamente nos deparamos com o que divide dois extremos a Netzach , a tolerância divina que é logânima com a complacência humana, uma resgata e salva, amadurece a outra coopera com a destruição e desgraça.

A tolerância longânima é por amor e compaixão, e tem origem no espírito e a  complacência é por pena e dó e acontece nas emoções, na alma humana.

O contrário de Netzach, a intolerância tem a raiz nas diferenças, o não saber lidar cria barreiras e defesas muitas vezes pelo medo do diferente ou por pura segregação e preconceito seja social, intelectual, religioso, cultural, financeiro, etc.

Precisamos da Netzach de Deus para fortalecer os compromissos e as alianças para a Unidade:

"Ora o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento, uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Para que, concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu, para glória de Deus." Romanos 15:5‭-‬7.

Muitas vezes a soberba religiosa cria muros sectários e precisamos transformá-los em pontes:

"Aceitem o que é fraco na fé sem discutir assuntos controvertidos. Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou." Romanos 14:1‭-‬3

Precisamos resistir e ter tolerância por amor ao Corpo de Cristo

"Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo." Romanos 15:1‭-‬2.

A intolerância segrega, divide e é sinal de imaturidade e de carnalidade (ICor. 3:1-5). Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e, se em algum aspecto, vocês pensam de modo diferente, isso também Deus esclarecerá" Filipenses 3:15

Perguntas para meditar:

- Tenho sido tolerante nas fraquezas dos irmãos?

- Faço acepção de pessoas na tolerância?

- Sou longânimo ou complacente?

- Abro mão de conceitos pela unidade?

- Tenho medo do que é diferente?

- As pessoas com quem tenho alianças e compromissos tem tolerância?

ORAÇÃO

Pai de amor longânimo, eu O louvo e O bendigo por ter paciência comigo e me tolerar mesmo quando não mereço. Perdão por muitas vezes ser intransigente e não ter paciência com os mais fracos na fé, ser arrogante em meus conceitos e me impor nos compromissos.

Que Seu Espírito Santo revele mais o amor pelo Corpo de Cristo. Em Nome de Jesus, Amém