"YESOD SHEBE NETZACH"
Vínculo na Tolerância
"Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro." Provérbios 27:17
Todas as vezes que lemos isso a primeira coisa que vem à lembrança são os embates que temos com os irmãos, familiares e amigos. Mas não compreendemos que a limpeza das arestas é necessária para que haja um vínculo perfeito, uma verdadeira interdependência e aliança.
Esse vínculo é o que fortalece a persistência, a tolerância. Um ferro demora horas, as vezes dias para formar um fio e o mais importante é que os dois ferros ficam simultaneamente afiados.
Paulo conhecia bem esse nível de tolerância (Netzach) humana transformada pelo vínculo (Yesod) a aliança divina. A essência da unidade com propósito.
"Sofra comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo."
"Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna." 2 Timóteo 2:3, 10
No Reino não se caminha sozinho. Quem faz carreira solo se torna alvo fácil
"o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" 1 Pedro 5:8
Jesus na missão dos discípulos (Lucas 10:1), enviou-os de dois em dois porque conhecia os princípios da eficácia e da força na unidade.
"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." Eclesiastes 4:9-10, 12
Os vínculos fortalecem, criam a interdependência e podem resistir e superar os obstáculos e o inimigo.
"Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo." Gálatas 6:2
Perguntas para meditar:
- Costumo fazer carreira solo para não dividir a glória, fama e dinheiro?
- Ando sozinho porque não gosto que ninguém dê opinião?
- Tenho dificuldade em dividir tarefas por não confiar em ninguém?
- Entendo que as pessoas que estão ao meu lado são dependentes de mim e eu delas?
- Tenho amigos mais chegados que irmãos?
- Ouço minha esposa/marido em decisões conjuntas?
- Sei que alianças são inquebráveis?
ORAÇÃO
Pai de entranháveis afetos, Graças dou ao Senhor por me conduzir a pessoas que me aperfeiçoam todos os dias. Peço perdão por muitas vezes romper os vínculos para tentar ir mais rápido em meu caminhar e depois não chegar a lugar algum. Por ferir pessoas com minhas imposições e perder a via de mão dupla do amor. Peço que Seu Espírito Santo, nesse período de aperfeiçoamento da contagem do Omer até Pentecostes, aumente esse amor que é o vínculo da perfeição (Col. 3:14). Em nome de Jesus, amén!