quinta-feira, 25 de maio de 2023

50º Dia - Festas de Pentecostes

"CHAG SAMEACH SHAVUOT" - Feliz festa das semanas

Começa hoje, dia 25 de maio de 2023 ao pôr do Sol às 17h30 até o pôr do sol de sábado, a Festa de Shavuot, a festa das semanas também chamada de "Festa das Colheitas" e "FESTA DE PENTECOSTES", O 50° DIA

“Celebre a festa das semanas, na ocasião dos primeiros frutos da colheita do trigo, e a festa do encerramento da colheita, no fim do ano" Êxodo 34:22

No segundo dia da Páscoa começa a Contagem do Ômer, por sete semanas. Nesse dia começa a colheita da cevada. Por 49 dias é feita a contagem do Ômer e no dia seguinte comemora-se a Festa das Semanas, Shavuot. Também é o início da colheita dos primeiros frutos ou Primícias de Trigo, uva, figo, azeitonas, romãs e tâmaras (mel de Tâmaras):

"terra de trigo e cevada, videiras e figueiras, de romãzeiras, azeite de oliva e mel". Deuteronômio 8:8

É uma festa da abundância e fartura, por dois dias celebram.

“Contem sete semanas a partir da época em que vocês começarem a colheita do cereal" Deuteronômio 16:9 

Comemora-se nesse dia a entrega das tábuas das leis a Moises no 50° dia após a Páscoa

“A partir do dia seguinte ao sábado, o dia em que vocês trarão o feixe da oferta ritualmente movida, contem sete semanas completas. Contem cinquenta dias, até um dia depois do sétimo sábado, e então apresentem uma oferta de cereal novo ao Senhor". Levítico 23:15‭-‬16

Para nós, cristãos, celebramos nesse dia a Festa de Pentecostes (por ser no 50° dia a palavra vem do grego pentēkostḗ).

"Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava". Atos 2:1‭-‬4. 

Descrevendo o cenário

Eram cerca de 120 pessoas (Atos 1:15) reunidas no cenáculo (do latim cenaculūm - cena - jantar) um refeitório. Se fosse hoje seria um salão de festas, restaurante ou praça de alimentação. Como era o costume (até hoje é assim entre os judeus) passavam a noite lendo a Torá porque nesse dia celebra-se a entrega das Leis a Moisés no Sinai, também baseado em Josué 1:8:

"Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido"

Eram nove horas da manhã (Atos 2:15), estavam todos sentados (Atos 2:2), provavelmente sonolentos e de repente o som de um vento invade o lugar e línguas de fogo pousaram sobre cada um e foram cheios do Espírito Santo, cumprindo a promessa e a obra de Jesus: restaurar O Espírito Santo novamente dentro do ser humano.

Por miscigenação imprópria o homem decaiu, degenerou, eram nephelim (נְפִילִים da raiz nphl cair, decair), O Sopro Sagrado, Huach Hakodesh foi gradativamente degenerando dentro do homem que deixou de ter o Espírito Santo dentro dele:

"Então, declarou o SENHOR: “Por causa da malignidade do ser humano mortal, o Espírito que lhe dei não permanecerá nele para sempre; portanto, ele não viverá além dos cento e vinte anos!” Genesis 6:3 KJA.

A medida que O Espírito "enfraquecia" dentro do homem ele gradativamente perde a longevidade.

Com essa perda, as ações e manifesrações do Espirito Santo no homem foram a externas e não mais dentro dele.

"Então o Senhor desceu na nuvem e falou com Moisés. E, tirando do Espírito que estava sobre Moisés, o pôs sobre aqueles setenta anciãos. Quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas isto nunca mais se repetiu". Números 11:25

"Naquele momento, o Espírito do Senhor veio sobre Sansão com tamanho poder que ele rasgou o animal pelas mandíbulas usando as próprias mãos, com a mesma facilidade que se despedaça um cabrito". Juízes 14:6

"Quando Sansão chegou a Leí, os filisteus vieram ao seu encontro, dando gritos de vitória. Mas o Espírito do Senhor veio com poder sobre Sansão, e ele rompeu as cordas em seus braços como se fossem barbantes de linho queimados, e as amarras caíram de suas mãos". Juízes 15:14

"Então o Espírito do Senhor revestiu Gideão, que fez soar o alarme, convocando os homens da família de Abiezer a segui-lo". Juízes 6:34

"Então o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada". 2 Crônicas 24:20a

"E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo". João 20:22 

Em vários outros textos, a manifestação do Espírito Santo era externa, vinha sobre ou revestia porque não habitava mais dentro do homem.

As profecias diziam que O Senhor restauraria O Seu Espírito no Homem novamente:

"Porei dentro de vocês o meu Espírito e farei com que andem nos meus estatutos, guardem e observem os meus juízos". Ezequiel 36:27

Nesse dia da Festa de Pentecostes, na Torá, O Senhor deu as Suas Leis e no tempo da Graça Ele nos dá O Seu Espírito Santo. Aleluia!

Celebrem ao Senhor com Adoração e cânticos de Louvor. Celebrem Sua lei dentro dos corações (Jeremias 31:33).

Celebrem O Seu Espírito dentro dos filhos. Celebrem os dons que Ele nos dá.

Feliz dia de Pentecostes!

CHAG SAMEACH SHAVUOT!


quarta-feira, 24 de maio de 2023

49º Dia da Contagem do Omer

MALCHUT SHEBE MALCHUT

Nobreza na Nobreza

"Hoje, 49° dia, em que se completam sete semanas da contagem do Omer”.

"Baruch et'Adonai Elohenu Melech Ha Olam Asher Kideshánu Bemisvotáv

Vetsivánu al Sefirát Ha'Omer"

“Bendito és Tu, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificou e nos ordenou a contar o Ômer”

Amanhã, quinta-feira dia 25 de maio de 2023 ao pôr-do-sol começa a Festa de Shavuot (semanas - Levítico 23:15-16) ou Pentecostes (Atos 2:1).

Festa em que cristãos celebram o retorno do Espírito Santo dentro do homem e a festa em que judeus celebram a entrega da Torá (leis) no Monte Sinai.

Há uma fusão e as duas festas na verdade são uma só:

"Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo" Jeremias 31:33 (Também em Heb.8:10).

É a celebração da restauração do homem à semelhança para que receba do Espírito Santo os dons para reinar com O Senhor (Ap. 3:21).

Malchut é a nobreza divina do Rei que reina sobre outros reis,  os que têm a malchut terrena.

Nós somos aperfeiçoados nesses 49 dias da contagem do Omer, para sermos constituídos Reis e Sacerdotes pelo Espírito Santo:

"E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai" Apocalipse 1:6a

"Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória" 1 Pedro 5:4

E Diante do Seu trono nós entregamos nosso malchut, a nobreza a Ele quando colocamos as nossas coroas aos Seus pés:

"Eles lançam as suas coroas diante do trono e dizem: “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas” Apocalipse 4:10‭b-11.

Completo o Omer em Malchut, O Reino de Deus na terra, sobre malchut humano. O Rei sobre todos os reis.

"Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES" Apocalipse 19:16.

Celebramos a jornada da contagem do Omer com a alegria da salvação e adoração ao Eterno. Aleluia!

"Rendam-te graças todas as tuas criaturas, Senhor, e os teus fiéis te bendigam. Eles anunciarão a glória do teu reino e falarão do teu poder, para que todos saibam dos teus feitos poderosos e do glorioso esplendor do teu reino. O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração". Salmos 145:10‭-‬13a.

Perguntas para meditar e praticar

- Eu me vejo como um sacerdote?

- Eu me vejo reinando como um rei junto com O Senhor?

- Tenho buscado O Reino de Deus em Primeiro lugar?

- Sou reflexo da Glória e da Nobreza do meu Rei?

- O Senhor é totalmente Senhor da minha vida e afeições?

- Sinto que estou pronto para O Espírito do Senhor transbordar através da minha vida?

- Esses 49 dias da contagem do Omer mudaram e transformaram minha vida?

ORAÇÃO

Pai, meu Rei e Senhor. Graças Lhe dou por chegar até esse dia e completar a contagem do Omer. Sou grato por Sua Graça que me trouxe perdão e restauração de todas as falhas erros e pecados expostos pelo meu coração. Estou pronto e certo de que não tenho nenhum mérito para receber o Espírito Santo em mim. Por isso eu O louvo por sua Maravilhosa Graça que me salvou. Aleluia! Exaltado seja O Nome de Jesus, amén.

terça-feira, 23 de maio de 2023

48º Dia da Contagem do Omer

YESOD SHEBE MALCHUT

Compromisso na Nobreza

A unidade do Corpo do Rei

Começo a contagem desse Omer com provérbios do Reino:

 "No Reino ninguém caminha sozinho ∴ Ninguém reina sozinho" 

"Todo que anda Sozinho é um alvo facil"

"Quem governa sozinho não é um Rei nobre, é um imperador".

"No Reino não há primeiro ministro"

"Somos todos cordeiros e leões, Servos (sacerdotes) e Reis"

(by @renatosaito)

Sabemos que quem regerá as nações com cetro de ferro será o Filho Varão (Ap. 12:5), formado por um Corpo multimembrado:

"Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo" 1 Coríntios 12:12.

Esse Corpo ligado pela Yesod, a unidade do Espírito, o vínculo, a interdependência é edificado, aperfeiçoado, equipado pelos ministérios de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres (Ef. 4:11), para que esse corpo governante alcance a maturidade, se torne o filho varão e governe.

Estamos sendo aperfeiçoados na contagem do Omer não só para um crescimento individual, mas para reinarmos com Cristo.

Malchut, o governo do Reino, está a encargo desse Corpo multimembrado, nos ombros, do qual Cristo é o cabeça (Col. 1:18):

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso". Isaías 9:6‭-‬7.

Todos nós somos aperfeiçoados para que cada um desempenhe bem sua função no Corpo.

Vale lembrar que um furúnculo é uma célula contaminada que inflama, drena a energia de outras células à sua volta, incha, lateja enche de pus até que o próprio corpo a expulsa (as vezes explode). Assim são aqueles individualistas que caminham sozinhos, sem a Yesod.

A palavra orienta a usar de esforço humano para preservar a unidade - só se preserva o que já existe - (Ef. 4:3).

E orienta como devemos fazer:

"Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós, também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine nos vossos corações; e sede agradecidos". Colossenses 3:13‭-‬15 

Perguntas para meditar e praticar

- Tenho bloqueios em me relacionar?

- Estou precisando me libertar de traumas que me impedem de relacionar?

- Desconfio de tudo e de todos?

- Quando trabalho em grupo quero sempre ser o líder?

- Sei até onde termina minha capacidade e começa a de outra pessoa?

- Consigo lavar os pés de todos sem barreira?

- Deixo que todos lavem meus pés?

- Sou maduro a ponto de deixar que me levem para onde não quero? (João 21:18).

ORAÇÃO

Pai de Unidade e amor. Eu O adoro e louvo por me dar a vida. Quanto tenho de me arrepender por todos os caminhos que trilhei sozinho, que perda de tempo! Por achar que meus problemas eram maiores do que todos e por muitas vezes ser vitimista nas minhas derrotas individualistas. Que o Espírito Santo me faça transbordar e me ajude a preservar em amor a unidade que Ele já criou. Em nome de Jesus, amén.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

47º Dia da Contagem do Omer

HOD SHEBE MALCHUT

Humildade na Nobreza

Jesus, bebê deitado em uma Sucá (cabana) durante uma Festa de Sucot (Tabernáculos), é a maior expressão de Hod divina, a humildade de um Rei.

O Rei dos reis e Senhor dos senhores sendo adorado em uma humilde cabana.

"Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens" Filipenses 2:6‭-‬7.

Com todo amor e nobreza Ele celebrou sukot-Tabernáculos com os que ele tanto ama.

"E o Verbo se fez carne e tabernaculou (eskênôsen) entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" João 1:14.

Jesus ensinou como é possível sair de uma manjedoura, de não ter onde encostar a cabeça (Mat. 8:20) até sentar entre príncipes (I Samuel 2:8), servindo humildemente como Rei:

"Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz" João 13:13‭-‬15

O Senhor em toda obra da restauração divina do homem se fez de exemplo para ser matriz de todos os que dele se aproximam. Em Sua nobreza e humildade em servir ele nos aperfeiçoa à Sua semelhança e nos deu o Seu Espírito que hoje habita dentro de nós nos dando dons e guiando nossos passos.

"Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora veem e ouvem" Atos 2:33.

Perguntas para meditar e praticar

- Quando lavo os pés dos meus irmãos sinto a humildade da nobreza?

- Preciso de ostentação para mostrar que sou abençoado?

- Consigo sentir nobreza morando em uma casa simples como a que Jesus nasceu?

- Meço a nobreza de uma pessoa pelo carro que ela tem?

- As suas roupas e aparência já mudaram a forma que as pessoas te tratam?

- Já confundi nobreza com bens e posses?

- Também confundi pobreza com humildade?

ORAÇÃO

Pai, Senhor e Rei, adoro-O na beleza da Sua Santidade. Seu amor me constrange. Perdão por tanta confusão que fiz com meus valores e conceitos e pelo orgulho da falsa humildade da minha falsa nobreza. Senhor, derrame O Seu Espirito Santo e me faça transbordar na vida dos que sirvo. Em Nome de Jesus, amén.

Por que conta o Omer

 POR QUE CONTAR O ÔMER?

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”  ‭‭1Coríntios‬ ‭3‬:‭16‬-‭17‬ 

A Contagem do Ômer são 7 semanas de reforma do nosso templo pelos sete atributos divinos que calibram, ajustam, aperfeiçoam os sete atributos humanos. 

O Templo visto por Moisés nas dimensões espirituais (céu) o fez construir a "maquete" do templo físico (Êxodo 25:40). As três partes do templo correspondem com as três partes do ser humano: Páteo - Carne; Lugar Santo - Alma; Santo dos Santos - Espirito.

E, agora, que o Deus da paz os torne santos em todos os aspectos, e que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam mantidos irrepreensíveis até a volta de nosso Senhor Jesus Cristo. 1Tessalonicenses 5:23 

Por isso, nesses 49 dias somos "mentorados" por Deus para sermos o Templo onde O Huach Hakodesh, O Espírito Santo volta a habitar para completar a obra e tornarmos não só a imagem mas a plena semelhança de Elohim, O Criador.

domingo, 21 de maio de 2023

46º Dia da Contagem do Omer

NETZACH SHEBE MALCHUT

Tolerância na Nobreza

"Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu" Eclesiastes 3:1.

Saber discernir e viver cada período (kairós) do avanço do Reino de Deus é a grande chave para a Netzach - a tolerância, a resistência e a superação de cada etapa nesse Caminho que nos leva a Governar com Cristo.

Jesus, despois que foi batizado foi levado pelo Ruach Hakodesh, O Espírito Santo, ao deserto para ser tentado por satã, o adversário (Mat. 4:1-11). Depois de jejuar 40 dias e 40 noites Ele teve fome, aí começaram as tentativas do inimigo de subornar o seu fraco e faminto corpo com pão (v3).  Depois tentou corromper sua sensível alma  quase nos limites da depressão dizendo "pula" e prove seu poder sobre os anjos (v6). Não conseguindo  perverter sua alma-carne foi no ponto mais profundo do coração de Jesus e tentou comprar o Seu Espirito (v9) oferecendo como moeda de troca aquilo que já era de Jesus por direito: O Reino. Mas Jesus teria que passar por toda a obra da cruz para que lhe fosse entregue todo o poder na terra como no céu (Mat.28:18).

Se Jesus tivesse aceitado adorar a satã em troca do Reino, nós estaríamos todos mortos. Mas, a Netzach, sua tolerância e resistência, levou-O a níveis fantásticos de superação e conquistar (tomar de volta) O Reino e o reinado (Malchut).

A exemplo de Jesus, não podemos deixar-nos corromper para encurtar o tempo. Não existem atalhos para O Reino.

Hoje, o mundo e seus impérios terrenos corrompem o tempo todo, se não com migalhas, esmolas e cargos públicos, agora ameaçam pela força da "justiça" criada para beneficiar seus aliados ditatoriais. Lembrem que o sistema e os impérios todos serão destruídos pela pedra cortada sem a ajuda de mão humana (Daniel 2:34).

Muitos pagaram altos preços para que nós tivéssemos a liberdade de cultuar e adorar o Senhor:

“Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Naquele tempo, muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim" Mateus 24:9‭-‬14

A tolerância  de passar por várias situações adversas e até tribulações não se comparam  com a glória que em nós há de ser revelada (Rm. 8:18).

"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz, para nós, um peso eterno de glória mui excelente" 2 Coríntios 4:17.

Toda a Palavra é um fiel testemunho de que a dedicação e a tolerância serão recompensadas pelo Senhor.

"Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é justo, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor de todos vocês uns pelos outros. Por esta causa nós nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé demonstrada por vocês em todas as perseguições e tribulações que estão suportando. Elas dão prova do justo juízo de Deus e mostram o seu desejo de que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo" 2 Tessalonicenses 1:3‭-‬5

Perguntas para meditar e praticar:

- Já cheguei a limites que pensei que não conseguiria me levantar?

- Queimo etapas para ver logo o fim?

- Já aceitei suborno e propina?

- Já ofereci suborno para evitar de ser punido?

- Desisti de propósitos por causa de pressões e dificuldades?

- Consigo me ver pela fé vivendo o Reino do Senhor na Terra?

ORAÇÃO

Pai, Rei e Senhor, eu O Adoro, me prostro e entrego totalmente meu coração. Eu me arrependo de "atropelar" Seus planos e propósitos em minha vida, por não ter tolerância nas provações. Desejo Seu Espírito Santo como Senhor do meu tempo e ações, que controle meus passos nesse caminhar do Reino. Em Nome de Jesus, amén

sábado, 20 de maio de 2023

45º Dia da Contagem do Omer

 TIFERET SHEBE MALCHUT

Compaixão na Nobreza

Nosso Deus é um Rei compassivo e zeloso e nos restaura todos os dias à Sua semelhança. À medida que Ele se revela a nós, tornamos como Ele é (I João 3:2).

"Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus" Efésios 2:4‭-‬6.

Nossa jornada do Omer está nos momentos mais cruciais. É um tempo de arrependimento profundo e aperfeiçoamento que nos leva a lugares humanamente inalcançáveis. 

Em uma visão espiritual vemos o Trono ao centro e  vários níveis de relacionamento com Deus, El Elyon - O Altíssimo e o Reino dos céus. Primeiro, os 144 mil selados (Ap. 7:4). À frente deles, os 24 anciãos (Ap. 4:10) e ao redor do trono, os 4 seres viventes (Ap.4:6). Mas, os que vencerem, sentarão com O Senhor no trono para reinar com Ele, depois de um processo de arrependimento e diligência (disciplina, zelo, determinação que praticamos na contagem do Omer).

Tudo o que Jesus fez foi para que nos tornássemos como Ele é: Sumo Sacerdote e Rei:

"Temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus e serve no santuário, no verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem" Hebreus 8:1‭-‬2

E, "Nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai" Ap.1:6.

Um dos momentos de maior revelação de Tiferet, a compaixão e a beleza de Jesus em seu trono (Malchut), foi na visão de Estêvão quando estava para ser apedrejado:

“Vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus” Atos 7:56.

A compaixão, o sentimento de Jesus e a reação de levantar a destra de Deus é impactante. Estêvão pela compaixão do Senhor, estava há poucos minutos de sentar no trono com Jesus. Uau!

Perguntas para meditar e praticar:

- Sinto compaixão a ponto de sair da zona de conforto (reino pessoal) para ajudar alguém?

- Tenho ciência do quão importante é a compaixão com as pessoas que estão sob meus cuidados?

- Eu me mostro compassivo para receber elogios e reconhecimento?

- Consigo enxergar o quanto sou fariseu?

- Preciso ser mais bom samaritano?

- Quanto falta em minha compaixão para assentar no trono com Jesus?

- Consigo ajudar alguém sem que ela mesma saiba?

ORAÇÃO

Pai de compaixão e glória, exalto Seu nome acima dos céus porque é o Altíssimo Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Eu me arrependo profundamente por conhecer a Sua Palavra, mas meus olhos não O viam. Perdão por todas as vezes que não fui compassivo com quem precisava, assim como O Senhor é. Que nesses dias eu seja aperfeiçoado pelo Ruach Hakodesh assoprando toda palha que ainda existe em minha natureza. Em nome de Jesus, amén.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

44º Dia da Contagem do Omer

GUEVURÁ SHEBE MALCHUT 

Disciplina na Nobreza

O Homem foi criado à imagem de Elohim (Gên 1:27) e moldado com o propósito de Governar, reinar, dominar a Terra:

"E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e governai (râdâh = Governar, Dominar)." Gênesis 1:28a.

Desde o Princípio era para governar (Malchut) a criação mas a falta de Guevurá, a Disciplina divina que é gerada pela obediência fez com que perdêssemos a legitimidade do governo.

A humanidade precisa então de exercitar, disciplinar através de um período de leis para que a alma-carne se submeta a Deus.

Então, as primeiras disciplinas começam por governar a nós mesmos ou sem proteção, nos autodestruiremos:

"Como a cidade sem muros, assim é o homem que não domina o seu espírito" Provérbios 25:28

Todo o domínio está nas mãos de Deus e a Sua vontade é de que nós sejamos os governantes e os nobres do Reino na Terra, por isso Ele nos dá a força:

"Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos." 1 Crônicas 29:11‭-‬12

Nesse período do, Reino de Deus nunca foi tão claro que Ele está levantando um povo poderoso na Terra, a geração de Reis e Sacerdotes:

"E nos constituiu reis e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai" Apocalipse 1:6a

Precisamos do modelo de Guevurá (disciplina) de Jesus e identificar qual nossa área de Malchut (governo) através do Seu Corpo (igreja) e dedicarmos ao Reino, nunca querendo ir além do nosso chamado:

"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se" Filipenses 2:5‭-‬6

Perguntas para meditar e praticar:

- Minha disciplina é eficiente a ponto de não aceitar subornos ou propinas?

- Sou disciplinado em buscar o Reino de Deus e a Sua Justiça em primeiro lugar?

- Sou disciplinado com minha saúde cuidando do meu corpo e mente, o Templo do Espírito Santo?

- Estou preparando meu corpo o Templo para a festa de Pentecostes?

- Meu sono, alimentação e atividade física estão em dia?

- Eu me autodestruo pela boca comendo tudo que vejo?

- Tenho gasto tempo em alimentar meu espírito com a leitura e meditação da Palavra, orações e adoração?

ORAÇÃO

Pai que me ama e disciplina, sou grato por Seu zelo e cuidado comigo. Perdão por todas as vezes que eu perdi o controle da vida e "chutei os baldes" que vi pela frente, pela falta de cuidado com meu espírito, alma, mente e corpo. Anseio para que O Espírito Santo continue ensinando a minha carne e ativando a minha memória para lembrar de todas as Palavras que O Senhor falou. Em Nome de Jesus, Amén.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

43º Dia da Contagem do Omer

CHESED SHEBE MALCHUT

Bondade na Nobreza

Nossa última etapa da Jornada precisamos encharcar O Malchut, O Reino Terreno, a nobreza com muito amor.

Essa é a etapa que somos plenamente restaurados pela obra do Pai através do filho, O Senhor Jesus:

"Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor". Colossenses 1:13.

Nisso O Espírito Santo nos prepara para o Avanço desse Reino na Terra que vem de forma imperceptível, como o levedar da massa do pão (Mat.13:33). Vem de forma gradativa, sem visível aparência:

"Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está no meio de vocês" Lucas 17:20‭-‬21.

Sim, O Reino está no meio de nós, com Reis e Sacerdotes (Ap.1:6). Governando com amor e justiça, O Reino cresce gradativamente e dá muitos frutos.

"O Deus de Israel falou, a Rocha de Israel me disse: ‘Quem governa o povo com justiça, quem o governa com o temor de Deus, é como a luz da manhã ao nascer do sol, numa manhã sem nuvens. É como a claridade depois da chuva, que faz crescer as plantas da terra" 2 Samuel 23:3‭-‬4.

A Chesed divina, a bondade e o amor são o propulsor da Malchut, a nobreza do Reino:

"Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”,  estarão agindo corretamente"

Tiago 2:8

Perguntas para meditar e praticar:

- Eu amo O Senhor o suficiente para buscar O Reino em primeiro Lugar?

- Eu estou disposto a amar e governar além das fronteiras da minha casa?

- Eu me sinto governante quando amo?

- O amor da nobreza consegue governar meu espírito? (Prov. 16:32)

- Tenho pecado e deixado de ser nobre por não de amar o Senhor de todo meu coração e alma e força? (Deut. 6:5 - Mat.22:37).

- Creio que o Reino do Senhor virá a nós e Sua vontade será feita aqui na terra como no céu? (Mat.6:10).

ORAÇÃO

Pai de Amor e Rei do Universo, eu O Amo e Lhe dou graças, ó Pai, porque o Senhor ocultou estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelou a nós, os pequeninos. Mas me perdoe por muitas vezes pecar por ser falho no meu amor, e me acomodar antes de ver O Seu Reino nessa Terra. Peço ao Espírito Santo que me retire dessa atmosfera de covardia e derrota e me faça um verdadeiro vencedor que conquista o próprio espírito e a terra. Aumente nosso amor, em Nome de Jesus, amén.

A Última Jornada da Contagem do Omer

MALCHUT, O REINO, A NOBREZA

Hoje começamos a última jornada da Contagem do Omer. Malchut, a nobreza, a soberania, o governo no Reino físico, o atributo mais diferenciado dos sete, é o que tem uma reação independente de outros atributos mas é o que governa e trás para o mundo real a prática da Palavra. É o que chama o Reino à existência e determina que a vontade do Senhor seja feita na terra como é no céu (Mat.6:10).

É a luz central se compararmos a Contagem do Omer com a Menorah - candelabro.

A palavra diz que somos luz do mundo:

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte" Mateus 5:14

E cada um dos atributos é uma luz, caracterizada pelas luzes da Menorah - candelabro.

Muito a aprender quando a Torá cita o acender da Menorah, é usado o termo behaalotecha que em hebraico significa "levantar".

"Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão (behaalotecha) para alumiar defronte dele" Êxodo 25:37

A lâmpada, (luz a base de óleo) depois de acesa, a pequena chama cresce, uma a uma, levanta por si só e ilumina todo o ambiente, aos poucos, lembrando a aurora do dia:

"A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia" Provérbios 4:18

Assim é nossa jornada do Omer, nos 49 dias a luz aumenta gradativamente, como o acender da Menorah - o candelabro.

No acender (behaalotecha - levantar) das nossas virtudes pelo Espírito Santo, Há uma preparação um aperfeiçoamento do nossos espíritos até Shavuot - Pentecostes:

"O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, e vasculha cada parte do seu ser" Provérbios 20:27

Cada um dos sete atributos corresponde a uma luz do candelabro, a um dos sete Espíritos de Deus:

... "Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus" ... Apocalipse 3:1

Há uma correlação de cada dos sete espiritos do Menorah com cada um dos atributos do omer.

As seis hastes laterais se interligam e se completam, são os seis primeiros atributos a haste central é única e se refere ao último atributo que é Malchut, a nobreza, O Reino, O Espírito do Senhor dos Senhores e Rei dos Reis.

"Repousará sobre ele o

4 - Espírito do Senhor, o

5 - _Espírito de sabedoria e de .

3 - entendimento, o 

6 - Espírito de conselho e de 

2 - fortaleza,  o 

7 - Espírito de conhecimento e de 

1 - temor do Senhor

Isaías 11:2

A numeração não são versículos, são os números das lâmpadas da Menorah que se conta da direita para a esquerda, na ordem que se lê em hebraico e na sequência do acendimento.

O Espírito do Senhor é o número 4, central não interliga com nenhuma mas por estar no meio, todas as outras estão ligadas nele.

Ligados entre si estão :

O Espírito de Sabedoria (5) está ligado ao de Entendimento (3).

O Espírito de Conselho(6) ligado ao de Fortaleza (2) e,

O Espírito de Conhecimento (7) ao de Temor do Senhor (1).

E assim, nessa última semana vamos ser aperfeiçoados em Malchut e nos prepararmos para governar essa Terra , nosso país e as nações, capacitados pelos Dons e a Graça (káris) do Ruach Hakodesh - Espírito Santo.

Vamos todos juntos avançar, Força e Fé.

quarta-feira, 17 de maio de 2023

42º Dia da Contagam do Omer

MALCHUT SHEBE YESOD

Nobreza no Compromisso

O maior exemplo de Nobreza no compromisso é o cuidado que Jesus teve na cruz, quando estavam ali, sua mãe e João, seu discípulo amado. Em uma aliança e compromisso mútuos, João não fugiu, ao contrário dos outros discípulos, ele estava ali, fiel para ouvir as últimas palavras de direção do Mestre que num ato de zelo e cuidado, apesar de estar na cruz, foi nobre no compromisso com sua mãe e com o discípulo:

"Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: “Aí está o seu filho”, e ao discípulo: “Aí está a sua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua família" João 19:25‭-‬27

Jesus poderia simplesmente  focar em seu cruel sofrimento e dor como todos fazemos quando nos deparamos com problemas. Mas, ao ouvir o pedido do companheiro de martírio, aliviou-o com a nobre promessa de compromisso de um Rei e Senhor:

  "Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”. Jesus lhe respondeu: “Eu garanto: Hoje você estará comigo no paraíso” Lucas 23:42‭-‬43.

A Machut de Cristo, a sua nobreza na cruz nos deu A Graça pelo cumprimento do Seu compromisso:

"Dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado" Colossenses 1:12‭-‬13 

E assim somos abençoados  com a nobreza do Melech Ha Olam - Rei do Universo e nossos pobres e fracos compromissos humanos são santificados.

Perguntas para meditar:

- Mantenho minha nobreza independente das circunstâncias?

- Honro os meus compromissos?

- Minha Nobreza é  inegociável?

- Abro mão de posições para ajudar as pessoas?

- Tenho consciência de que sou um principe, filho do Rei?

- Qual a prioridade que dou para quem tenho compromisso?

ORAÇÃO 

Pai, Rei e Senhor da minha vida, obrigado por tão grande amor que me envolveu e me resgatou para esse Reino maravilhoso. Perdão por não ter atitudes tão nobres com quem tenho alianças, por me deixar levar pelos meus próprios apelos emocionais e carnais. Que Seu Santo Espírito me capacite com coragem e atitudes para estabelecer Seu Reino nessa terra, a começar da minha casa meus irmãos e meu país. Em nome de Jesus, amén.


Esqueçam o passado

Shalom, bom diaa!

"Esqueçam as coisas passadas; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Agora mesmo ela está surgindo; vocês não a percebem? Abrirei uma estrada no deserto e rios no ermo." (Isaías 43:18,19)

Nestas palavras inspiradoras, somos lembrados de deixar para trás as experiências e os fardos do passado, pois nosso Deus é um Deus de renovação e oportunidades. 

Ele está constantemente trabalhando em nossas vidas, abrindo caminhos onde parecia impossível e trazendo vida onde tudo estava seco. 

Portanto, mantenhamos os olhos abertos para as novas coisas que Deus está fazendo, confiando em Sua fidelidade para nos conduzir em direção a um futuro cheio de esperança e propósito.

Pr. Jotha

terça-feira, 16 de maio de 2023

41º Dia da Contagem do Omer

YESOD SHEBE YESOD

Compromisso no Compromisso

Parece redundância mas o compromisso é algo tão importante que é necessário que O Yesod divino, o compromisso, a aliança se sobreponha sobre o falho compromisso humano. Existem certas repetições que potencializam a intenção como quando a palavra diz:

"Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi: que o poder pertence a Deus. Contigo também, Senhor, está a fidelidade. É certo que retribuirás a cada um conforme o seu procedimento." Salmos 62:11‭-‬12 

A fé vem quando reforça o sentido da obediência  ao que se ouve:

"E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo" Romanos 10:17. 

Assim como precisamos ouvir e dar ouvidos, também precisamos reafirmar o vínculo dos compromissos. É como dar um nó sobre outro nó para garantir.

Yesod de Deus cura nossa capacidade humana de compromissos. Jesus fez um compromisso com os discípulos e o tornou divino quando disse: 

"Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mateus 28:20.

O significado etimológico de compromisso é fazer uma promessa mútua. Nosso Deus é um Deus de promessas e cumpre todas elas:

"Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu" Hebreus 10:23.

Assim devemos ser também com nossos irmãos, precisamos ter o compromisso (Yesod) de mantê-los no compromisso, incentivando e fortalecendo cada um: 

"E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras" Hebreus 10:24.

Muitos não querem o compromisso e é uma reação comum, o isolamento. Todos os solitários precisam de uma libertação e cura,  muitos não querem mais nenhum vínculo por alguma decepção ou frustrações. 

O compromisso fica comprometido e se afastam:

"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia." Hebreus 10:25.

O Compromisso de termos um compromisso é o ministério da reconciliação: fomos reconciliados pela graça e é nosso compromisso reconciliar outros filhos com O Pai:

"Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação" 2 Coríntios 5:18

Perguntas para meditar:

- Eu me esquivo da responsabilidade de novos compromissos e alianças?

- Tenho desconfiança e insegurança em me ligar às pessoas?

- Prefiro andar sozinho?

- Certas lembranças do passado me bloqueiam?

- Tenho dificuldade em crer em promessas?

- Já deixei de cumprir uma promessa que fiz à Deus?

- Eu me sinto livre e aberto a novas alianças?

ORAÇÃO

Pai de aliança e promessas, O Louvo por nunca deixar de cumprir cada Palavra. Eu me arrependo pela minha falta de fé e muitas vezes apressar e abortar Seus planos. Por todas as vezes que me isolei e quebrei compromissos. Que nesse período do Omer eu seja restaurado pelo Espírito Santo na minha confiança e fé nos relacionamentos, em Nome de Jesus, Amém.


segunda-feira, 15 de maio de 2023

40º Dia da Contagem do Omer

HOD SHEBE YESOD

Humildade no Compromisso

O grande exemplo é o Próprio Jesus que faz um compromisso (Yesod) com todos nós:

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês" Mateus 11:28‭

Imitando a Cristo como Paulo (I Cor.11:1) nos tornamos Fonte de bênção para todos que nós alcançarmos em compromisso (Yesod).

Aprendemos com o Senhor e recebemos d'Ele a Hod divina, a humildade.

"Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” Mateus 11:29-‬30

Como é bom esse compromisso com o Senhor, uma parceria com Deus e Ele se agrada disso.

Quando firmamos um compromisso o jugo tem que ser equilibrado e não devemos ser pesados a ninguém:

"Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vocês, nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Ao contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês" 2 Tessalonicenses 3:7‭-‬8.

Em nossos compromissos, criamos vínculos de amor e não pode haver desigualdade.

Lembre sempre que o Senhor dá Graça ao humilde mas resiste ao orgulhoso (Tiago 4:6). Não se associe com pessoas que não são humildes,  pois elas irão "drenar" suas bênçãos e se tornarão um problema. O orgulhoso não é abençoado porque Deus se opõe a ele como inimigo. Por isso, o orgulhoso sempre rouba as bênçãos dos humildes. 

Por outro lado, não busque compromissos e alianças somente com pessoas importantes, famosas, ricas, pois isso é acepção. Antes, procure sempre ser humilde com os humildes:

"Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos" Romanos 12:16.

É sempre muito bom andar com quem Deus escolhe porque juntos temos o compromisso com o Reino, o bem maior.

"Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com parcialidade." "Ouçam, meus amados irmãos: Não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?" Tiago 2:1‭, ‬5

Perguntas para meditar:

- Só me associo com quem posso tirar vantagens?

- Sou a expressão da humildade e mansidão com quem divide o jugo comigo?

- As pessoas veem Cristo em mim?

- Sou humilde em reconhecer minhas falhas nos compromissos?

- Eu me submeto ao Cristo que habita em meu irmão?

- Já fingi ser humilde para manter minhas alianças por interesses?

ORAÇÃO

Pai de aliança e humildade, eu O louvo por abençoar com Sua Graça, o favor imerecido da vida. Eu me arrependo por todas as vezes que busquei mais meus interesses e lucros pessoais do que transbordar bênçãos na vida daqueles com quem tenho alianças e compromissos. Que o Espírito Santo me incomode e convença minha mente e coração a agir de forma justa e humilde. Em nome de Jesus. Amém.


domingo, 14 de maio de 2023

39º Dia de Contagem do Omer

NETZACH SHEBE YESOD

Tolerância no Compromisso

Novamente nos deparamos com o que divide dois extremos a Netzach , a tolerância divina que é logânima com a complacência humana, uma resgata e salva, amadurece a outra coopera com a destruição e desgraça.

A tolerância longânima é por amor e compaixão, e tem origem no espírito e a  complacência é por pena e dó e acontece nas emoções, na alma humana.

O contrário de Netzach, a intolerância tem a raiz nas diferenças, o não saber lidar cria barreiras e defesas muitas vezes pelo medo do diferente ou por pura segregação e preconceito seja social, intelectual, religioso, cultural, financeiro, etc.

Precisamos da Netzach de Deus para fortalecer os compromissos e as alianças para a Unidade:

"Ora o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento, uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Para que, concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu, para glória de Deus." Romanos 15:5‭-‬7.

Muitas vezes a soberba religiosa cria muros sectários e precisamos transformá-los em pontes:

"Aceitem o que é fraco na fé sem discutir assuntos controvertidos. Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou." Romanos 14:1‭-‬3

Precisamos resistir e ter tolerância por amor ao Corpo de Cristo

"Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo." Romanos 15:1‭-‬2.

A intolerância segrega, divide e é sinal de imaturidade e de carnalidade (ICor. 3:1-5). Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e, se em algum aspecto, vocês pensam de modo diferente, isso também Deus esclarecerá" Filipenses 3:15

Perguntas para meditar:

- Tenho sido tolerante nas fraquezas dos irmãos?

- Faço acepção de pessoas na tolerância?

- Sou longânimo ou complacente?

- Abro mão de conceitos pela unidade?

- Tenho medo do que é diferente?

- As pessoas com quem tenho alianças e compromissos tem tolerância?

ORAÇÃO

Pai de amor longânimo, eu O louvo e O bendigo por ter paciência comigo e me tolerar mesmo quando não mereço. Perdão por muitas vezes ser intransigente e não ter paciência com os mais fracos na fé, ser arrogante em meus conceitos e me impor nos compromissos.

Que Seu Espírito Santo revele mais o amor pelo Corpo de Cristo. Em Nome de Jesus, Amém  


sábado, 13 de maio de 2023

38º Dia da Contagem do Omer

TIFERET SHEBE YESOD

Compaixão no compromisso

Vivemos hoje dias em que as pessoas estão com os sentimentos engessados: não há expressões de afeto ou mesmo amor incondicional ou que não vise interesse ou favor (I Cor.13:5).

Nos noticiários, ouvimos falar todos os dias de mortes, tragédias e os piores tipos de barbáries e mesmo assim achamos tudo normal. Somos vítimas dessa operação do engano do inimigo das nossas almas que sutilmente embota nossas consciências com narrativas e mentiras.

Não nos sensibilizamos mais com mortes, estupros, violências diversas, intransigência religiosa, crianças doentes, com fome, sendo abusadas, os que matam por visões políticas e até os que matam em nome de Deus.

Por isso, A Palavra nos orienta a retornar as práticas do primeiro amor (Ap 2:4-5). Coisas simples mas que para muitos é extremamente complicado:

"Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram" Romanos 12:15.

 Podemos até fazer alianças e assumirmos compromissos (Yesod) mas, a maioria das vezes, somos seletivos, só queremos estar junto de quem possa oferecer algo ou de posição de destaque, social e financeira: os networks da ambição. Novamente A Palavra nos orienta a matar esse pequeno "fariseu hipócrita" que habita em nossos corações, como uma bactéria.

"Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior". Romanos 12:15‭-‬16.

Jesus no dia a dia vivia a beleza da Tiferet, a compaixão divina em situações corriqueiras que hoje presenciamos todos os dias.

Certa vez viu uma viúva indo enterrar seu único filho. Ele se compadeceu, e ressuscitou o jovem. Lucas 7:11-15. Vemos como a compaixão cria milagres.

Outra vez Jesus ia passando pelas cidades ensinando nas sinagogas, pregando as boas-novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. 

"Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor."

Veja como Ele é fiel, tinha um grande compromisso (Yesod) com todo o povo. Então disse aos seus discípulos: 

“A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita”. Mateus 9:35‭-‬38

Esse apelo de Jesus perdura até os dias de hoje. Continuamos poucos, não os "convertidos", mas os que realmente sentem compaixão e que têm compromisso com O Reino.

Perguntas para meditar:

- Já vi alguém necessitado e virei as costas disfarçando, fingindo que não via?

- Fico feliz quando alguém prospera ou acho que a pessoa não merecia?

- Consigo chorar com o sofrimentos dos outros?

- Não consigo me comover com a dor dos outros?

- Quando vejo no noticiário as tragédias, eu me comovo?

- Ajudo as pessoas com quem tenho compromisso e se necessário eu deixo minhas tarefas só para ouvir suas necessidades?

ORAÇÃO

Pai compassivo e fiel, eu agradeço e O Louvo por sentir compaixão pela minha vida e nunca me abandonar.

Perdão por não reconhecê-Lo em meus irmãos e não me sensibilizar com suas necessidades. Não quero mais que minha mão fique escolhida e meus ouvidos surdos às necessidades dos que O Senhor ama. Que Seu Espírito Santo ilumine os olhos do meu coração e adestre minhas mãos para abençoar. Em nome de Jesus, Amém.


sexta-feira, 12 de maio de 2023

37º Dia da Contagem do Omer

GUEVURÁ SHEBE YESOD

Disciplina no Compromisso

O que mais faz o cristão perder a credibilidade nesses dias e fazer com que as pessoas tenham aversão a "crentes" é a falta de honestidade e transparência em suas ações e o que mais é enfatizada é a falta do cumprimento da palavra assumida nos compromissos, sejam eles de agenda, financeiros, acordos, negócios, sociedades, etc.

Para início desse novo modelo de vida, precisamos disciplinar nossas palavras:

"Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno" Mateus 5:37

Há um dito popular que diz: "Quem fala demais dá bom dia a cavalos".

"As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar" Provérbios 12:18.

Por isso, para uma Guevurá divina, uma disciplina correta no Yesod humano, os compromissos, acordos, alianças e interdependência devem começar pelo coração e mente. 

 - A mente tem que ser renovada para que haja uma transformação verdadeira e eficaz:

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente" Romanos 12:2.

-  O Coração precisa ser  diciplinado por que é a fonte das palavras:

"A boca fala do que está cheio o coração" Mateus 12:34b.

Precisamos encher o coração com a Palavra de Deus, isso irá transformá-lo e seremos fiéis e inabaláveis em nossos compromissos e alianças.

"Dedique à disciplina o seu coração e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento. Sentirei grande alegria quando os seus lábios falarem com retidão" Provérbios 23:12‭, ‬16 

O Coração precisa ser disciplinado constantemente para não cair na fraqueza crônica. Não é uma questão de sentir e se mover por emoções e sim, controlar a fonte para não ser autoenganado:

"O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” Jeremias 17:9‭-‬10

Perguntas para meditar:

- Tenho medo de dizer "Não" para não magoar?

- Já deixei de cumprir com minha palavra por falha ou esquecimento? 

- Eu me arrependi ou deixei cair no esquecinento?

- Meu coração é constantemente disciplinado?

- Tenho consciência de que manter minha palavra é manter minha honra?

- A disciplina me faz honrar meus compromissos?

- As vezes eu falo demais? 

ORAÇÃO

Pai que me ama e corrige, eu O louvo porque Sua disciplina tem guiado meu caminhar e Seu amor não permite que eu fuja da correção. Eu me arrependo por todas as palavras que falei e não cumpri, por alianças quebradas por falta de zelo, por me mover mais por paixões do que pela mente, coração e espírito. Que Seu Espírito de Profecia, que é o Testemunho de Jesus, renove minha vida e mude minhas ações. Em Nome de Jesus. Amém.


quinta-feira, 11 de maio de 2023

36º Dia da Contagem do Omer

Hoje começa o 6° Ciclo da Contagem do Omer, a penúltima etapa da nossa jornada de preparação até o dia de Pentecostes: A Yesod, o compromisso, o vínculo a interdependência, a aliança. É o que interliga todos os outros atributos como que formando uma rede. 

Em uma linguagem mais atual, é o "network" da alma que faz com que tudo se encaixe, como uma engrenagem.

CHESED SHEBE YESOD

Bondade no compromisso

A Yesod humana, o compromisso  sem     a Chesed divina é a mesma coisa que casar com alguém sem amor. Está fadado a não durar, não vale nada.

"Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá" I Cor. 13:3.

Ser compromissado é criar vínculos,  viver a interdependência do Corpo  De Cristo e saber que no Reino, precisamos uns dos outros:

Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros." Filipenses 2:1‭-‬4

Quando recebemos um dom, não é para nosso desfrute, é  para estabelecer o compromisso e fortalecer a unidade e cumprir o mandamento de amar o próximo (Mat.22:39) para

"Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas" 1 Pedro 4:10.

Perguntas para meditar:

- Meus compromissos e alianças são por interesse pessoais?

- Quando ajudo as pessoas eu faço por amor?

- Sou fiel aos meus compromissos e alianças?              

- Reconheço a importância das pessoas em minha vida?

- Oro para que meus irmãos recebam dons?

- Tenho consciência de que não posso amar se estiver sozinho?

ORAÇÃO

Pai de amor e alianças, sou grato por cada promessa Sua em minha vida, peço perdão pela falta de compromisso com Sua Palavra e com meus irmãos. Anseio para que Seu Santo Espírito me capacite a andar em fidelidade e amor para ser um verdadeiro dispenseiro do Seu Reino. Em Nome de Jesus, amém.

quarta-feira, 10 de maio de 2023

35º Dia da Contagem do Omer

MALCHUT SHEBE HOD

Nobreza na Humildade

Com certeza, os humildes reinarão. Essa é a promessa que se repete em várias passagens bíblicas.

Malchut, a nobreza que vem do trono, purifica a humildade humana e a transforma em honra e governo.

"Levanta do pó o necessitado e do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentar-se com príncipes e lhes dá por herança o trono de Glória" 1 Samuel 2:8

Há um chamado de governo aos humildes, a verdadeira humildade é nobre:

“Felizes são os humildes, porque o Reino dos céus é dado a eles" Mateus 5:3 NBV-P

Pela obra da cruz que foi o maior ato de amor e humildade nós fomos libertos dos laços do mundo por Jesus, O Rei dos Reis e Senhor dos Senhores :

"Da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!" Apocalipse 1:5‭-‬6

Deus não vê nossa capacidade humana, intelectual ou física para O Seu governo. O Reino é uma inversão de conceitos para ficar claro que tudo provém do Senhor e isso, surpreende a muitos:

"Portanto, quem for humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus" Mateus 18:4

Perguntas para meditar:

- Tenho a nobreza de Deus em minha vida humilde?

- Reconheço as atitudes nobres de alguém que é humilde?

- Qual é o teor de pureza da minha humildade?

- Reconheço quem são os Nobres governantes que estão em situações humilhantes?

- Já me perguntei o porquê quando vi alguém sem condição natural alguma prosperar?

- Questiono quando alguém imerecidamente está melhor que eu?

- Assumo que sou um governante do Reino ou uso de falsa modéstia e arrogância?

ORAÇÃO

Pai, meu Senhor e meu Rei. Eu Te louvo por esconder tantas coisas dos sábios e revelar aos pequenos humildes. Perdão por minha arrogância, soberba e dureza de coração. Preciso ser transformado por Seu Espírito, pela Palavra e pelo amor do Senhor. Que essa Palavra seja lâmpada para meus pés, em Nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 9 de maio de 2023

34º Dia da Contagem do Omer

YESOD SHEBE HOD

União na humildade

Não há utilidade em uma humildade isolada. A palavra ensina que é melhor serem dois:

"Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!" Eclesiastes 4:10.

Aqui não diz quem é que cai, pode ser tanto um como o outro. Os dois precisam ser humilde e se submeterem um ao outro, uma confiança mútua, uma interdependência.

Esse é o maior nível de igualdade que existe. "Aos pés da cruz o chão é plano e todos são da mesma altura".

A Yesod divina, o vínculo que nos torna UM transforma a humildade humana em uma força sobrenatural, faz com que a submissão tenha a força da autoridade. Nisso se baseia todo o governo  do Reino de Deus:

"Mas a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu Reino." Hebreus 1:8.

"Pois em Deus não há parcialidade" Romanos 2:11

Não existe julgamento na humildade, o verdadeiro humilde reconhece os seus erros projetados nos erros do outro e desperta outros importantes atributos como o amor e a compaixão e é estabelecido o Yesod, o vínculo, a união, a interdependência:

"E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição" Colossenses 3:14.

O Contrário, a falta de identificação do vínculo, enfraquece a humildade, ela nos faz julgar e nos deixa reféns da lei:

"Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente. Mas, se tratarem os outros com parcialidade, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores" Tiago 2:8‭-‬9.

Perguntas para meditar:

- Tenho o hábito de comparar minha humildade com a de outras pessoas?

- Prefiro andar só para não depender de ninguém?

- Aprendi na vida que auto suficiência é virtude?

- Tenho discernimento que preciso mudar meus conceitos e valores?

- Tenho resistência de que me lavem os pés?

- Quando caio reconheço que preciso de pessoas humildes para me levantar?

- Faço acepção de pessoas?

ORAÇÃO

Pai de amor e equidade, obrigado por colocar pessoas que caminham ao meu lado, e que não estão nem à frente nem atrás. Eu me arrependo por todas as vezes que andei sozinho e tentei esconder minhas quedas. Busco hoje Seu Espírito Santo que me unge através de meus irmãos que lavam meus pés. Em Nome de Jesus, amém.

segunda-feira, 8 de maio de 2023

33º Dia da Contagem do Omer

HOD SHEBE HOD

Humildade na humildade

Humilde dos humildes, servo dos servos, assim Jesus nos ensina essa etapa da jornada da Contagem do Omer

“Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos demais servos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido? Feliz o servo que seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar. Garanto que ele o encarregará de todos os seus bens." Mateus 24:45‭-‬47

Foi assim, pela obediência que Jesus se tornou Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens." Filipenses 2:5‭-‬7 

A palavra humilde vem da raiz grega "Humus" de onde se origina também o Homem (homo) e Humanidade. Humus é terra fértil, o homem foi feito do barro, humus. Jesus se tornou semelhante ao humus - homem - humilde, que está ligado à terra. 

E por ser barro não há como querer ser melhor que outro barro, ambos são provenientes da terra.

Esse é o humilde, o que sabe que é igual a todos, nem maior e nem menor.

A Hod divina, a humildade potencializa a hod humana e a transforma, tira as limitações e a transforma em honra:

"O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra" Provérbios 15:33.

A Graça que Deus dá aos humildes (Tiago 4:6) os livra do peso das condenações religiosas, discerne a arrogância da falsa humildade e eleva à verdadeira santidade:

"Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne" Colossenses 2:23

Perguntas para meditar:

- Eu estabeleço limites para minha humildade?

- Já me senti constrangido quando vi alguém com atitudes mais humildes que as minhas?

- Alguma vez entrei em disputas de conhecimento?

- Tenho oscilação nos meus sentimentos em relação a pessoas humildes e outras soberbas?

- Trato a todos de maneira igual independente da sua posição social ou cultural?

- Sinto a Graça de Deus e honra como fruto da minha humildade natural?

ORAÇAO

Pai de Graça e sabedoria, Graças dou ao Senhor por não permitir que eu suba além da condição de humildade. Eu me arrependo constantemente das reações da minha natureza que não se contenta em ser um vaso de barro e inutilmente reter a unção e a glória. Desejo ardentemente que o Espírito Santo me faça transbordar  unção e que eu abençoe a todos que eu servir. Em Nome de Jesus, Amém.

domingo, 7 de maio de 2023

32º Dia da Contagem do Omer

NETZACH SHEBE HOD

Tolerância na Humildade

Ser humilde não é ser passivo, palerma, bobão ou pobre. Muitos ainda confundem humildade com modéstia, que é a reação das pessoas inseguras, que têm medo de terem iniciativas e atitudes. Esses, muitas vezes veem uma necessidade mas travam e não sabem como e nem por onde ajudar.

A Netzach divina, a resistência, tolerância é o que a verdadeira humildade - hod precisa para se mover. Uma determinação em ser humilde para servir: eu decido e assumo ser servo, como Jesus ensina:

"Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros" João 13:14.

Netzach dá confiança para sermos verdadeiramente humildes. É ter uma revelação de quem somos e para quê fomos chamados. 

Ser humilde não é se autodepreciar, isso chega a ser até arrogante e desvaloriza o que O Espírito nos capacita: servir.

Essa força no espírito determinante que nos faz tolerar, suportar os níveis mais profundos da humildade humana é muito ensinada na Palavra, assim como Paulo e Apolo que se colocavam na posição de "huperetes", que são remadores de porão de navios  na verdadeira e grandiosa função humilde de um apóstolo: fazem o barco andar e não aparecem e nem ter reconhecimento pelo esforço conjunto de dividir o mesmo remo:

"Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros (huperetes) de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus." 1Coríntios 4:1.

Isso é a superação voluntária, a iniciativa para a tolerância de ser radicalmente humilde.

Para isso precisa de ter desenvolvido antes, muitos outros atributos da contagem do Omer.

A superação e persistência na humildade nos leva a altos níveis de vitória:

"A humildade antecede a honra" Prov. 15:33b.

"Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança." Mateus 5:5

Vale lembrar que quem quiser ser o maior terá que servir mais, Mateus 20:26

Perguntas para meditar:

- Sou humilde por opção e determinação?

- Já me senti humilde por não ter dinheiro?

- Confundo humildade com modéstia?

- Tenho consciência de que os pobres não são todos humildes?

- Eu me sinto menos do que Sou em Deus e indigno dos dons?

- Tive satisfação em servir alguém?

- Fui persistente em uma atitude de uma humildade agressiva?

ORAÇÃO

Pai manso e humilde de coração, graças dou ao Senhor por aprender cada princípio desse Omer. Perdão por confundir meus conceitos e sentimentos e muitas vezes me acovardar quando precisei ter atitudes de servo.

Que Seu Espírito Santo me capacite com intrepidez e um coração humilde e voluntarioso. Em nome de Jesus. Amém.


sábado, 6 de maio de 2023

31º Dia da Contagem do Omer

TIFERET SHEBE HOD

Compaixão na humildade


Humildade sem compaixão é orgulho religioso travestido de indignação. 

A Tiferet divina, a compaixão que torna tudo belo e harmônico em interação com a Hod, a humildade e submissão humana liberam a ação dos dons de curas e milagres. 

Jesus é manso e humilde de coração (Mat. 11:29) e precisamos pedir que faça um "transplante" e nos dê um coração com as Suas Leis escritas gerando compaixão e, em nossa mente gerando humildade (Heb.8:10)

A Compaixão faz olhamos com olhos de amor e enxergarmos as verdadeiras necessidades como O Senhor quando disse:

“Homem, os seus pecados estão perdoados" Lucas 5:20

Imediatamente a arrogante humildade dos religiosos reage em julgamento:

"Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: “Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?” vers. 21

Entra a ação, a humildade compassiva e a autoridade de Jesus e completa a obra:

 "Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: “Por que vocês estão pensando assim? Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? Mas para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados”, disse ao paralítico: “eu digo a você: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. Imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa louvando a Deus" Lucas 5:22-‬25.

O grande milagre da compaixão humilde é o perdão que absolve e restaura. Como o pai que vê o filho perdido voltando ao longe e corre em direção a ele e o abraça e beija mesmo todo sujo e cheirando a porcos. Lucas 15:20.

Perguntas para meditar:

- Sinto Compaixão em minha humildade?

- Meu senso de julgamento é religioso e legalista?

- Minha compaixão perdoa?

- Minha humildade recebe, acolhe ou tranca as portas?

- Tenho medo de expor minha humildade e demonstrar que sou fraco?

- Sou humilde e compassivo com autoridade para absolver pecados e acolher quem está perdido?

- Já tive experiências de ver os milagres da compaixão?

ORAÇÃO

Pai de Graça e perdão, rendo graças por escrever Suas leis em minha mente e coração para que eu viva a plenitude de Sua Graça.

Perdão por ainda resistir na força da carne a tão grande transformação e viver como Paulo quando diz que "não faço o bem que eu quero, mas o mal que não quero, esse faço"

Prepare a minha mente e coração nessa contagem do Omer para que os dons do Seu Espírito Santo operem os milagres da compaixão. Em Nome de Jesus, amén!

sexta-feira, 5 de maio de 2023

30° Dia - Contagem do Omer

"GUEVURÁ SHEBE HOD"

Disciplina na humildade

Muitos perguntam: Como Deus pode disciplinar nossa humildade humana? Jó é um exemplo claro nas Escrituras: um homem Justo nele mesmo.

"Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém *na terra* como ele, irrepreensível, íntegro, *homem* que teme a Deus e evita o mal”. Jó 1:8

Em toda sua justiça humana havia orgulho em Jó a ponto de contender com Deus:

"Disse ainda o Senhor a Jó: “Aquele que contende com o Todo-poderoso poderá repreendê-lo? Que responda a Deus aquele que o acusa!” Jó 40:1‭-‬2

A Guevurá, a disciplina, a justiça divina não é um castigo ou punição, mas uma revelação transformadora da presença de Deus. Muito mais que uma repreensão ou admoestação em palavras, é a revelação que abre os olhos do entendimento e nos leva ao verdadeiro arrependimento que transforma a Hod, humildade humana e nos coloca em estado de graça e glória.

"Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza” Jó 42:5‭-‬6.

Aqui está uma das maiores chaves que abre o entendimento e nos prepara para o grande dia ao final dos 49 dias da Contagem do Omer, no dia seguinte, Shavuot - Pentecostes, a Festa do Espírito Santo: O Arrependimento

"Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo."

O Arrependimento é o fruto da Guevurá (disciplina) de Deus em nós que nos leva à perfeita Humildade e submissão (hod).

Perguntas para Meditar:

- Sinto a necessidade da disciplina de Deus para ser humilde e submisso?

- As vezes perco o controle da humildade e submissão?

- Sinto vontade de fazer justiça com minhas mãos?

- Eu me acho justo?

- Eu me esforço para ser humilde?


ORAÇÃO

Pai de amor zeloso, graças dou ao Senhor por todo cuidado e por ser fiel em me transformar. Eu me arrependo por somente ouvir falar do Senhor e não buscar conhecê-Lo melhor a cada dia. Quero receber O Seu Espírito Santo e pela Maravilhosa Graça ser transformado em Nome de Jesus, amén!

quarta-feira, 3 de maio de 2023

28º Dia da Contagem do Omer

"MALCHUT SHEBE NETZACH"

Nobreza na Tolerância

A contagem do Omer de hoje podemos dizer: "valeu a pena tolerar, resistir, superar até aqui". Tudo foi por uma causa Nobre, um bem maior: O Reino.

Malchut divina é a virtude do Reino do céu, a nobreza espiritual transformando nossa obstinação em uma resistência sobrenatural. É mudar um império pessoal em um Reino infinito.

Que esse Omer abençoe a cada um com a visão que Daniel teve à noite:

“Em minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença. Ele recebeu autoridade, glória e o reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído." Daniel 7:13‭-‬14

Para persistir, resistir, tolerar e conquistar esse Reino é necessário seguir a Malchut, a nobreza do Rei:

Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará Marcos 8:34‭-‬35

O Reino será governado por nobres, os que reinarão com Cristo são os servos com nobreza no coração.

Então Pedro começou a dizer-lhe: "Nós deixamos tudo para seguir-te". Respondeu Jesus: "Digo a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros Marcos 10:28‭-‬31

Perguntas para meditar:

- Tenho sido nobre em meu caminhar?

- Consigo abrir mão de benefícios pessoais para o bem de outros?

- Tenho atitudes nobres mesmo que me custe bens e vantagens?

- Tolero e resisto às adversidades por nobreza ou por orgulho?

- Procuro ser nobre pelo status pessoal de nobreza ou porque penso no bem comum de todos?

- Tenho revelação de que somente os de coração nobre reinarão com Cristo?

ORAÇÃO

Pai, meu Rei e Senhor, rendo graças por me receber como Seu filho. Perdão por criar impérios pessoais e egoístas, por ser fariseu em minhas atitudes "nobres". 

Bendigo o Seu Espirito Santo por me tornar nobre rei e sacerdote, um embaixador de Cristo, um mordomo dos dons. Em Nome de Jesus amén!

DUPLA HONRA

Shalom, bom diaa!

"Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla e, em vez de humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna." (Isaías 61:7)

Este texto nos traz uma mensagem de esperança e renovação em meio aos momentos difíceis da vida e nos lembra que mesmo quando passamos por momentos de tristeza e dificuldades, podemos encontrar alegria em Deus e sermos recompensados por Ele.

O versículo também nos revela que todas as bênçãos que Deus nos concede em nossa vida são fruto do Seu amor e fidelidade para conosco.

É uma passagem de muita força e encorajamento para que possamos continuar nossa jornada com esperança, acreditando sempre no amor e na proteção do Senhor.

Pr. Jotha