sexta-feira, 19 de março de 2021

TUDO É VAIDADE - DEVOCIONAL

(Ec 2:11) "Mas, ao olhar para tudo que havia me esforçado tanto para realizar, vi que nada fazia sentido; era como correr atrás do vento. Não havia nada que valesse a pena debaixo do sol."

Vaidade no heb é "vapor","sopro","bolha", enfim, qualquer coisa invisível que logo desaparece. Esta ideia de não ter substância real aplicasse também aos ídolos (Jr 51:17-18) e aos que os adoram (Is 44:9).
Até as melhores virtudes humanas quando comparadas com a retidão de Deus se chama "vaidade".

(Sl 39:4-6) ""Mostra-me, SENHOR, como é breve meu tempo na terra; mostra-me que meus dias estão contados e que minha vida é passageira. A vida que me deste não é mais longa que alguns palmos, e diante de ti toda a minha existência não passa de um momento; na verdade, o ser humano não passa de um sopro". Interl Somos apenas sombras que se movem, e nossas inquietações não dão em nada. Acumulamos riquezas sem saber quem as gastará."

Davi deseja ter uma visão clara da brevidade da sua vida, para melhor fixar sua atenção nas coisas eternas. Nossa vida tem um limite e é Deus quem o coloca. Além de ser breve, a vida ainda é vã para quem vive para si mesmo.

(Sl 62:9) "As pessoas são vazias e enganosas, como uma rajada de vento. Se fosse colocada numa balança, toda a humanidade pesaria menos que um sopro."

As pessoas cuja confiança está nas coisas perecíveis da terra, e não no Cristo eterno, serão pesadas na balança e achadas em falta.

Devemos orar  (Sl 90:12) "Ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que vivamos com sabedoria."Que possamos fixar nossa atenção nas coisas eternas, visto que tudo debaixo do sol é vaidade.

Glória a Deus!

Thiago Freitas
Discípulo - SP