quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

LANÇANDO SOBRE ELE TODA VOSSA ANSIEDADE

A Bíblia ensina que os crentes devem confiar no Senhor e lançar sobre Ele todas as suas ansiedades. O versículo bíblico é bem claro: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). O significado desse ensino obviamente fala sobre o cuidado do Senhor para com seus filhos. Ele também mostra que não há motivos para nos preocuparmos demasiadamente com as coisas que nos afligem.

Mas apesar de o versículo ser simples e objetivo, e sua mensagem muito reconfortante, muitas vezes temos dificuldades em saber exatamente como lançar toda a nossa ansiedade sobre Deus. Isso acontece, principalmente, por sermos imediatistas e egoístas. Queremos as coisas aqui e agora, e do nosso jeito; mas com Deus esse tipo de pressão não funciona. Portanto, você precisa saber que lançar sobre Ele toda a vossa ansiedade é um exercício de fé, humildade, paciência e perseverança.

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade: Como fazer isto?

A palavra “lançando” traduz um termo grego que indica um ato único de “arremessar algo sobre” ou “colocar algo em”. Esse ato de “arremessar” ou “colocar” ocorre sempre visando um alvo bem definido. Isso significa que lançar é um ato sempre intencional e que exige algum esforço para que o que estivermos lançando seja, de fato, arremessado para longe de nós e atinja o alvo pretendido.

Então o que o apóstolo Pedro diz é que devemos arremessar, isto é, lançar as nossas ansiedades para longe de nós. Porém, não sobre qualquer alvo; mas sobre o Senhor.

A ansiedade é um mal que atinge a pessoa tanto em seu aspecto físico quanto psíquico. Ela pode ser sinônima de aflição, de agonia; ou simplesmente caracterizar um desejo ou apreensão incontrolável por alguma coisa. A palavra grega para ansiedade vem de uma raiz que expressa a ideia de “distração”; e de fato a ansiedade é um grande agente de desequilíbrio e desordem.

Seja como for, a verdade é que a ansiedade é um fardo pesado de mais para qualquer pessoa. Mas a boa notícia é que ela não é um problema para Deus. Muito pelo contrário! Vimos que a Palavra do Senhor convida você a estar lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade.

É interessante notar que Pedro escreve essas palavras imediatamente após dizer: Humilhai-vos perante a potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte” (1 Pedro 5:6). Então a única maneira de lançarmos toda a nossa ansiedade no Senhor é confiando plenamente nele, aceitando humildemente o seu bom propósito para nossas vidas, e tendo consciência da segurança que desfrutamos debaixo da sua poderosa mão.

Porque Ele cuida de vós

A razão pela qual você deve estar lançando sobre o Senhor toda a vossa nossa ansiedade, é porque Ele cuida de vós. Aqui é importante entender que quando lançamos a nossa ansiedade sobre Deus, isso não quer dizer que todos os problemas das nossas vidas cotidianas cessam imediatamente.

Nem sempre Deus nos livra dos problemas, mas nos livra nos problemas. O conforto está em saber que Deus cuida de nós, ainda que os problemas persistam. Deus tem um cuidado pessoal com os seus filhos. Como diz S. Kistemaker, na verdade Ele se importa tanto que pede que seus filhos levem até Ele todos os seus problemas e aflições.

Além disso, embora possamos nos sentir cuidados por Deus; e ter provas concretas e experiências desse cuidado em nosso dia a dia, a maior certeza que temos de que estamos debaixo da provisão e proteção do Senhor vem da sua própria Palavra.

As Escrituras registram claramente as promessas do Senhor que garantem sua presença, cuidado e proteção para os que n’Ele confiam (Hebreus 13:5). Então cabe a nós escutarmos o conselho bíblico: Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e o mais ele fará” (Salmo 37:5; cf. 55:22).

O próprio Senhor Jesus nos ensina que não devemos andar ansiosos pela nossa vida, porque o nosso Pai celeste sabe muito bem do que necessitamos (Mateus 6:25,32). Sobre isso, o apóstolo Paulo também escreve: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e súplica com ações de graça” (Filipenses 4:6).

Portanto, se você está aflito e ansioso, descanse na certeza do cuidado do Senhor. Prossiga firme e constante, com humildade e confiança, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade.

Jotha Júnior | pastor
Rede Rhema - Sede 

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

PREPARANDO O CAMINHO, ATRAINDO A GLORIA DELE

“E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse.” (Isaías 40:5)

Nós somos ‘atraidores’ da glória do Senhor. É o nosso chamada trazermos essa atmosfera de Céu para a Terra e desfrutarmos dessa Presença gloriosa. Quantos de nós já vivemos, e ainda vamos viver, momentos inenarráveis, nos quais a Presença do Altíssimo nos intimidou. 

Certa vez, em Porto Seguro, a Presença de Deus foi tão poderosa, que nenhum preletor queria subir para ministrar. Lembro da reação de um deles, considerado o homem da sabedoria. Eu falei a ele: Quando a glória de Deus vem, até o sábio fica mudo. E é verdade! Ninguém poderá competir com a glória do Senhor.

Na preparação do Caminho, um dos requisitos básicos é: A glória do Senhor se manifestará. Um caminho sem glória é como uma vitória sem guerra. Precisamos dessa Presença poderosa até para nos consolidar. 

A glória do Senhor irá adiante de nós como promessa e nos respaldará em toda a nossa jornada. “Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. “Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar. Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.” (Isaías 58:8-14)

Um caminho de glória é tudo que precisamos para sermos consolidados em toda a promessa que está à nossa disposição. Você já experimentou um momento de glória na sua vida? Você já se imaginou desfrutando da presença de Deus de uma forma que não só lhe impacte, mas mude você completamente, onde a formação de valores seja tão consolidada que você seja literalmente uma outra pessoa?

Eu vejo assim: Que essa construção de Caminho nos formatará de tal maneira que todos nós desfrutaremos de coisas sonhadas. A glória do Senhor se manifestará, essa é a promessa que a Palavra nos adverte. Se nós nos apossarmos dessa verdade, evitaremos muitas situações agastadas nas nossas vidas e viveremos tudo quando o Senhor nos prometeu e, claro, seremos um testemunho vivo das misericórdias do Senhor e desfrutaremos de muitos milagres que temos profetizado.

“Deem a glória ao Senhor, e anunciem o seu louvor nas ilhas. O Senhor sairá como poderoso, como homem de guerra despertará o zelo; clamará, e fará grande ruído, e prevalecerá contra seus inimigos. Por muito tempo me calei; estive em silêncio, e me contive; mas agora darei gritos como a que está de parto, e a todos os assolarei e juntamente devorarei. Os montes e outeiros tornarei em deserto, e toda a sua erva farei secar, e tornarei os rios em ilhas, e as lagoas secarei. E guiarei os cegos pelo caminho que nunca conheceram, lhes farei caminhar pelas veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei. Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.” (Isaías 42:12-17)

Ap. Renê Terra Nova 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

TIRANDO TODA ASPEREZA DO CAMINHO

“Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.” (Isaías 40:4)

Essa visão de arrancar os lugares ásperos para dar uma burilada no nosso caráter é um desafio terrível. Eu estou me repaginando, depois de tantos momentos complicados, quando traições e gente com o caráter distorcido começaram a se acercar a nós. Ficamos endurecidos e ríspidos, como uma defesa na nossa direção. 

Eu fui tratado em muitas áreas da minha vida, e uma delas a mansidão; sou tranquilo. Contudo, comecei me perceber irritado, com umas anormalidades, até pensei no derrame hormonal e na fase da maturidade se aproximando... Mas, depois dos exames e acompanhamentos adequados, percebi que as feridas que não fechamos não curam com tempo, envelhecem, podem se tornar crônicas e gerar uma enfermidade maior, como um câncer. “Eis a voz do clamor da filha do meu povo de terra mui remota; não está o Senhor em Sião? Não está nela o seu rei? Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas? Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo; ando de luto; o espanto se apoderou de mim. Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?”. (Jeremias 8:19-22)

Essa situação de aspereza no caráter do povo, tem muito a ver com falta de educação, abuso de autoridade, mas não descartamos as feridas emocionais. Depois de tanto processo de cura na Visão, de extração de enfermidades generalizadas, nós temos um povo lindo, mas alguns não foram alcançados, é como se estivessem inebriados, com um véu sobre sua visão, uma nuvem que impede que o Sol da Justiça brilhe sobre as suas vidas. 

Então, a ordem é que na preparação do Caminho, tudo que está brutalizado seja trabalhado, esmerilhado para que na rota que a Noiva vai passar suas vestes não fiquem presas na geografia áspera, e assim, como Igreja, possamos dar continuidade à caminhada, sem esse comportamento tosco que tem ferido a vida de muita gente. A reeducação poderá ativar a mente e o comportamentos de muitos, como que se vendo em um espelho e se fazendo perguntas. Dessa forma, podemos melhorar, em muito, a rota da Noiva. 

Tenho convivido em meio à culturas e costumes diferentes, mas nada justifica alguém ser indelicado, grosso, áspero e arrogante. Me sinto envergonhado com alguns e, ao mesmo tempo, me pesquisando, apesar de ter alcançado muito, também sei que muita coisa ainda não conquistei, como disse o Apóstolo Paulo: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13,14)

A nossa conduta tem que ser restaurada. Às vezes, por confiança excessiva, principalmente em casa, ferimos o cônjuge, os filhos, os parentes próximos e distantes, achando que eles têm a obrigação de conviver com a aspereza da Filha de Sião. Não! Precisamos nos reeducar mesmo, e sermos mais leais e simpáticos com aqueles que nos servem. Isso mostra o quanto estamos domados e temos uma alma tratada, ou pelos menos estamos nos esforçando. Sermos mais curados nos fará vermos muitos, ao nosso lado, desfrutando dessa leveza. 

Ap. Renê Terra Nova 

domingo, 26 de janeiro de 2020

AS 5 COROAS AOS QUE PREPARAM O CAMINHO

1º Coroa incorruptível ou dos Vencedores – Concedida ao crente que aquele que se esmera em pregar o evangelho de Cristo para ganhar almas, de forma que negando-se a si mesmo despreza o próprio corpo, trabalhando arduamente em prol do dos que estão se convertendo e mudando suas vidas por causa do seu testemunho de vida. (I Coríntios 9:25,27).

É Incorruptível, pois como ouro é provado pelo fogo e permanece suas características inalteradas, assim também o crente deve permanecer digno e fiel, inalterável, inabalável diante das provações e lutas que lhe sobrevém.

A incorruptibilidade fala não só de provações, mas de caráter irrepreensível, como Jó, que permaneceu firme em sua confiança em Deus apesar das provações, o seu interior não se corrompeu, embora seu exterior estivesse sendo abatido pelo próprio Senhor.

 2º Coroa da justiça – Paulo fala dessa coroa que é dada pelo Justo Juiz, porque o Senhor é justo em recompensar aquele que é fiel e que guarda a fidelidade. É dada ao crente que amar (desejar, ansiar, valorizar) a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo (2º Tm. 4: 6-8);

3º Coroa da Vida ou dos Mártires – dada ao crente que “suportar com perseverança a provação” e vai com Cristo até a morte por esta causa o apóstolo João diz: … Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Apocalipse 2:10 /Tiago. 1: 12);

4º Coroa da Glória ou dos Bispos – será entregue ao presbítero que pastorear espontaneamente, de boa vontade, sendo modelo (1º Pedro 5: 1-4);

 5º Coroa da alegria ou Regozijo – esta coroa terá aquele que ganha almas (1º Ts. 2: 19, 20).

“Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Apocalipse. 3: 11)

Jotha Júnior | pastor
Rede Rhema - Sede/PR

CURADOS PARA PREPARAR O CAMINHO

Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios. Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas. (Isaías 42:6,7)

Curados para ver o futuro - a falta de cura causa uma cegueira que nos impede de ver o futuro nos impede de ver o que podemos alcançar em Deus.

Muitas vezes somos curados mas não sabemos o que fazer a partir daí, a partir do momento em que a ferida foi estancada.

Tabata foi curada mas não sabia qual seria o próximo passo então Pedro a pegou pela mão e a apresentou para multidão.

Deus quer nos libertar no físico e no espírito.

Existem Síndromes emocionais que aos olhos nu parecem pequenas mas que por dentro avassalam e corroem a estrutura dos nossos sentimentos. São elas razões de nossos insucessos. São lugares inacessíveis, oculto dentro de nós, e é nesses lugares que Deus quer ter acesso, primeiro em nós e através de nós para abrir os olhos dos que ainda não enxergam, libertar os que se encontro em prisão, e os que estão em trevas.

(Mateus 8:31-32) …Então, os demônios imploravam a Ele: “Se nos expulsas, permite-nos entrar naquela manada de porcos!”. E Jesus lhes disse: “Ide!” Assim que saíram entraram nos porcos. De repente, toda a manada correu em disparada e atirou-se violentamente precipício abaixo, em direção ao mar, e nas águas pereceram.

Jesus chegou na cidade e trouxe cura e libertação. Deu permissão aos espíritos malignos possuísse os porcos que por sua vez se jogaram do penhasco. Isso trouxe prejuízo ao dono dos porcos mas libertação ao homem que tivera possuído pelos espíritos. O homem curado, partiu com a missão de curar outros.

Se não nos conscientizar que devemos andar por princípios estamos fadados a sofrer perdas.

Quem não anda por princípios é lesado por suas próprias ações. Será que o dono dos porcos andava por princípios? 

Existem travas em nós, consequência das nossas ações. Muitas vezes somos alcançados pela libertação mas nosso íntimo ainda está preso as amarras que nos fez prisioneiros de um passado de pecado.

Só temos condições de preparar o caminho do Senhor se formos pessoas curadas.

Deus quer promover uma cura por completo em nós. Nos dar uma visão do futuro. Tirar tudo que limita a nossa visão e isso só pode acontecer com nosso posicionamento como pessoas que desejam ser curadas, que o adoram pelo que ELE é.

Temos que ser realistas e reconhecer diante de Deus tudo que tem nos limitado por ainda haver travas em nós por ainda haver cárceres que impedem de avançar com a certeza que somos aptos de preparar o caminho do Senhor e de sermos pessoas realizadas em nossas ações.

É preciso dar liberdade para DEUS tocar nossas vidas.

Damos a liberdade a ElE quando confessamos o que nos causa vergonha medo e deficiência.

Deus nos pega pelas mãos nos guarda e nos faz caminhar com segurança. ElE nos fará lembrar da aliança que tem feito para caminharnos protegidos e curados para ver o futuro e sermos instrumentos de libertação. É preciso queimar em nosso coração o desejo de abrir um caminho que motive as pessoas adorar a Deus, abrir um caminho de adoração e gratidão e não de petições vãs e vazias, mas sim um caminho de planos bem sucedidos.

Jotha Júnior | pastor
Rede Rhema - Sede/PR

sábado, 25 de janeiro de 2020

ENDIREITANDO O CAMINHO TORTUOSO

"Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará." (Isaías 40:4)

Tudo que é torto será consertado. Que promessa! Veja bem, esta semana começamos falando do vale de depressão que o Senhor nos tiraria, e nos colocaria em lugares seguros, e faria de nós um ornato geográfico. Acredito piamente nessa promessa. Porém, a liberação está em processo, pois existem lugares que estão tortuosos não nossa vida.

Quando o Senhor tirou Israel do Egito, Ele disse que os homens maus, da geração perversa, não entrariam na promessa, e ainda especificou quem se apossaria da terra que Ele havia prometido.  

"Ouvindo, pois, o Senhor a voz das vossas palavras, indignou-se, e jurou, dizendo: Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais. Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor. Também o Senhor se indignou contra mim por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás. Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará; fortalece-o, porque ele a fará herdar a Israel. E vossos meninos, de quem dissestes: Por presa serão; e vossos filhos, que hoje não conhecem nem o bem nem o mal, eles ali entrarão, e a eles a darei, e eles a possuirão. Porém vós virai-vos, e parti para o deserto, pelo caminho do Mar Vermelho. Então respondestes, e me dissestes: Pecamos contra o Senhor; nós subiremos e pelejaremos, conforme a tudo o que nos ordenou o Senhor nosso Deus. E armastes-vos, cada um de vós, dos seus instrumentos de guerra, e estivestes prestes para subir à montanha. E disse-me o Senhor: Dize-lhes: Não subais nem pelejeis, pois não estou no meio de vós; para que não sejais feridos diante de vossos inimigos. Porém, falando-vos eu, não ouvistes; antes fostes rebeldes ao mandado do Senhor, e vos ensoberbecestes, e subistes à montanha." (Deuteronômio 1:34-43)

Essa é uma palavra dirigida a Moisés, que fez com que o povo ficasse em Cades Barneia, porque não atentou para os detalhes da construção do caminho, e não tivesse o êxito que estava proposto. 

O que aprendemos aqui? Ainda que sejamos líderes, que tenhamos intimidade com Deus, não seremos mimados quando a promessa está diante de nós e subestimamos o que Ele tem nos orientado. O caminho não será construído e restaurado como eu imagino, mas como o Senhor ordenou. "Eu endireitarei todo caminho tortuoso". Quem contaminou ou danificou esse caminho? 

Então, ele será restaurado segundo os códigos e princípios do Senhor e não como nós pensamos que será refeito. Caso contrário, ainda que seja um MOISÉS, o homem mais importante na história do Antigo Testamento, receberá uma exortação e ficará em meio ao caminho. _"Tornando, pois, vós, e chorando perante o Senhor, o Senhor não ouviu a vossa voz, nem vos escutou. Assim permanecestes muitos dias em Cades, pois ali vos demorastes muito." (Deuteronômio 1:45,46)_

Ap. Renê Terra Nova

PREPARE O CAMINHO - CAMINHOS CONCERTADOS

"Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará." (Isaías 40:4)

Observe o que Deus faz: Ele tira o povo da depressão e evita o sobe e desce na rota da Sua gente. Ele mesmo prometeu consertar os montes e os outeiros. Se eu perguntar a esta geração o que é outeiro, a maioria não vai saber me responder. O outeiro, do latim _altāre_, "altar", ou lomba, do latim _lumbus_, "lombo", é uma pequena elevação de terreno. Um outeiro é menor que um morro. 

Bem, assim como os outeiros e as montanhas estarão nivelados, o Senhor está nos prometendo uma rota promissora, dentro da responsabilidade que nos importa. Ele mesmo disse que ajustaria nosso caminho para que não fiquemos fadigados nele.

Não é fácil encontrar pessoas dispostas a caminharem no caminho do êxito. As pessoas querem tudo pronto, não é verdade?! Então, a promessa está relacionada a um caminho que esteja sendo construído pelo próprio Deus para que a Igreja trilhe por ele sem nenhum tropeço.

Antes de ter a revelação desse texto, eu já me fascinava por esse trabalho, de uma rota sem embaraços, assim como é o Caminho do Messias, uma rota trabalhada de forma singular para que a Sua Noiva – Igreja – caminhe em segurança, evitando todo e qualquer infortúnio na jornada que lhe é proposta. 

Consertar o Caminho não é o prazer do Senhor, mas é o ministério dado ao Messias. Consertar o caminho é uma missão dada aos filhos de Deus que foram regenerados no poder do Espírito Santo. Nós somos construtores de caminhos, na ordem recebida: "Prepare o Caminho do Senhor!". Alguém está legitimado para colocar a mão na massa e fazer exatamente o que Ele nos ordena.

Se nós entendermos a missão dada a Jesus, do Céu para a Terra e da Terra para o Céu, que é tirar Sua Noiva do plano físico para o espiritual, saberemos que ninguém pode ser o Autor dessa rota a não ser o Senhor. Assim como, alguém precisa se habilitar para a construção desse Caminho santo em Sião, para que a Sua Noiva desfrute da terra da promessa.

Ainda que alguns não tenham o entendimento aberto, nossa missão é unir forças para que o plano do Senhor não seja frustrado. "Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará." (Isaías 30:4)

Ap. Renê Terra Nova

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Um caminho de VALE EXALTADO

"Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará." (Isaías 40:4)

Ouvimos muitas pessoas dizendo que estão no VALE, e que a vida até perdeu o sentido para outros tantos. Então, você já ouviu falar que Deus, no Seu caminho santo, aplaina o vale para caminharmos seguro. Os lugares de depressão vão se tornar um lugar desejável. Eu sei que a terra de Zebulom era um lugar que se tornou obscuro e sem vida, conhecido como habitação de trevas, lugar onde o pecado era praticado sem receio, e Jesus decidiu anunciar o Reino de Deus, a partir dessa geografia, e mostrou que os caminhos podem ser restaurados, podem se tornar em um lugar de honra, se o Senhor for partícipe dessa construção. "A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galileia das nações; o povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; e, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus." (Mateus 4:15)

Não existe um lugar que a máquina celeste entre que não renove a geografia, seja de ordem física, emocional ou espiritual, todos podem experimentar de milagres de transformação feito pelo próprio Deus. "Eu farei uma coisa nova, diz o Senhor". E Ele fará mesmo, pois é o Único que tem o poder de tirar a depressão de um vale, um lugar temido, onde as trevas poderiam reinar e dizer: "Esse lugar tenebroso, Eu vou exaltar". Você já parou para pensar nisto: Todo vale será reconstruído, e com a promessa de se tornar um ambiente agradável. Eu vi algumas dessas cenas em Jerusalém, luares feios, sem vida, sem paisagismos, sem atração, se tornarem ambientes valorosos e com uma beleza única. Toda verdade é paralela, assim o Senhor fará na história de muita gente que está no vale da sombra da morte.

Se o Senhor prometeu essa restauração Ele vai fazer. Você não tem ideia de como uma palavra de ânimo dessa faz bem para emoção de qualquer pessoa, das que estão bem e traz uma cura relevante para os que estão desanimados. Quem não tem um histórico de VALES na sua vida? Quem não passou por históricos difíceis e até situações de vergonha? Isso eu posso classificar como um vale? Sim, claro! São vales emocionais, que se não forem administrados a depressão corrói até destruir essas pessoas, e não deixar que a promessa se cumpra na vida delas. Por isso que o Senhor toma a geografia de Sião como exemplo para falar com o povo. Por que o que adianta uma estrada bonita para um povo de alma destroçada? A promessa está de pé: "Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará." (Isaías 4:4). Acredito em cada decreto, e sei que seja qual for o VALE que você esteja enfrentado, você se tornará a alegria e o ornato da geografia que você vive. 

Ap. Renê Terra Nova.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

O CAMINHO DO SENHOR É PERFEITO

(Salmos 18:30) "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam"

Estou firmado nessa verdade de que tudo que Deus faz é perfeito e não podemos ficar confundidos no projeto que Ele mesmo fez para desfrutarmos. Na introdução da construção do Caminho, o processo não é muito agradável. Quando eu olho desde o Éden, a dificuldade que o Senhor enfrentou para divulgar Seu projeto e sonho até hoje, não muito compreendidos na mente comum, vejo a magnificência do Eterno em cuidar dos detalhes, sem muita preocupação com a hermenêutica humana.

A mente de Deus é extraordinária e o Seu Caminho é perfeito. Se você não está compreendendo os processos da construção do novo de Deus, empenhe confiança (FÉ), e quando passar essa fase você vai celebrar.

Quantos de nós já experimentamos tantas coisas magníficas, que na verdade, humanamente falando, não existia  saída, e o Senhor nos abençoou e nos deu salutar vitórias. Vou fazer uma pergunta: Você é capaz de contabilizar as bênçãos que o Senhor lhe proporcionou e como Ele mudou a sua sorte diante de sentenças que você jamais poderia ver saídas?

Então, vamos trabalhar nossa confiança e empenhar mais fé no processo para que possamos ver os novos milagres que já estão prontos e, assim, desfrutar do que Ele preparou sem interrupção de murmurações. Caso contrário, abriremos caminhos para serpentes nos envenenarem. "Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo." (Números 21:4-7)

A perfeição do caminho do Senhor não tem serpentes nem escorpiões, esses são sinais da nossa rebeldia em meio às promessas que Ele nos fez e de que colocamos dúvidas no processo da prova. Quando vem uma prova, o Senhor está construindo um milagre. Por isso, nós que entendemos o mundo espiritual, não podemos deixar que uma semente contrária contamine toda uma construção favorável.

O Senhor está fazendo algo maior e melhor que todos os nossos pensamentos, e proporcionado os milagres dEle para que possamos desfrutar as Suas delícias sem titubear em tudo quanto Sua boca destilou na nossa direção. Ele é Perfeito em todos os Seus caminhos e Sua Palavra é poderosa para construir coisas novas que nem imaginamos. 

Ap. Renê Terra Nova

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

ORDEM DIVINA: PREPARE O CAMINHO

"CONSOLAI, consolai o meu povo, diz o vosso Deus." (Isaías 40:1)

Quando é uma ordem humana até questionamos, ainda que seja uma autoridade podemos nos fazer perguntas, mas quando é a voz do Senhor, ficamos sem saída, tudo que podemos fazer é obedecer. É o próprio Deus falando: "Consolem o Meu povo!".

O que é *CONSOLO* para você? Na devocional passada, estudamos um pouco sobre esse consolo ministrado pela presença. A mente de Deus é estratégica. O Senhor quer levar o Seu povo a Sião e, para isso, Ele usa da inteligência do relacionamento, até mesmo para que venham bênçãos sobre os que obedecem. _"E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." (Gênesis 12:2,3)_

Há uma bênção para quem ministra esse  *CONSOLO*. Lembro que quando eu ia a Sião, não tinha noção dos milagres que o Eterno iria derramar sobre minha vida, casa, família, ministério e visão. É nítido o antes e o depois. Como Ele mudou a nossa sorte! Também vejo alguns que começaram focados e esmoreceram no meio do caminho, as forças foram drenadas e eles, roubados no propósito.

Muitos acham que ir a Israel é fazer uma benevolência para o povo judeu, quando, na verdade, estão fazendo um favor para si mesmos, pois ministrar amor e consolo aquele povo, além se ser ordem divina (para os que têm a visão) é também um liberar de milagres na nossa descendência (com a mesma medida que abençoares sereis abençoados - Gênesis 12:3).

Seremos abençoados sim, com o conhecimento histórico-teológico, com a bênção de caminharmos na Terra Santa, somos agregados em conhecimento e uma LIBERTAÇÃO é destilada na nossa direção, além de sairmos das mentiras de Roma (espírito de engano) e entrarmos na doutrina de Sião, uma doutrina limpa e pura como a Palavra nos adverte: "De Sião sairá a lei".

A ordem divina é: *"Prepare o Caminho!".* Então, que seja nosso prazer obedecer o Decreto do Eterno. _"E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor." (Miquéias 4:2)_

Ap. Renê Terra Nova 

sábado, 18 de janeiro de 2020

PREPARE O CAMINHO CONSOLANDO O MEU POVO

CONSOLAI, consolai o meu povo, diz o vosso Deus." (Isaías 40:1)

Quando eu cheguei em Jerusalém, aproximadamente 25 anos atrás, era sob a égide deste tema: "Console o Meu Povo, Prepare  o Caminho". Isso mexeu muito comigo e me fez entender a visão de Sião com mais velocidade. Eu me fazia muitas perguntas, uma delas era: Como eu posso consolar o povo do Senhor? Bem, debaixo de uma mentalidade ainda comprometida com a teologia da substituição, no engano de que "A Igreja é o Novo Israel" e sem muito entendimento do que era, de fato, uma visão Sionista, me lancei a fazer perguntas, e solenemente, com muita paciência, o Senhor me respondia e me fazia refletir sobre os princípios de Sião. Uma das respostas foi: "Ame o Meu povo". Prece simples né? 

Como podemos amar alguém à distância, ou com indiferenças, apenas declarando o amor sem ações práticas? Como podemos agir, se não somos ministrados sobre o assunto? Como podemos avançar, se não temos instrutores saudáveis sobre nós? Tudo isso inquietava muito o meu coração, e eu me lancei e comecei a ler bastante, estudar criteriosamente, fazer cursos preparatórios em Israel e, claro, elaborar meu discurso para que pudesse impactar o povo que estava sob a minha responsabilidade. E o resultado que fui obtendo era de muito êxito. Porém, a visão de consolo veio quando, em um Congresso da ICEJ, na Suíça, Deus ministrou muito a meu coração e me falou claramente sobre o CONSOLO, que se dava com presença. Por isso o Espírito Santo é o Consolador, porque está em todo tempo conosco e falando ao nosso coração, nos constrangendo com amor porque a "presença fala mais que palavras" (escrevi um livro sobre o assunto). Nesse tempo, me posicionei a levantar CARAVANAS e ministrar ao povo em meio ao POVO, e o êxito foi total. A ordem do Senhor foi explícita: "Traga o seu povo para consolar o Meu povo". Mesmo que pareça confusa essa orientação, eu entendi; foi o Espírito Santo que ministrou ao meu espírito.  

Bem, ninguém que diz estar amando, pode se ausentar do propósito do Amor. Precisa mudar as palavras para ações e fazer valer a profecia: "Console o Meu povo!". Você que está lendo essas devocionais, com certeza, está se encontrando e dizendo: "É isso mesmo!". Então, que sua presença em Sião seja a ferramenta consoladora e você influencie milagres de peregrinos para estarem se reproduzindo nessa atitude de consolo e conforto ao povo que o Senhor escolheu. _"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (João 14:16-21)_

Ap. Renê Terra Nova

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Devocional - Sentença de Libertação

Quem não queria receber uma sentença libertadora, vinda da boca do próprio Deus, e se sentir refestelado por tudo que estava preso sobre os ombros? Ontem você viu que Jerusalém recebeu essa liberação, um tipo de upgrade, um prêmio que só a eternidade tem para os seus filhos: Libertação. 

A Noiva – Igreja – que é irrevogavelmente herdeira do princípio em Deus, de ser plenamente curada, liberta, curada e restituída, é a Igreja gloriosa e triunfante, uma Igreja saudável que tem uma responsabilidade dada pelo Senhor: “Construa o Caminho!”. Você pode dimensionar o tamanho da libertação que essa Igreja tem? Significa que todo pingo de contato de trevas não toca seu caráter.

Veja o que o Messias fez! Olha o tamanho do ministério do Noivo! Um desprezo total para ministrar, um expor sobrenatural. Ele veio libertar os cativos, ainda que alguns não estejam atentos à Sua voz. “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado. E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros. Porém vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. Porque eu, o Senhor, amo o juízo, odeio o que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles. E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do Senhor.” (Isaías 61:1-9)

A libertação é um prêmio! Recordo-me de quando eu nasci de novo, vindo de uma tradição católica. O processo da minha libertação e cura foi muito grande, tive que fazer muitas renúncias... Era invadido nos meus sonhos, era tomado de sentimento de infidelidade com Deus, inclusive por Maria - não a mãe de Jesus, mas a doutrina de que Maria é a mãe de Deus. Deus tem mãe? Então, outras coisas, como cultura da casa, cultura social e crenças limitantes, tudo fazia parte de um processo de libertação gradativa. 

Porém, fui agraciado. Hoje, como um dos construtores do Caminho do Senhor, eu me vejo na responsabilidade de doutrinar a Igreja. Vejo um povo apequenado, sem fome e sede da Palavra, que não dobra os joelhos perante o Senhor, mas exalta a cultura humanista. Precisamos dar crédito a essa pregação e preparar o Caminho com muita responsabilidade.

Temos ainda 11 meses para vermos a presença do Senhor, em uma atmosfera de glória, curando, restaurando, restituindo o povo como sinal de uma LIBERTAÇÃO completa. O tempo da visitação do nosso Deus chegou! Prepare o Caminho!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

PREPARE O CAMINHO, SUA INIQUIDADE FOI CANCELADA

"Falai .... que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados." (Isaías 40:2)

Sua iniquidade foi cancelada.

A iniquidade expiada, cancelada ! Que promessa poderosa para os que sabem o que é uma iniquidade. Essa distorção é uma praga na vida de qualquer pessoa que não vigia no caminho santo, daí toda malignidade entra na vida do ser humano, de uma família, de uma sociedade, de um estado, de uma nação. Se não agirmos em tempo, seremos destruídos, por isso a promessa tem esta amplitude: "SUA INIQUIDADE FOI EXPIADA".

As coisas não são como pensamos. Por exemplo: *Por que a Igreja perdeu  muito da sua legitimidade?* Porque ela deixou que pensamentos horrendos possuíssem seus sentimentos e que muitos valores fossem corrompidos. E agora, como se livrar disso e voltar ao propósito? O Senhor mandou anunciar que a iniquidade foi extirpada. É como se uma árvore fosse arrancada pela raiz sem probabilidade de voltar a dar aquele tipo de fruto, um fruto maligno. Então, assim será encerrado todo juízo que estava estabelecido sobre aquele povo. 

A iniquidade é um caráter distorcido daquilo ou daquele que é iníquo, que é contrário à equidade. Podemos também afirmar que iniquidade é uma maldição que distorce os valores e perverte o povo da verdade de Deus. A iniquidade é uma ação, ou coisa contrária à moral e à religião, que faz com que a verdade seja transformada em mentira. Muitos adotaram a iniquidade como parte integrante do seu caráter, fazendo com que a Igreja perdesse o caminho e fizesse rotas de coalizão com os princípios. É como sed tivessem esquecido do que o Noivo fez no Calvário. "Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, como ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós." (Isaías 53:5,6)

Quanta confusão no meio do arraial de Deus! Um cabo de guerra, um querendo engolir o outro e se impor sobre o outro. O Caminho virou becos e, alguns, sem saída; um verdadeiro labirinto na geografia da fé. Como encontrar verdade num campo de concentração, onde os abusistas estão por todos os lados e se impondo contra os outros? 

O respeito mútuo é a ferramenta de maior inteligência emocional que podemos encontrar na rota do Noivo. Ele manda que nessa preparação de caminho, possamos dar as mãos à justiça e abdicar de toda e qualquer iniquidade para que um óleo novo repouse sobre nossa fronte e sejamos construtores das verdades de Deus. "Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como roupa, envelhecerão, e como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" (Hebreus 1:9-14)

PREPARE O CAMINHO, O TRATAMENTO DA NOIVA

“Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados.” (Isaías 40:2)

A malícia de um povo pode se dar por vários motivos, um deles é saber se esse povo sofreu o suficiente para em tudo colocar uma interrogação. Por mais que Israel tenha sobrevivido todos os traumas, sabemos que só um processo de cura poderia tirá-lo desses assaltos de alma. “Porque te restaurarei a saúde, e te curarei as tuas chagas, diz o Senhor; porquanto te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, já ninguém pergunta por ela. Assim diz o Senhor: Eis que farei voltar do cativeiro as tendas de Jacó, e apiedar-me-ei das suas moradas; e a cidade será reedificada sobre o seu montão, e o palácio permanecerá como habitualmente. E sairá deles o louvor e a voz de júbilo; e multiplicá-los-ei, e não serão diminuídos, e glorificá-los-ei, e não serão apoucados.” (Jeremias 30:17-19)

Uma Noiva sofredora, é assim que vejo Sião, e assim também a Igreja, pois no processo de conquista muitas barreiras foram quebradas, escudos arranhados e traumas solidificados na mente da Noiva. Agora, pedir para a Noiva ornar o caminho do Senhor, e preparar a rota do Noive de forma que esteja impecável, implica em direitos. Quais os direitos dessa solicitude? Ele mesmo diz: “Fui Eu quem fiz a ferida, Eu mesmo sararei”. “Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam. Em seis angústias te livrará; e na sétima o mal não te tocará. Na fome te livrará da morte; e na guerra, da violência da espada.” (Jó 5:17-20)

Uma Noiva que sabe usar bem as suas armas não pode se entregar a qualquer Rei, por isso o Senhor a adestrou, a enchendo de sabedoria e ministrando uma coragem sem fim. Nesta visão de cura e libertação, dada pelo próprio Deus, é que a construção do caminho do Senhor vai fazendo seu papel profético e se apossando da legitimidade que lhe é imposta. A Noiva é a Filha de Sião, nobre, bonita, zelosa e valente. “Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum. Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos. O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. Os entristecidos por causa da reunião solene, congregarei; esses que são de ti e para os quais o opróbrio dela era um peso. Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem, e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados.” (Sofonias 3:14-19)

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

A VOZ DO ATALAIA, OS CURADOS PREPAREM O CAMINHO

“Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados.” ( Isaías 40:2)

Quando começamos a Visão, meu Deus, quanta gente doente!, literalmente emocionalmente destruídos. Quando olho hoje, mesmo alguns que não lograram tanto êxito, mas celebro onde já estão, olhando no paralelo de onde estavam para onde chegaram - do atual para o desejado - posso dizer que a maioria está a um passo da libertação e cura tão almejadas. Como progredimos, quantos caminhos aplainados, como essa terraplanagem é verdadeira no território da alma. 

Agora, bem mais ajustados, vem esse comando da parte do Senhor: “No nível que você está curado, construir o caminho dEle e facilitar a caminhada do Seu povo”. Olha a confiança de um Deus tão perfeito, orientando homens imperfeitos, e lhes dando uma tarefa dos Céus para a Terra, para levar gente da Terra para os Céus. Que exagero de confiança! Nós, mortais, não confiamos uns nos outros assim como o IMORTAL, o Senhor que governa tudo, confia em nós. Como é bom saber que nesse tempo de cura podemos produzir muito mais. 

A cura é um desejo, a libertação é uma verdade. Como progredimos, como estamos saudáveis. O que já avançamos nesse processo é digno da confiança dos Céus para a Terra e da Terra para os Céus, dos Céus para os Céus, da Terra para a Terra, e dos homens degenerados para aqueles que estão em processo. Esse brado que o Senhor confiou nos nossos lábios não é fácil, pois a credibilidade que os Céus estão nos dando é para mostrar como Deus nos enxerga, não como homens comuns, mas como cidadãos dos Céus. Afinal, os regenerados, poderão fazer uma obra extremamente relevante e, no Nome do Senhor, provocarmos mudanças radicais na geografia onde vivemos. O Caminho está sendo preparado!
****

Decreto
Os que semeiam com liberdade de espírito farão uma colheita no nível da sua expectativa, pois as sementes da alma não têm o mesmo resultado das sementes do espírito.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

O CONSOLO NA PREPARAÇÃO DO CAMINHO

“Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.” (Isaías 40:1)

Foi o Senhor quem Deus a sugestão para que o caminho fosse preparado. Mas, na preparação desse caminho, precisamos ver a Igreja sendo sensível à voz do Senhor e ministrando consolo a quem precisa. Existe uma voz que clama no deserto, há um clamor e não podemos trabalhar sem os plantonistas, os guardiões dos muros, que estejam atentos à voz de Deus e também estejam preparados para anunciarem as boas notícias do Rei. Esses são os arautos, os tocadores das trombetas de Sião e os anunciadores das verdades do Senhor nosso Deus. “Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está perto.” (Joel 2:1)

Ser um arauto nestes dias é um milagre, pois muitos estão narcisistas, querendo autopromoção e não ministram a Palavra do “NOIVO”. Uma verdadeira confusão de identidade possuiu esta geração e muitos desejam até caminhar em rotas corretas, mas são seduzidos por esse secularismo barato. Não sabemos nem o que fazer, pois o conflito desta geração não é ético, é moral; muitos estão tão normalizados que os discursos de confronto e santidade não entram mais e alguns se sentem como que molestados com as orientações básicas do Evangelho.

Porém, quem são os culpados? A Bíblia diz: “O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente...” (Naum 1:3). Se isso é verdade, e sabemos que é, alguém vai ser severamente confrontado pelo Senhor, pois o caminho está sendo preparado com desleixo, sem nenhum peso de responsabilidade. 

Certo dia, estava eu, em um cerimonial de casamento, e o local estava ornado de forma excelente; todos comentavam sobre o padrão de nobreza daquele ambiente, principalmente o caminho para os noivos trilharem. No final, foi revelado que tudo que estava ali era artificial; não deixou de ser bonito, mas comprometeu o propósito. 

O que aprendemos disso? Que podemos maquiar a ROTA do NOIVO, mas bem o saberá que não estamos trabalhando na sinceridade, mas maquiando a rota da nobreza. Essa é a geração FAKE, por isso tudo ganha um filtro, um enfeite falado para parecer verdadeiro. Toda verdade é paralela e não estamos sendo tão responsáveis quanto deveríamos. “Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso. Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume.” (Provérbios 30:5-8)

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

PREPARE O CAMINHO, A MENTE DA NOIVA

A Noiva é uma ideia do Pai, ela não faz o que quer, embora tenha esse direito, mas seu conteúdo de Reino deverá ser exatamente o que o princípio rege. As pessoas podem interpretar como quiserem, elas têm esse direito, mas o código de honra da Noiva não será alterada nem negociado. A Noiva viverá exatamente no ritual de honra que compõe seu destino. Não é a noiva de um homem comum, é a Esposa do Messias. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.” (Isaías 55:6-8)

Se nós tivermos a sensibilidade desse entendimento, com certeza não palmilharemos por caminhos que coloquem em suspeita o que o Rei está falando. A vida no Reino tem suas regalias e milagres, mas não faltam seus desafios e renúncias; ninguém disse que seria fácil, mas não estamos fora dos milagres que estão dentro da promessa.

Quando entendemos o que somos e a quem pertencemos, temos uma maior segurança na caminhada, e uma alegria de que não estamos sozinhos nem isolados invade o nosso coração. Não somos comuns, somos vocacionados para vivermos tudo aquilo que o Reino e Seu Rei nos prometem, mas não podemos sair da espera da promessa, se não, perderemos nosso milagre. Nada estará fora do conteúdo da palavra. “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (II Timóteo 3:16,17)

A Noiva não tem duas mentes, apesar de existir uma maneira de pensar e uma maneira de agir. Ela pode até ter a liberdade de penar o que quer e fazer o que tem vontade, mas perderá a essência da sua chamada. A mente a Igreja é uma mente ungida. Um exemplo é o que está escrito em Filipenses 4:8,9, que diz: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.”

sábado, 4 de janeiro de 2020

PREPARE O CAMINHO PARA O REI DA GLÓRIA

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” (Isaías 40:3)


Prepare o Caminho para o Rei da Glória


Entender o Evangelho do Reino já é o ensaio para se preparar o caminho de uma forma mais coerente e responsável, muitos estão desatentos em relação à visão do caminho do Senhor, que é perfeito e Sua Palavra é poder. Veja as ferramentas para a construção de caminho, para a preparação adequada deste Ato Profético e, claro, a atenção velada para não perder a visão do preparo. “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus? Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho. Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas. Ensina as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre. Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu. Alargaste os meus passos debaixo de mim, de maneira que os meus pés não vacilaram. Persegui os meus inimigos, e os alcancei; não voltei senão depois de os ter consumido. Atravessei-os de sorte que não se puderam levantar; caíram debaixo dos meus pés.” (Salmos 18:30-38)

Talvez você me ache repetitivo, e sei que muitos não entendem ainda a logística do Reino, como Funciona a mente do Rei. Como Igreja, prometida, a Noiva do Cordeiro,  precisa estar antenada com sua função; observe de novo esse decreto: Esse texto encontra-se também no livro de II Samuel 22:31-36. “O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam. Por que, quem é Deus, senão o Senhor? E quem é rochedo, senão o nosso Deus? Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho. Faz ele os meus pés como os das cervas, e me põe sobre as minhas alturas. Instrui as minhas mãos para a peleja, de maneira que um arco de cobre se quebra pelos meus braços. Também me deste o escudo da tua salvação, e pela tua brandura me vieste a engrandecer.”

Como uma cumplicidade do que, de fato, o Senhor deseja que adotemos para não sermos apanhados no meio do caminho como uma Noiva desatenta, que baixa a guarda e não respeita os códigos da Lei do Senhor. Preparar esse caminho exige de nós respeito e dedicação, para não sermos abrigados nem estarmos fora da rota da promessa.

Como Deus tem sido bom, como Rei do Reino, mostrando para a Sua Noiva que a hora de se cuidar e preparar Seu caminho chegou, e isso não será uma carga transferível, só a IGREJA tem autoridade e legitimidade para tal coisa e fará com perspicácia a obra que o Senhor designou para ela. Nossa missão e chamada é construir esse caminho para que entre o Rei da Glória.

“Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.) (Salmos 24:7-10)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

PREPARE O CAMINHO DO SENHOR - PREPARE O CAMINHO DA NOIVA (parte 2)

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” (Isaías 40:3)


PREPARAI O CAMINHO PARA O NOIVO



Bem, eu sei que transicionar a mente de pagãos, religiosos, democráticos, parlamentares e institucionais para monárquicos é um muito desafiado, pois quem vai nos ministrar a visão do Reino e o que o Rei deseja? O Noivo tem a  a visão do Reino, não adianta a Noiva “Igreja” querer forçar a barra e se amoldar a sua cultura geográfica e social, presenciando seus costumes pagãos, achando que o casamento será consolidado.



A visao de Jesus é muito clara, o Reino está dentro de nós. Quando nascemos de novo, precisamos desenvolver a cultura e os costumes do Reino, caso contrário, estaremos na contra mão da resposta. Transicionar nossa mente para sermos um Reino, segunda a Palavra, não será fácil. “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de vós. E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis.” (Lucas 17:20-22)



O Reino tem um Rei, tem sua Noiva, tem suas normas “princípios”, tem escudo, tem bandeira, tem armas e tem constituição. Se adequar a isso é preciso passar pelo conteúdo do novo nascimento. Jesus não veio trazer qualquer proposta, Ele, como o Senhor do Reino, veio trazer o Evangelho do Reino.  



”E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24:11-14)



A preparação do caminho não será fácil, vai exigir transição de mente, e como estamos aculturados a valores que não são do Reino, será uma transição difícil, mas chegaremos lá, afinal “nosso” Evangelho não terá mais poder que o Evangelho do Reino. (Até aqui você entendeu?).

PREPARE O CAMINHO DO SENHOR - PREPARE O CAMINHA DA NOIVA (parte 1)

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” (Isaías 40:3)

Existem vozes e existem ecos. Qual a diferença? O eco confunde a voz oriente. Veja que aqui tem uma voz clamando, pedindo que preparem o caminho, acreditando que o comando que está sendo dado será obedecido. 

A voz que clama diz: “Preparai o caminho do Senhor!”. Que caminho é esse e para quem? Não é um caminho fácil para ser preparado, existe um protocolo de honra a ser ministrado aí.

Não é qualquer pessoa que pode assumir a prestação de um caminho de excelência, pois ainda que seja em um deserto, não é qualquer deserto, não é qualquer anfitrião, não é qualquer noiva e, absolutamente, não é qualquer noivo, é ‘O Noivo’.

Então, se o comando veio é porque você tem todas as prerrogativas para fazer acontecer. E se não tem o preparo adequado, você é a pessoa certa para aprender e desenvolver todos os requisitos para essa trilha de honra ser feita com a magnitude da excelência que Ele merece. 

Reforço, para que fique bem sedimentado, que o caminho não é para qualquer um trilhar, é para os nobres trafegarem, pois o Rei pisará por ele. Olha que responsabilidade temos, como arautos de um Reino e atalaias do Rei, em começarmos a construção  desse caminho. Isso significa que a nossa mente MONÁRQUICA está em ordem ou sendo trabalhada para aprendermos a viver com o Rei.

Nesse Reino, os inimigos perdem, nesse caminho a ser preparado é onde o adversário, ou o inimigo do Rei, não vai sabotar essa preparação e estaremos atentos com a guarda do Rei para deixarmos tudo preparado, e não sermos apanhados de surpresa, por isso, a atenção na preparação do caminho é dobrada.

Qual a intenção da preparação do caminho? É para um casamento, é o tempo da Noiva, porque será o último casamento da história. Assim como no Éden o primeiro Adão se casou com sua noiva Eva, o último Adão, Yeshua, se casará com Sua Noiva, a Igreja. 

A Noiva deverá estar ornada, pois quando o shoffar soprar não haverá desculpas. ”Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento” (Joel 2:15,16)

Prepare o Caminho! O tempo do Noivo está chegando!