Is. 53:4-5
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
A ciência já nos provou e a igreja, em muito, já concordou que algumas doenças, como o câncer, por exemplo, são psicossomáticas, ou seja, que resulta da influência da parte psíquica na parte física do organismo, e isso fala de exercício de fé. O texto acima nos leva a Jesus, ao Seu propósito com nossas vidas porque Ele é o Salvador Ungido, Ele é o autor e consumador desta palavra em nossas vidas, tendo sido culpado em meu e seu lugar, mas estabelecendo paz e cura (psíquica e física) a nós e, principalmente, ao que devemos fazer ou como devemos fazer a fim de não adoecer.
Tenho entendido de Deus que quem não quer viver doente psíquica ou fisicamente, deve manter um padrão de comportamento pautado no texto acima e externado de 7 formas:
1. Tome uma decisão - 1Pe. 5:7-11
Uma decisão considerada "divisor de águas" é aquela que é imutável, intransferível, irrevogável, inegociável e inabalável. Isso só é possível na vida daqueles que estão tratados no seu caráter de forma que suas vidas se tornaram modelo para alguns ou para muitos, e nenhuma circunstância fragiliza a decisão tomada. Se não quiser adoecer, tome uma decisão de crêr no incrível, ver o invisível e tocar no impossível... decida por Jesus e havendo padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.
2. Busque soluções - Jn 4:1-3
Tem pessoas que insistem em caminhar por rotas diferentes daquelas que Deus estabeleceu para vida delas. Identificamos isso por seu comportamento pessimista, visão incrédula, cegada pelo deus deste século, o diabo. Jonas recebeu um comando do Eterno e ao chegar diante do cenário pronto para cumprir o comando dado pelo Eterno, se deparou com uma instrução diferente e reagiu no nível de suas emoções desajustadas. Deus precisou lhe dar uma experiência, a fim de fazê-lo ver que o olhar deveria estar na solução, ou seja, o primeiro comando dado tinha um propósito que imediatamente a recepção de Jonas na cidade de Nínive, o povo já estabeleceu princípios que os colocou na direção da vontade de Deus, mas Jonas não viu desta forma, mas a longanimidade de Deus atingiu a Jonas também. Se não quiser adoecer, busque soluções, tire o foco do problema.
3. Não viva de aparências - 2Tm. 3:1-5
Tenho visto pessoas colegas, amigos e até discípulos, postarem uma vida invejável nas redes sociais de muita riqueza, glamour e outras ostentações, quando na verdade vivem uma vida ainda destruída e cheia de desajustes. Podemos arriscar que muito pouco dos milhões de internautas que navegam nas redes, possuem uma vida em linha real com aquilo que postam nas suas redes sociais. Em nossos gabinetes, percebemos que uma vida de aparência é um dos maiores ofensores para doenças. Se não quiser adoecer, não viva de aparências, seja sincero puro e reto diante de Deus e dos homens.
4. Aceite-se - 1Pe. 2:9
Quantas pessoas você conhece que já declarou estar insatisfeito com a vida que tem, ou o corpo que tem, ou o trabalho que tem? Insatisfações temporais, as quais tê-las ou não tê-las não impacta em nada suas vidas.
A declaração do Ap. Pedro nos posiciona, nos dá um comando, precisamos nos aceitar como geração eleita, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido, para anunciarmos as virtudes d'Aquele que nos chamou das trevas para a luz. Se não quiser adoecer, aceite-se.
5. Confie - Sl 37:5
Apesar de o poder de uma declaração positiva ter mil vezes mais poder do que uma declaração negativa, temos tendência em confiar e crer no negativo. Deus tem levantado uma geração de mente cognitiva, a qual tem a missão de espalhar essa novidade, o poder da declaração de fé n'Aquele que É, que Era e que Há de ser sempre e para sempre amém. Então, se não quiser adoecer, confie.
6. Não viva sempre triste - Ne. 8:10b
Todos os dias somos desafiados quando acordamos, viver é, além de um privilégio, um grande e maravilhoso desafio dado a nós pelo Eterno. E como todo desafio, está repleto de altos e baixos, situações que vão nos alegrar e outras que vão nos entristecer.
Entristecer-se não é pecado, mas manter-se triste (e alguns o fazem por opção) nos levará ao pecado, ao suicídio espiritual. Neemias foi um dos homens mais desafiados da bíblias, que se entristeceu quando lhe foi conveniente, mas por decisão levantou e prontificou-se a cumprir o comando de Deus deixando seu legado ensinando ao povo que não importam as circunstâncias, devemos levantar, comer, beber e avançar alegres no Senhor, o qual é a nossa força. Se não quiser adoecer, alegre-se. Decida alegrar-se.
7. Orar - 1Sm 12:23
Tudo que falamos aqui não tem o menor valor se não for regado com oração. De uma vez por todas aprenda que não orar É PECADO. Veja que o profeta Samuel diz com todas as letras "longe de mim que eu PEQUE contra o Senhor, DEIXANDO DE ORAR...". Se não quiser adoecer, ORE.
Eu não sei se você está vivendo algum tipo de doença agora, psíquica ou física, mas quero lhe dizer que verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades,... e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Medite nessa palavra e se não quiser adoecer, torne-a viva em sua vida.
Pr. José Júnior
Rede Palavra Viva