Josué 1:3
" Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés."
Moisés tinha uma missão de conduzir o povo até a Terra Prometida que é, de acordo com a Bíblia, a terra de Israel, que foi prometida por Deus aos descendentes dos patriarcas hebraicos Abraão, Isaac e Jacó, e para isso, Moisés levantou 12 homens, os quais tinham a missão de espiar a terra a fim de verificar quais estratégias seriam utilizadas para tal conquista.
Assim temos que, os 12 têm a missão de conquista, mas somente 2 espias (Josué e Calebe), dos 12 enviados, voltaram com a visão ampliada, tendo em vista que entenderam a promessa que havia sobre a vida do seu discipulador, Moisés (Dt 11:24,25). Mas, sabemos que uma série de situações aconteceram no decorrer desta história e Moisés não cumpriu tal tarefa. Deus, então, levantou Josué sob o mesmo decreto que Moisés (Js 1:3; Dt 11:24,25), ou seja, conquistar a Terra Prometida.
Josué chorou a morte de seu líder por um tempo e, após isso, Deus o notifica que ele seria o condutor do povo rumo a Canaã. Deus poderia escolher qualquer um dos 12 de Moisés, inclusive Calebe, mas Josué era um discípulo inseparável e quando Deus falava com Moisés face a face, Josué era o primeiro a saber das revelãções (Êx 33:11), pois estava sempre por perto, próximo a tenda de Moisés. Com isso, Deus o escolheu e estabeleceu sobre a sua vida os decretos que estavam estabelecidos sobre a vida de Moisés. Deus sabia que em Josué não havia possibilidades de incredulidade, pois ele era o primeiro a ver os efeitos das promessas na vida de seu líder, sua fé era viva assim como a Palavra dada a Moisés e isso o tornou escolhido de Deus para cumprimento da promessa de conquista da Terra Prometida.
Quanto mais próximos estamos daquele que detem a promessa , mais rápido Deus nos levanta como seus sucessores para as grandes conquistas.
Josué era voluntário no exército que Moisés liderava. Quantos de nós declaramos que somos soldados do exército de Cristo, mas não queremos nos submeter tanto quanto um soldado se submete a um capitão que, na realidade, ele nem sabe quem é até que o mesmo lhe seja apresentado no batalhão? Temos que ser soldados voluntários ao exército de Cristo, pois sabemos quem é nosso General, seguimos os seus passos e nenhum inimigo nos resistirá (Js 1:5).
Quando os espias voltaram da Terra Prometida, relataram a Moisés sobre as maravilhas que viram, com exceção de Josué e Calebe, todo o povo murmurou contra Moisés e contra Deus por olharam somente para as dificuldades, liberaram decretos de morte e não de vida, de maldição e não de benção, não pode haver murmuração em nossos lábios. A murmuração é desculpa na boca do díscipulo, e desculpa na boca do discípulo é incredulidade na Palavra de Deus. E Josué era o discípulo que creu na promessa ao ponto de, junto de Calebe, motivar o povo à conquista. Josué era uma conquistador, assim como você é um conquistador, após o decreto (Js 1:3), Deus estabeleceu um discipulado (Js 1:7,8), o qual foi a base para as conquistas de Josué e, hoje quero liberar este decreto sobre tua vida, tua família, tua casa e listar um discipulado, o qual será a base para suas conquistas e "assim como Deus foi com Moisés e com Josué, será também contigo", anote:
- seja forte e corajoso
- cuidadoso em cumprir os mandamentos
- não desviar nem para a direita e nem para a esquerda
- não parar de falar da Palavra de Deus
- meditar de dia e de noite na Palavra Viva de Deus
Desta forma, cumprindo as indicações deste discipulado, você terá como resultado a prosperidade por onde andar e será bem sucedido em todos os teus feitos, inclusive na conquista de sua família e amigos para o Reino. Deus nos levantou como alguém indesistível no Reino e notável no mundo, isso se dá a partir dos decretos, e estes já nos foram dados.
Antes de Deus discipular Josué, como vemos nos versículos 7 e 8, Deus decretou sobre a vida de Josué. Então, entenda: antes de exigirmos que as pessoas ao nosso redor tenham uma postura de vencedores, temos que decretar tal postura sobre a vida delas e depois ensina-las sob os fundamentos da Palavra Viva de Deus e sempre de olho nas indicações que o próprio Deus deu a Josué.
Declare e estabeleça por decreto sobre os teus a Palavra Viva de Deus e verás nos próximos dias os sinais, prodígios e maravilhas que Aquele que é poderoso, para fazer muito mais abundantemente além do que pedimos ou pensamos, fará na sua geografia.
Deus te abençoe!
Pr. JÚNIOR
IGREJA APOSTÓLICA PALAVRA VIVA
Sede Nacional - Ferraz de Vasconcelos/ SP