segunda-feira, 13 de abril de 2020

POR QUE JESUS DOBROU OS LENÇÓIS?

Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição?

Poucas pessoas nunca haviam detido a atenção a esse detalhe.

Em João 20:7 diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.

"...bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida. Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram! " Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro. Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou. A seguir Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho, bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho." (João 20:1-7)

Isto é importante? Definitivamente sim!
Isto é significante? Certamente que sim!

Para poder entender a significância do lenço dobrado se faz necessário que entendamos um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época. O lenço dobrado tem a ver com o "senhor e o servo", e todo menino Judeu conhecia essa tradição. Quando o servo colocava a mesa de jantar, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu senhor queria. A mesa era colocada perfeitamente, e o servo esperava, fora da visão dele, até que o mesmo terminasse a refeição. O servo não podia se atrever nunca, a tocar na mesa antes que o seu senhor tivesse terminado a sua refeição. Diz a tradição que: ao terminar a refeição, o senhor se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba, e embolava o lenço e o jogava sobre a mesa.
Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei." No entanto, se o senhor se levantasse e deixasse o lenço DOBRADO ao lado do prato, o servo jamais ousaria tocar na mesa porque o lenço dobrado queria dizer: "Eu voltarei!"

Que delicadeza este gesto! Na palavra de Deus, não tem nada sem sentido e significado.

Em breve Jesus voltará! Aleluia!

Pr. Jotha - Rede Rhema

ORAR É SE RENDER

"Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve" (1 João 5:14)

Nada está fora do alcance da oração, a não ser aquilo que não é da vontade de Deus. Deus apenas responderá ao pedido que Ele inspira em você. Entenda: oração é rendição - rendição à vontade de Deus. É cooperação com a vontade Dele.

Você pode estar pensando: Então por que orar? Porque Deus quer que façamos parte do processo. A coisa funciona assim: Deus coloca um desejo em seu coração. Pode ser para a salvação de alguém, ou pode ser para outra coisa. Mas quando Deus coloca um desejo em seu coração, você ora. E então você vê Deus responder a essa oração e fazer o que era impossível na sua visão.

"Cara, sou uma pessoa poderosa na oração", você pode dizer.

Não, você serve a um Deus poderoso. E você entrou em sintonia com Ele.

É por isso que devemos orar, por exemplo, por um despertar espiritual em nossa nação. Quando oramos para que o evangelho se espalhe e para que as pessoas acreditem em Jesus, creio que estamos orando de acordo com a vontade de Deus e que Ele a ouvirá. Por quê? Porque a Bíblia diz que Deus "não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9). E nós queremos acompanhar a vontade de Deus.

Dito isso, também há um lugar na oração para as nossas necessidades pessoais e Jesus nos ensinou a orar por elas: "Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia" (Mateus 6:11). Se eu já experimentei a grandiosidade de Deus e refleti sobre a Sua vontade e propósito, se eu já entreguei a minha vontade a Ele, pedindo o Seu propósito acima do meu, isso vai influenciar a minha oração pessoal.

Ao perceber como Deus é grande, eu vou descobrir que as minhas necessidades são muito pequenas.

Pr. Jotha - Rede Rhema