sábado, 28 de abril de 2018

NOSSA IDENTIDADE EM CRISTO

Texto: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samari a e até aos confins da terra” (At 1.8).

Introdução: Vivemos em meio a uma geração sem identidade, fraca, não sabendo o que são, por causa da distancia da fonte da vida, que é o nosso Deus, que é a matriz de tudo. Abaixo veremos algumas características de pessoas que são filhos de Deus, verdadeiros cristãos que andam e vivem na contra mão do mundo.

1. Um construtor que edifica sobre uma boa base, um bom alicerce.
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha” (Mt 7.24, 25).
Ouvir e praticar a Palavra de Deus traz firmeza, solidez, sustentação.
Somos construtores que precisamos construir em bases sólidas, isto é, sobre princípios eternos.

2. Um guerreiro, que mesmo cansado persiste.
“Vindo Gideão ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam, cansados, mas ainda perseguindo” (Jz 8.4).
Gideão e equipe, mesmos cansados e famintos não desistiram a ter ver concretizada a vitória.
O desgaste do cotidiano, as guerras espirituais, sonhos não realizados, não podem nos paralisar, precisamos ter no coração o que diz Ec 7.8: “Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante”.

3. Um navegante que não se esquece da âncora.
“para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu” (Hb 6.18, 19).
Deus fez duas promessas aos seus filhos, frutificação e multiplicação no verso 14 de Hebreus 6, e deve ser onde precisamos lançar a nossa âncora, que nos trará firmeza e segurança quanto ao cumprimento das promessas mesmo em meio as tempestades que enfrentamos ao longo da vida terrena.

4. Um servo de Deus firme e inabalável.
“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Co 15.57, 58).
O texto do apostolo. Paulo fala de firmeza, solidez e abundancia na obra do Senhor, trazendo como colheita uma promessa de vitória.
Esta palavra é muito pertinente, pois quando enfrentamos desafios temos uma tendência, por causa da alma, em paralisar as coisas do Reino de Deus, porém a promessa esta condicionada a estes princípios expostos no texto.

5. Uma testemunha de Cristo revestida de poder.
“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

6. Um soldado revestido de armadura.
“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6.10-12).

7. Um atleta em busca da coroa.
“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.  Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”( 1 Co 9.24-27).

Conclusão: Os tópicos acima, se vividos, observados, certamente nos trará uma vida diferenciada, isto é, vitoriosa.
Fonte: Prs. Roberto e Lourdes – Ministério Monte Sião

Pr. Jotta - Rede Rhema

sábado, 21 de abril de 2018

AMIZADE VERDADEIRA

TEXTO BASE: Provérbios 17:17

INTRODUÇÃO:

Uma das maiores dádivas na vida de uma pessoa é uma amizade verdadeira. Os amigos são entes muito queridos que, muitas vezes, são tão importantes quanto os nossos familiares. No entanto, nem toda a amizade é sadia e, por isso, agradável a Deus. Muitas amizades podem nos conduzir ao pecado, às coisas do mal e não ao bem. São amizades perniciosas, que insistem em levar o outro ao erro por meio de palavras, gestos, planos, etc. Esse é o tipo de amizade plantada por Satanás e que só prejudica as pessoas.

DISCUSSÃO:

Diante dessas afirmações, vamos analisar o que a Palavra de Deus nos fala a respeito da amizade:

Provérbios 18:24 nos mostra que existe um tipo de amigo que é aproveitador, interesseiro. Quem tem um amigo assim vai, mais cedo ou mais tarde, ter sérios problemas. No entanto, existem amigos que são mais íntimos que um irmão, ou seja, que está sempre disposto em oferecer e não receber;

Mateus 11:19 aponta que Jesus é visto como amigo dos pecadores, era o amigo certo em todas as horas. Ele é o amigo que ama os perdidos, os caídos, e que os ajuda a se erguerem para Deus;

Provérbios 13:20 deixa bem claro a diferença entre o amigo e o companheiro;

Provérbios 28:7 afirma que o amigo não nos acompanha no pecado, já o companheiro que acompanha no mal se torna cúmplice do pecado;

Habacuque 2:15 mostra que o companheiro da mentira tem objetivos malignos, enquanto Provérbios 10:12 diz que o amor cobre todas as transgressões;

Gênesis 9:20-25 compara a atitude de Cam com a de seus outros irmãos perante o pai embriagado, mostrando que o amigo verdadeiro não zomba, não coloca o outro em situações humilhantes e não fala mal.

Como podemos identificar uma amizade firmada em coisas más:

. O falso amigo fala mal dos irmãos;

. Fala mal da liderança da igreja;

. Cria e espalha fofocas;

. Semeia a discórdia entre irmãos (Provérbios 6:16-19).

E como são as amizades firmadas na fé em Cristo e aprovadas por Deus:

. Eles são amigos para orarem por si mesmos;

. Oram pelos outros;

. Ajudam o próximo;

. Aconselham e buscam conselhos segundo a Palavra de Deus;

. Amam a Cristo mais do que a si mesmos.

Vejamos o exemplo de uma amizade verdadeira:

. 1 Samuel 18:1-4 fala sobre a característica dessa amizade;

. Salmos 133: 1-3 aponta a amizade como uma união espiritual.

AMIZADE VERDADEIRA

Os amigos de verdade se amam, se identificam. Eles compartilham seus problemas, seus medos, suas angústias e tristezas. E, juntos, buscam soluções. Entre eles há um propósito muito sério. A amizade verdadeira leva o outro a ser bem sucedido, a se portar com prudência, a ser vitorioso e a conquistar o respeito dos outros. Já a amizade que causa ódio, brigas, intrigas e maledicência entre os irmãos não é sadia e deve ser evitada, pois Deus não está naquele meio.

1 Tessalonicenses 4:9 e 1 Pedro 1:22-23 mostram que a amizade verdadeira deve ser pura e santa.

PARA REFLETIR:

. Como Deus vê a amizade?

. Como costuma ser a amizade do mundo?

. Temos mais amigos ou companheiros (Provérbios 13:20)? Qual é a diferença entre eles?

. Como deve ser o amigo (Provérbios 28:7; Rute 1:16-17)?

. Você acredita que Deus aprova as suas amizades?

Pr. Jotta - Rede Rhema

sábado, 14 de abril de 2018

CHAMADOS PARA LIDERAR

Texto: 1 Timóteo 2:4

INTRODUÇÃO
Temos trabalhado nesses dias a visão de que cada membro é um ministro.
Pergunte: O que você entende por isso? R: você pode ser usado por Deus não apenas para ministrar na vida de seu próximo, mas principalmente para se tornar um líder.

1 – TODOS OS CRISTÃOS SÃO CHAMADOS PARA LIDERAR?
Sabe qual é o desejo de Deus para todos os cristãos? Que todos se tornem líder de célula e de ministérios. É isso mesmo, Deus quer ver você ministrando e liderando do mesmo modo que Ele quer que todos os homens sejam salvos (I Tm 2.4). Mas onde está escrito isso?

I Pe 2.9 – O que nós somos? Geração Santa, eleita, ou seja, separada para Deus, somos também sacerdotes reais. Ou sacerdotes do Rei Jesus. O que faz um sacerdote? O sacerdote era um LÍDER espiritual. Era responsável por trazer as pessoas para perto de Deus.

Um sacerdote é mais que um ministro, é um líder espiritual.
v. 9 – E para quê você foi chamado? Para anunciar o poder daquele que nos tirou das trevas e nos trouxe para Sua maravilhosa luz. Veja Também (Jo 15.16).

2 – TODOS OS CRISTÃOS FORAM CONSTITUÍDOS REIS E SACERDOTES
Se você ainda não está convencido leia Apocalipse 5.9,10 – Quando Jesus nos comprou com seu sangue, o que Ele fez de nós? Fez de nós reis e sacerdotes para Deus. O rei é um líder que governa, que dá a direção, que protege seu povo. O sacerdote é um líder que cuida da vida espiritual de seu povo.
Quem foi feito rei e sacerdote para nosso Deus? Você que está aqui, que entregou sua vida para Deus, que pertence ao Senhor Jesus. Você foi chamado para ser rei e sacerdote. Você como discipulador e como líder, quando dá cobertura espiritual, discípula, lidera, você está cumprindo o propósito de Deus, você está sendo um rei e um sacerdote.

3 – SOMOS REIS E SACERDOTES PARA DEUS
v. 9 Para quem fomos feitos reis e sacerdotes?
Para nosso Deus. Você não é líder para homens, para o mundo, para seu trabalho, para si mesmo, mas é para Deus que fomos feitos reis e sacerdotes.
Muitos têm se tornado líderes para homens, no trabalho, na política, mas muitos não têm se tornado para Deus.
Pergunte: Por que temos que ser reis e sacerdotes para Deus?
Porque somos dEle, comprados por Ele para trabalhar, liderar para Ele.
Rm 11.36 – O que esse verso nos ensina? Que tudo veio dEle, tudo foi criado por Ele e tudo é para Ele, para o louvor da sua glória.
Guarde este princípio: Quando nos dedicamos e damos o nosso melhor para os homens e para as coisas deste mundo, estamos desprezando e deixando Deus em segundo lugar. Mas, quando fazemos tudo com excelência para Deus, estamos honrando-O e Ele, sem dúvida, nos abençoará grandiosamente e realizará todos os nossos sonhos.

Guarde isso: Nós seremos totalmente realizados quando estivermos cumprindo os propósitos de Deus em nossa vida. Pois foi para isso que fomos criados.

CONCLUSÃO
Deus fez de nós reis e sacerdotes para que cada um exerça essa função. Através do discipulado, cobertura espiritual, liderança de célula, dessa maneira cumpriremos nosso propósito.
Líder, pergunte para sua célula: Você tem exercido seu papel de rei e de sacerdote? Você está levando a sério a tarefa de cuidar de seu irmão? Você tem respondido ao chamado para ser um futuro líder de célula? Ou está apenas na posição de receber? O rei e o sacerdote ministram, fazem, agem, são e estão sempre em ação.
Eles não recebem apenas, eles fazem as coisas acontecerem.

Pr. Jotta - Rede Rhema

sábado, 7 de abril de 2018

VIDA DE ORAÇÃO

Palavra - Mt. 6:1-15

OBJETIVO:

 Mostrar que Orar é muito mais do que uma reza e que as dificuldades para Orar são superadas quando entendemos a mensagem do Pai nosso.

CONTEXTO:

• No início da vida cristã, todos enfrentam dificuldade para orar (não há argumentos, a mente é bombardeada por pensamentos negativos etc.) 

• Os discípulos tiveram as mesmas dificuldades por isso, disseram: ENSINA-NOS A ORAR;

TRÊS RECOMENDAÇÕES PARA ORAÇÃO:

• Sinceridade,

• Lugar Secreto,

• Não usar vãs repetições (Reza);

MODELO DE ORAÇÃO

1. Redenção (v.9) “Pai Nosso” - Ninguém pode chamar a Deus de Pai sem ser redimido por Jesus.

Rom.3:23;5:8 - Ef.2:1-3 - Col.1:13 somos redimidos:

• Espiritualmente/Fisicamente/Materialmente

2. Autoridade (v.9) “Que estais no céus” Ireis 8:27 a Bíblia fala de Três céus (firmamento/regiões celestes/morada de Deus) Is.66:1.

3. Santificação “Santificado seja teu Nome” - Para se achegar a Deus tem que ser santificado - Gál.5:22-23 

4. Governo (v.10) “Venha teu reino” - O Reino de Deus deve ser estabelecido:

• Em Minha Vida/Em Minha Família/Em Minha Nação - Permitindo (Sl.2:8)

• 5. Evangelismo (v.10) “Faça-se a tua vontade” - Mt.28:19 (-Se conhece Jesus/- Se Capacita biblicamente/- Se Compartilha com os outros)

6. Provisão (v.11) “O pão nosso de cada dia...” - Ser Específico na oração (Mat.7:7)

7. Perdão (v.12) “Perdoa nossas dívidas...” - Perdão é uma DECISÃO Se não perdoa não há perdão.

8.  Proteção (v.13)“e não nos deixe cair em tentações...”Tg.1:13- Tentação/desejo - Deus a ninguém tenta.

Renunciar a carne todos os dias e colocar a armadura de Deus.

9. Liberação (v.13) “Livra-nos do mal” Isso implica a necessidade que o Senhor nos aguarde de:Destruição do Lar/Ruína/Financeira/Enfermidade/Acidentes/Críticas

10. Segurança (v.13) “Porque teu é o reino...” Podemos estar seguro pois Deus tem o controle de tudo.

CONCLUSÃO:

A Oração do “Pai Nosso” é uma reza para ser apenas repetida, mas um conjunto de princípios que nos ensina a orar como convém.  É importante aprender a orar para termos êxito na nossa vida de oração. A vida de oração deve ser um novo estilo de vida para nos.

APLICAÇÃO:

- Como está sua vida de oração? 

- Você tem orado ou rezado?

- Deus deseja uma vida de intimidade com você e isso vem através da oração diária, quero te desafiar hoje a fazer um compromisso com Deus de estabelecer uma disciplina de oração diária.

Pr. Jotta - Rede Rhema