sábado, 7 de março de 2015

REUNIÕES DA VISÃO CELULAR NO MODELO DOS 12 - PARTE FINAL

Textos: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (Atos 2:46-47)
“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hebreus 10:25)
Verdade Central: Todas as Reuniões da Visão Celular no Modelo dos 12 têm o objetivo de que não se perca o alvo da Visão: Levantar Famílias para Deus.
Introdução: Existem várias reuniões que julgamos importantes, dentro da Visão Celular no Modelo dos 12 e que você precisa ter conhecimento, para que ensine corretamente os seus líderes e liderados e cumpra com eficácia o objetivo de envolver a Família no Reino de Deus.
ALVO DA VISÃO CELULAR NO MODELO DOS 12Todas as Reuniões da Visão Celular no Modelo dos 12 têm o objetivo de que não se perca o alvo da Visão: Levantar Famílias para Deus. Em Atos 2, a Bíblia diz que as Famílias vinham para as reuniões das Células. Estou orando para que Deus nos dê essa consciência, em todas as Gerações, de que somos Família, que o marido deve amar a esposa, que a esposa deve se submeter ao marido, que filhos devem ser submissos aos pais, que os pais não devem, jamais, provocar os filhos à ira.
Na Visão, um adúltero não aguentará ficar conosco, a não ser que mude de vida. A visão de Família estará tão arraigada a nós que só haverá uma solução: amar Família. Todos os que se aproximarem de nós passarão a amar Família. Os que não amarem Família e não quiserem tratamento de caráter não conseguirão ficar ao nosso lado por causa do nosso discurso de Família o tempo todo.
O que as pessoas precisam entender quando entram em uma Igreja é que Igreja é casa de confronto e não tenda de conforto, apesar de trazer confronto e gerar conforto. A tônica do Ministério Internacional da Restauração, o MIR, é Família. Nosso ministério é restaurar Famílias; almejamos ver todas as Famílias restauradas. Os que vivem mal em Família não conseguem esconder por muito tempo, pois chega um momento no qual a situação fica clara como a luz do dia. E o pior é que muitos não se interessam e não pagam preço pela mudança.
A Visão Celular tem uma vocação: restaurar as Famílias. Se ela não cumprir esse papel, então, torna-se um ministério comum, como qualquer outro. Mas se alcança a Família, cumpre o Ministério de Deus, porque Deus é Família.
Quando Adão foi expulso do Éden e saiu, chamou a mulher de Eva, antes ela era chamada de varoa. Adão, naquele ato, afirmava que Eva estava restituída. Tal atitude faz dele um homem admirável. Adão poderia ter xingado Eva, tê-la ofendido, dizendo que era destruidora de relacionamentos, mas não fez. Ou ele poderia ter mandando Eva criar o seu próprio destino, ir ter com a serpente e ficar com ela pelo resto de sua vida, poderia ter escolhido ficar só.
Deus poderia ter dito a Adão, já que ele possuía outras costelas, que formaria outra mulher para ele, talvez até mais bonita que Eva, mas isso resultaria no fim daquele casamento, daquela Família. Mas Deus não apoia separação, nem mesmo quando o casal erra. Ele é Deus de Família.
Deus deu tarefa para um e para outro, punição para um e para outro, mas não os separou. Ele poderia ter dito a Adão que Eva havia quebrado o pacto, que ele tinha direito à separação. Mas Deus não o fez. Assim como fizeram tudo juntos, erraram juntos, também passariam o resto da vida juntos, e colheriam as consequências do erro juntos. E isso não foi punição, foi aliança. Adão e Eva tinham aliança como casal, como Família.
No livro de Malaquias, o livro da fidelidade, encontramos vários níveis de fidelidade. No capítulo 1, encontramos a fidelidade de Deus com o homem. No versículo 15 seguinte, a fidelidade do marido com a esposa e da esposa com o marido. Depois, no capítulo 3, a fidelidade do homem para Deus no ato de dizimar e ofertar ao Senhor. No capítulo 4, o ato da restituição da Família, pelo ato da fidelidade. Toda fidelidade, de andar em obediência, traz como resultado uma Família sem maldição.
Dentro da Visão, o discurso deve ser para alcançar a Família. Precisamos aprender princípios de correção. O doce fora de hora pode trazer o amargo na hora em que menos esperamos. Por isso, precisamos entender que Família é o alvo principal. Qualquer visão na qual Família é o alvo principal e que o líder é Modelo como Família, com certeza, não terá falta de seguidores.
É claro que o fato de ter a Família como visão principal não isenta nenhuma Família de enfrentar problemas. Mesmo que a sua Família passe por problemas, ela não será a única. Cada um tem um problema distinto e há até os que vivem para criar seus próprios problemas. Não se sinta culpado! Busque resolver cada problema, vivendo o melhor de Deus, contanto que o seu ministério esteja nas mãos dEle. Então, você verá a obra que Ele fará.
Lembro-me de que no início do meu ministério, eu ficava pensando no fato de alguns familiares ainda não serem convertidos; era como se eu me sentisse culpado pela vida deles, por estarem em falta com Deus. Hoje, Deus concedeu-me a graça de ver a maioria deles rendidos aos pés do Senhor, porque aprendi que é preciso agir e descansar no Senhor.
Deus tem sempre a solução lá na frente. Deus não quer perder a sua Família para ninguém. Não tema porque os seus filhos estão enfrentando uma crise. Continue firme no propósito e sua Família não se perderá, seus filhos não se perderão, porque essa Visão será um resgate de Família.
Toda a sua Família será salva. O problema é que alguns querem fazer a obra que só Deus pode fazer. E há uma coisa que só Deus faz: mudar coração de gente. Ninguém mais tem esse poder. Não adianta discutir, colocar o dedo no rosto, apontar, xingar... Mudar coração é tarefa de Deus.
Deus está mais interessado na sua Família do que você. Ele é mais Família do que todos nós juntos. Se juntarmos nossa essência de Família ainda não é nada se comparado ao que Deus tem no coração por Família.
Precisamos ter foco correto. O foco das nossas Reuniões, desde a primeira à última, deve ser para equipar as Famílias através do líder, dos discípulos, dos 12. Tudo é para que o caráter do sacerdote, da sacerdotisa e dos filhos seja tratado.
Quando entendemos que o cerne da nossa reunião e da chamada é para atrair as Famílias, logramos êxito, porque estamos no caminho certo. O que devemos fazer é orar e manter a nossa atitude de firmeza por nossa Família.
Se a reunião é de Família e a sua Família ainda não é convertida, vá sozinho. Você é o testemunho para trazer os outros. Saiba que na hora em que as coisas apertarem, eles procurarão você. Então, esteja pronto. Jamais saia do propósito, porque, hoje, aparentemente, eles não querem.
Sabe o que acontecerá? Porque você quer e se mantém firme no propósito, eles também serão alcançados e virão para o Reino reconhecendo que só o Senhor é Deus e que não outro além dEle em quem possa haver salvação. Quando eles vierem, terão mais fogo e mais vida de Deus do que você possa imaginar.
Reunião de Mentores, Reunião de M12, Reunião das Células, Reunião de Macrocélula, Reunião das Redes, Reunião dos Cultos, Reunião do Fruto Fiel, tudo isso para entender que a tônica envolve Família. Cada Família sendo envolvida através da Visão Celular no Modelo dos 12.
A primeira vez que Deus ensaiou a salvação no planeta Terra, no capítulo 6 de Gênesis, Ele colocou uma Família toda dentro da arca. Sua Família não está fora do plano de salvação. Todos, de perto e de longe, saberão que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai. Isso é a Visão Celular no Modelo dos 12.

sexta-feira, 6 de março de 2015

REUNIÕES DA VISÃO CELULAR NO MODELO DOS 12 - PARTE 2

Textos: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (Atos 2:46-47)
“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hebreus 10:25)
Verdade Central: Todas as Reuniões da Visão Celular no Modelo dos 12 têm o objetivo de que não se perca o alvo da Visão: Levantar Famílias para Deus.
Introdução: Existem várias reuniões que julgamos importantes, dentro da Visão Celular no Modelo dos 12 e que você precisa ter conhecimento, para que ensine corretamente os seus líderes e liderados e cumpra com eficácia o objetivo de envolver a Família no Reino de Deus.
Na semana passada, vimos as Reuniões de Mentores, M12, Célula e Macrocélula. Hoje veremos as Reuniões das Redes, dos Cultos e do Fruto Fiel.
5. REUNIÃO DAS REDESAs Redes não são para reunir casais, homens, mulheres, solteiros, jovens, adolescentes, crianças. As Redes são para pescaria. Não podemos sair do foco e deixar de trazer visitantes para as Redes.
Na Rede da Família, cada Família deve trazer outra, trazer casais. Na Rede de Homens, cada homem deve trazer outro homem. Na Rede de Mulheres, cada mulher deve trazer uma mulher. Na Rede Juvenil, cada jovem deve trazer um jovem. Na Rede Isaque e Rebeca, cada solteiro deve trazer um solteiro. Na Rede de Crianças, cada criança deve trazer uma criança. Então, acontece a grande pescaria.
As Redes reúnem para fazer crescer o Ministério. Aquelas pessoas que, porventura, não conseguem ir às Células, mas conseguem ir às Redes, são alcançadas. É como o próprio nome diz: REDE. Rede é para grande pescaria, para uma pesca milagrosa.
Você sabe o que é colher, em cada Reunião de Rede, 100 pessoas em média? É maravilhoso! E se você está pensando que não lidera uma Rede, não há problema nisso, porque você já tem as suas estratégias de pescaria e de crescimento. Mas as Redes são para fazer crescer o Ministério.
6. REUNIÃO DOS CULTOSOs Cultos são as reuniões de Família, as celebrações da Família. Nos Cultos de Celebração, a Família cultua unida. Mas, por que os Cultos são a reunião da Família? Porque, na maioria das vezes, as Equipes de 12, as Reuniões de Células e demais atividades são em dias e horários diferenciados, totalmente diferentes dos demais membros da Família.
Encontramos situações em que o marido é 12 de um líder que reúne na Terça-feira, e a esposa é 12 de uma líder que reúne na Quarta-feira. Eles saem em dias e horários diferenciados para a Reunião de M12 e para as Reuniões de Célula que lideram... Isso não é bom para a Família. É por isso que é tão importante a família estar reunida no Templo, nos Cultos de Celebração.
7. REUNIÃO DO FRUTO FIELO Fruto Fiel é a Reunião da Honra. O Fruto Fiel é o discípulo honrando o líder, o líder de Célula honrando o seu líder de 12, aquele que é 12 honrando o seu Pastor, o Pastor honrando o seu Pastor ou o seu Apóstolo. É uma cadeia de Honra.
O Fruto Fiel reúne, de forma indistinta, todos os que estão debaixo das suas Gerações, Macrocélulas e Discipulado. São apresentados a Deus todos os que eram ovelhas de Quedar e rebanho de Nebaiote, como está escrito em Isaías 60:7.“Todas as ovelhas de Quedar se congregarão a ti; os carneiros de Nebaiote te servirão; com agrado subirão ao meu Altar, e eu glorificarei a casa da minha glória.” Quando eles se apresentam, tornam a Casa do Senhor ainda mais gloriosa do que já é. Por isso, é o Fruto da Honra.
O Fruto Fiel é a demonstração de que a Visão que está debaixo do seu cajado funciona. Você traz todos e o seu líder é honrado com você. O Fruto Fiel é uma prestação de contas do que você está fazendo com a Visão e na Visão.
O ato de reunir os discípulos e trazê-los para o Fruto Fiel representa que você está mostrando as vidas que o Senhor tem lhe confiado e que você está cuidando e multiplicando, debaixo da confiança que o seu líder depositou em você. É como a Parábola do Talento: um multiplicou, o outro escondeu e o outro enterrou. Na liderança, encontramos líderes com uma dessas três características.
Não se surpreenda se, no dia do Fruto Fiel, você ouvir conversas como: “Eu tenho muito mais, não sei por que eles não vieram.” Isso é comum. Também, não se surpreenda se no dia do Fruto Fiel, o ônibus quebrar, furar pneu... Todos os que entendem a Visão de Honra comparecem para honrar o líder no dia da apresentação do Fruto Fiel.
Se o líder ensinou que é importante participar do Fruto Fiel porque é um dia de celebração e adoração a Deus, eles comparecem. Há uma promessa para os que participam do Fruto Fiel: serão desatados sobremaneira. João 15 diz que quando o fruto aparecer, será multiplicado. Então, todos multiplicam só por estarem cumprindo a honra.
O Fruto Fiel é um teste de caráter. Engana-se o líder que pensa que no dia do Fruto Fiel não precisa mais convidar seus discípulos, porque eles virão sem nenhum estímulo. Isso não é verdade, pelo menos não na totalidade. É verdade que unção é derramada, mas isso não significa que você não mais fará a sua parte, como líder.
Você precisa ser responsável, ir atrás, ligar, chamar, criar estratégias, mostrar aos discípulos a importância de eles estarem com você no Fruto Fiel.
Unção de líder não funciona como resultado na vida de discípulos. Unção de líder é de líder. Não pense que se você insistir muito com o discípulo, você estará estressando-o. Lembre-se de que Fruto Fiel é um teste de caráter para você e para ele, para líder e para liderado.
No Fruto Fiel, o líder e o discípulo são provados no coração e testados na submissão. Se o Ministério tem uma Visão, líder e liderado, compreendendo ou não, precisam ser testados e aprovados no coração e na submissão.
No dia do Fruto Fiel, faça uma grande movimentação para trazer todos os que estão debaixo da sua liderança. Faça desse momento um momento de grande celebração.

quinta-feira, 5 de março de 2015

REUNIÕES DA VISÃO CELULAR NO MODELO DOS 12 - PARTE 1

“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (Atos 2:46-47)

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hebreus 10:25)
Verdade Central: Todas as Reuniões da Visão Celular no Modelo dos 12 têm o objetivo de que não se perca o alvo da Visão: Levantar Famílias para Deus.
Introdução: Existem várias reuniões que julgamos importantes, dentro da Visão Celular no Modelo dos 12 e que você precisa ter conhecimento, para que ensine corretamente os seus líderes e liderados e cumpra com eficácia o objetivo de envolver a Família no Reino de Deus.
1. REUNIÃO DE MENTORES
A Reunião de Mentores é considerada a mais importante da Visão Celular. Nela o líder recebe doutrina, palavra, direção, correção, vara e cajado, diretamente do Pastor Presidente da Igreja.
Todo o destino da Visão Celular sai da Reunião de Mentores; isso faz com que ela seja a Reunião mais importante dentro da Visão Celular no Modelo dos 12.
O líder ministra diretamente para os 12, líderes de Células e todos os que estão encaminhados para serem 12 e para serem líderes de Células.
2. REUNIÃO DE M12
A Reunião de M12 é a Reunião da Equipe de 12, é de extrema importância dentro da Visão Celular. Há muito tempo descobrimos que 12 não são 6, não são 7, não são 9. 12 são 12. O líder precisa reunir com os seus 12.
Quem ainda não formou os seus 12 não tem esse privilégio. Participa da 1ª reunião mais importante por ser 12 ou líder de Célula, mas ainda não conhece qual o sabor que tem sentar com os seus 12, ministrar para eles...
Pelos 12, a Igreja multiplica, isso você já aprendeu. Quem quiser ver a Igreja explodindo em multiplicação terá que entender e ler que precisa ser 12 e ter os 12. Se você é 12, você é Modelo. Se você não tem 12, você não tem o Modelo. Então, se você é 12, você é Modelo para alguém, mas você não tem o Modelo para você. Você precisa ser 12 de um líder e precisa ter 12 para discipular.
Na Reunião de M12, o discipulado é efetivo. O líder da Equipe de 12 investe tempo no discipulado com o discípulo. Isso é investimento de caráter, é plantar vida de Deus no discípulo. É uma Reunião de formação.
Na Reunião de M12, o discípulo é formado no caráter. O líder tem que entrar pesado no quesito formação de caráter, libertação, cura, palavra profética – porque os 12 são maduros para julgar. Os 12 devem ter um potencial desatado, maturidade para saber como receber as palavras que lhe são direcionadas para que não se torne de cunho desastroso.
3. REUNIÃO DE CÉLULA
Na Reunião de Célula, o líder desenvolve o seu discipulado indireto. O líder de célula é uma espécie de discipulador, mas não é, ainda, o discipulador, de fato e de direito, daquelas vidas que participam da Reunião Celular.
A Reunião de Célula é uma reunião de edificação. Pelas Células, a Igreja cresce. As Células são uma provocação de crescimento. Na Reunião Celular, o novo convertido é construído na sua edificação. Diretamente, não é mexido no caráter das pessoas. Indiretamente, isso acontece, as vidas são transformadas a partir do poder de Deus, mas não de forma direta, incisiva.
É preciso saber como tratar o novo convertido, aquele que ainda não entendeu que precisa de tratamento, o que tem dura cerviz, o que não quer ser tratado, aquele que só vai à Célula, mas ainda não frequenta a Igreja, etc. É por isso que as Células possuem formação evangelística, a tônica é edificação.
O estudo da Reunião de Célula deve ser direcionado, leve, tranquilo, para não estressar os participantes, os visitantes, os vizinhos. Em uma hora, o líder de Célula deve desenvolver toda a programação: orar, louvar, ministrar a Palavra, ter um tempo rápido de testemunho, recolher a oferta da Célula e fazer a oração final para que todos voltem contentes para as suas casas.
4. REUNIÃO DE MACROCÉLULA
A Reunião de Macrocélula é uma Reunião de pescaria de líderes, daqueles que podem fazer parte da sua Equipe de 12. É nessa Reunião que você conhece a potencialidade de alguns líderes, os quais só de olhar e conviver com eles nos Cultos, você não consegue enxergar.
Comece a reunir todas as Células através da Reunião de Macrocélula e descubra quais são os líderes mais desatados em crescimento que você tem. Assim, também, nessa Reunião, você vê líderes que têm todo o potencial para desatar, mas que não passam do que já alcançaram. Isso nem sempre se dá por causa de pecado ou preguiça, mas a falta da efetivação de colocar em prática os conceitos da Visão e fazer com que as estratégias funcionem.
O líder deve ter duas coisas: sonho e hábito, e os dois precisam caminhar juntos. O que ocorre é que muitos têm o sonho, mas não formam o hábito para que esse sonho se realize. É por isso que encontramos líderes que dizem que têm um sonho de ganhar a cidade, mas não trabalham para isso.
O hábito conquista mais que o sonho, que a visão, que o projeto. Você pode ter muito sonho no papel, muita visão no papel, muito projeto no papel, mas não conquistar porque não sai do papel. Em contrapartida, há pessoas que estão conquistando porque saíram do papel e criaram o hábito de trabalhar para ver o sonho, a visão e o projeto sendo realizados.
É preciso sair do papel e correr na direção de uma grande conquista, e isso só é possível se agir e criar o hábito para ver acontecer.
Você precisa ser um indivíduo que tem hábito de resposta. Há pessoas que não criam bons hábitos. E na Visão Celular, o que traz êxito para a sua vida é o hábito de reunir as suas Células, os seus 12, as Macrocélulas, as Gerações... Tudo para buscar e pescar novos líderes. Os novos líderes desatados aparecerão quando você fizer a Macrocélula.
A Macrocélula é como se fosse o seu Fruto Fiel particular. Experimente ‘uniformizar’ seus líderes nas Macrocélulas e você descobrirá pérolas preciosíssimas que estão diante dos seus olhos e você não estava vendo. Traga-os para perto de você e, então, verá a explosão. É na Macrocélula que você verá a resposta verdadeira da sua Equipe. A Macrocélula traz uma multidão de novos líderes para você.

domingo, 1 de março de 2015

JOSÉ E A LEI DO PROCESSO


Antes que Deus possa usar alguém, Ele precisa preparar essa pessoa, purificar e moldar o líder que, em potencial, está dentro de cada um. Com José, não foi diferente. E ele nos deixou, com sua vida irrepreensível, um modelo de como um jovem sonhador pode se transformar em um líder de grande êxito (Gênesis 37:1-36; 39:1- 42; 47:13-26).
José era como outros grandes líderes em um aspecto muito forte: tinha sonhos! Quais são os seus sonhos? O que você tem sonhado para contribuir para o Reino de Deus?
Você, que hoje está firme em uma Célula, deve, desde já, alimentar a busca por ser um líder de êxito, para cumprir com zelo e dedicação os sonhos de Deus para você. No futuro, você será levantado como um líder de Célula e estará também cuidando de vidas. Assim, deve entender que tudo na vida obedece à Lei do Processo.
Três aspectos são fundamentais na vida de alguém que deseja ser um líder de êxito:
1. Tempo para amadurecerComo a maioria dos grandes líderes, José trabalhou na obscuridade por um período de sua vida antes de se tornar qualificado para liderar outras pessoas. Vendido como escravo com apenas 17 anos, ele se colocou diante de Faraó somente aos 30 anos. Foram precisos 13 anos de preparação. Na época em que interpretou os sonhos do monarca, ele era um homem transformado. Estava equipado. Era humilde e um grande líder. 
2. Provas para se fortalecerO ouro só é purificado depois de passar diversas vezes pelo fogo. Os diamantes são criados a partir de enorme pressão. Os grandes líderes são formados apenas a partir de provações. José nunca teria alcançado seu potencial se tivesse ficado em casa. Para tornar-se um grande líder, ele precisou ser primeiro um escravo e um prisioneiro.
3. A bênção de DeusSem Deus, um líder não pode fazer nada de valor real. Jesus declarou: “Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5). Deus abençoou José enquanto ele trabalhava como escravo na casa de Potifar. Também o abençoou enquanto trabalhava na prisão. A Bíblia relata em Gênesis 39 quatro expressões do favor de Deus. Gênesis 39:23, por exemplo, afirma que “o Senhor era com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava”. Se você está do lado de Deus, então não pode perder. 
ConclusãoA Visão Celular no Modelo dos 12 não é uma proposta de ilusões nem de sucesso conquistado sem mérito. Nela, Deus está equipando líderes para cuidar de uma grande multidão. E o tratamento e preparação começam na Célula, no Encontro, na Escola de Líderes.
Todo líder na Visão precisa ter a compreensão que Deus usará de processos semelhantes aos da vida de José, para que também possa confiar-lhe um crédito de maior valor que o recebido por José: Deus quer lhe confiar o cuidado da Sua Igreja. Você está disposto a pagar o preço para realizar este sonho? Não corra do processo, vença os seus próprios limites, e, no tempo certo, você estará cumprindo essa, que é a missão mais nobre da Terra: ir e fazer discípulos de todas as nações.